Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)

1 2 3 4 5 6/7/8 9/10/11 12/13 14 15 16 17 18/19 20

Jornal da Unicamp - Dezembro de 2000

Página 20

MERCADO

Uma feira de talentos

ANTONIO ROBERTO FAVA

Grandes empresas recrutam seus futuros profissionais na fonte

No dia 9 de novembro, aproximadamente 7.500 jovens, incluindo mais de 3 mil estudantes de todas as áreas da Unicamp, aglomeraram-se no Ginásio Multidisciplinar atrás de fichas de inscrição para estágios, trainee e trabalhos remunerados em grandes empresas. Eles participaram do Talento Unicamp 2000, evento organizado por nove empresas juniores da Universidade e que atraiu profissionais de recursos humanos de Banespa, Itaú, UOL, IBM, Grupo Americanas, Tess, Motorola, 3M e Procter & Gamble, para mencionar apenas algumas das 33 empresas de grande porte que vieram buscar graduandos e pós-graduandos que possam compor seus quadros.

"É uma ótima oportunidade para que os universitários ingressem no mercado de trabalho ou conheçam melhor o que vão encontrar no futuro", explicava Fernando Xavier, da empresa júnior Conpec e aluno do 3º ano de computação. Foram realizadas palestras onde os profissionais informavam os alunos sobre processo seletivo, cadastramento de currículos, planos de carreira, infra-estrutura das empresas, produtos que colocam no mercado e o perfil que querem como funcionários.

De acordo com Xavier, há empresas que contratam de imediato o estudante, para só depois treiná-los e moldá-los às suas exigências. Ele acrescentou que pela primeira vez se reuniu um número tão grande de empresas em um encontro visando recrutar talentos, o que comprova o peso do nome da Unicamp. "O aluno acaba desfrutando desse prestígio e precisa fazer jus a isso", disse Xavier.

Muitas empresas já não levam em conta apenas o conhecimento técnico. Passaram a dar preferência a quem possua visão de mercado, saiba trabalhar em equipe e mostre habilidade para administrar tarefas. "É esta preparação adicional que a empresa júnior procura oferecer ao estudante", afirmou Xavier.

Um exemplo – Quando estudante de engenharia de computação na Unicamp, Alex Otsuki também foi diretor da Conpec. Formado em 1997, hoje ele é supervisor de sistemas da Procter & Gamble, empresa que atua no segmento de bens de consumo, comercializando mais de 300 marcas em 140 países. Ele informa que eventos como o Talento 2000 são comuns nos Estados Unidos e Europa, endossando que as empresas procuram por funcionários cada vez mais capacitados. "O universitário, já no terceiro ano, deve pensar na área que pretende atuar, buscando estágios e informações sobre as exigências no ramo", aconselha Alex


© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br