As comemorações na Unicamp do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil prosseguem neste mês de agosto e se estendem até setembro com a realização do “Encontro Cultural Brasil-Japão na Unicamp”. A programação do evento (veja quadro nesta página) prevê espetáculos de música e de dança, saraus literários, lançamento de livro, exposição de artes plásticas, exibição de filmes, workshop e debates. Alunos de todas as unidades de ensino da Universidade vão participar das demais atividades programadas, diz a professora Fumiko Takasu, do Centro de Ensino de Línguas (CEL). Ela e o professor Esdras Rodrigues, do Instituto de Artes (IA), encabeçam a comissão organizadora da área de humanas.
A primeira parte dos eventos, que se iniciam no dia 4 de agosto, se estenderá por duas semanas, de segunda a sexta-feira. A abertura acontece às 16 horas na Casa do Lago, quando será lançada, pela Editora da Unicamp, a tradução brasileira do livro História do Japão em imagens, de Shigueo Nishimura, contendo 32 ilustrações que buscam representar a história do Japão. Às 20 horas do mesmo dia será realizado no Centro de Convivência de Campinas o concerto “Sons do Japão: do tradicional ao moderno”, sob a direção de Masako Kawamura, professora universitária, e do famoso Sawai Sokyoku, escola de formação de músicos de koto e shamisen, em Tóquio. Serão utilizados instrumentos tradicionais do Japão e estarão se apresentando, também, entre outros, Akira Inoue (compositor e tecladista), Junko Ihara (koto e shamisen), Ryouzan Sakata (shakuhashi) e o músico brasileiro Ricardo Matsuda, que tocará viola caipira.
Da programação musical consta, ainda, o workshop “Sons do Japão: do tradicional ao moderno” que, embora direcionado para alunos da Unicamp, visa também atender ao público em geral. Ele terá explanação teórica e exposições sobre teoria musical japonesa, técnica de execução dos instrumentos, histórico musical e breve apresentação coordenada pela professora Masako Kawamura.
Um ciclo de cinema, com três sessões diárias, tem o objetivo de apresentar um panorama do cinema japonês contemporâneo. O debate “Cinema japonês contemporâneo dos estereótipos para além de seus exotismos” abordará os principais questionamentos relacionados a essa filmografia.
Durante estas duas semanas ocorrerão exposições de mangá, origami e pôsteres, envolvendo especialmente alunos de japonês da Unicamp. As oficinas oferecerão oportunidades de contato com esses aspectos da cultura japonesa.
Uma demonstração de karatê será acompanhada de breve introdução dessa arte marcial, seu surgimento e sua filosofia. Apresentam-se também praticantes de karatê vinculados à Unicamp. Programação similar será desenvolvida em relação ao kendo.
Completam esta fase um espetáculo de dança tradicional de Okinawa, considerada a ilha da arte, da dança e da musica, e um sarau literário português-japonês-francês, com a participação do performista japonês Oriza Hirata, professor da Universidade de Osaka, que problematizará diferenças culturais entre oriente e ocidente em relação à morte a partir da leitura de um excerto de uma de suas obras.
Na segunda parte dos eventos, que ocorre de 2 a 11 de setembro, uma exposição divulgará a produção de artistas contemporâneos nipo-brasileiros.
O encerramento se dará no dia 18 de setembro, no Centro de Convivência da Campinas, com a apresentação do coral Glee Club da Universidade de Waseda, composto por mais de trinta vozes masculinas.
Motivações
A professora Fumiko Takasu diz que sua motivação maior, ao se envolver nos eventos comemorativos dos cem anos da imigração japonesa no Brasil, residia na possibilidade de trazer músicos com instrumentos tradicionais do Japão. Mas ao envolver-se com o evento, surpreendeu-se com a dimensão que a iniciativa tomou junto a alunos de todas as áreas da Unicamp e não apenas dos estudantes do curso de japonês. Atribui o fato à influência da cultura japonesa no Brasil, onde ocorre a maior incidência de japoneses fora do Japão. “Minha surpresa foi a participação e o envolvimento de não-descendentes, que se mostram particularmente motivados por certos aspectos da cultura japonesa. A participação e a integração de alunos da Unicamp no processo foram muito ricas e apenas esses dois aspectos já justificariam o evento”. Ela ressalta ainda que o momento da comemoração é único porque, “com o desaparecimento dos imigrantes e a assimilação dos descendentes, comemorações futuras tendem a desaparecer”.
Programação
Abertura do Encontro Cultural Brasil-Japão da Unicamp
Data: 04/08
Horário: 16 horas
Local: Casa do Lago
Lançamento do livro História do Japão em imagens [de Shigueo Nishimura]
Data: 04/08
Horário: 16 horas
Local: Casa do Lago
Concerto: Sons do Japão - do tradicional ao moderno
Data: 04/08
Horário 20 horas
(ingresso gratuito, retirada na bilheteria do teatro, a partir do dia 30/07, das 16h às 21h)
Local: Centro de Convivência
Exposições
05/08 a 14/08 - Exposição: Arte, Cultura e Língua Japonesa na Unicamp
Local: Casa do Lago
05/08 a 22/08 - Exposição: O ideograma como expressão artística
Local: Cafeteria Godiva, na Biblioteca Central - BC
(todas estarão fechadas nos finais de semana)
Cinema
05/08 a 14/08 - "Hanami" ciclo de cinema japonês contemporâneo
Local: Casa do Lago
Outros
05/08 - Workshop: Sons do Japão - do tradicional ao moderno
Horário: 10 horas
Local: Auditório do Instituto de Artes - IA
(principalmente para alunos do Instituto de Música)
(inscrições abertas a partir do dia 21/07, nesse endereço)
06/08 - Oficina de origami para iniciantes
Horário: 12h-13h30
(inscrições abertas a partir do dia 21/07)
Local: Centro de Ensino de Línguas - CEL
07/08 - Apresentação de música tradicional japonesa (enka), e de banda de música pop japonesa
Horário: 12 horas
Local: Teatro de Arena
11/08 - Demonstração de karatê
Horário: 12 horas
Local: Saguão do Prédio Básico - PB
12/08 - Sarau Literário: apresentação do performista japonês Oriza Hirata
Horário: 12 horas
Local: Casa do Lago
13/08 - Oficina de cerâmica Raku
Horário: 8 horas
Local: Cafeteria Godiva, na Biblioteca Central - BC
(inscrições abertas a partir do dia 21/07, nesse endereço)
Demonstração de Kendo
Horário: 12 horas
Local: Saguão do Prédio Básico - PB
Debate: Cinema Japonês Contemporâneo - "Dos estereótipos para além de seus exotismos"
Horário: 18 horas
Local: Casa do Lago
14/08 - Oficina de mangá para iniciantes
Horário: 12 horas
(inscrições abertas a partir do dia 21/07, nesse endereço)
Local: Centro de Ensino de Línguas - CEL
Espetáculo de dança tradicional e sons de Okinawa
Horário: 18h30
Local: Auditório do Instituto de Artes - IA
Em setembro
02/09 a 11/09 - Exposição de artes visuais "Heranças do Japão"
(estará fechada nos finais de semana)
Local: Casa do Lago
18/09 - Coral Glee Club da Universidade de Waseda
Horário: 19 horas
Local: Centro de Convivência
(ingresso gratuito, retirada na bilheteria do teatro, a partir do dia 12/09, das 16h às 21h)