ANO XVII - 09 a 15 de dezembro de 2002 - Edição 201
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Enquete
Unicamp
Assine o JU
2
Capa
Comentário
Saúde
Terabits
Revolução
PNAE
Adesão
Painel da Semana

Referência
Vida Univesitária
Governo do Estado
Patentes
Parcerias e investimentos
Gel Anticoncepcional
Prêmio Internacional
Oportunidades

Energia
Jazz em Cuba
Teses
Memória afetiva
Unicamp na mídia
Oswald de Andrade

Unicamp na imprensa

3 de dezembro - Um estudo coordenado pelo Instituto de Economia da Unicamp deve servir de base para a política de desenvolvimento industrial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Desenvolvido para fortalecer o parque industrial e torná-lo competitivo, o estudo divide o setor em quatro grupos distintos. Para cada um dos grupos, os pesquisadores sugerem um tipo de política governamental.

2 de dezembro - Segundo o professor de economia da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo, será preciso conter aumentos salariais para que a inflação não entre em descontrole. Não deverá haver recuperação da renda das famílias brasileiras, corroída pela aceleração da inflação, se o próximo governo não quiser perder o controle dos preço.

1º de dezembro - Mudar a estrutura sindical brasileira e manter o apoio dos dirigentes sin-dicais será um dos grandes desafios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Para Leôncio Martins Rodrigues, professor titular do Departamento de Ciências Políticas da Unicamp, e para Marco Antonio de Oliveira, pesquisador e professor de Economia do Trabalho da Unicamp, a resistência às reformas é forte.

1º de dezembro - O secretário nacional de Esportes, Lars Grael, fará o lançamento oficial do seu livro "A Saga de um Campeão" durante a realização do "Esporte e Lazer em debate", que acontece em Campo Grande, nos dias 5 e 6 próximos. Grandes nomes do esporte ministrarão palestras sobre o assunto, entre eles Georgette Vidor, técnica de Ginástica Olímpica do Flamengo, Rejane Penna Rodrigues Secretária Municipal de Esporte, Recreação e Lazer de Porto Alegre, Gilmar Machado, deputado federal e membro da Frente Parlamentar do Desporto,Rinaldo Feitosa, gerente de marketing do Banco do Brasil e José Luiz de Paiva, profissional atuante na área de estudo da Educação Física, Recreação e Lazer da Unicamp.

1º de dezembro - Para o ex-presidente da Fapesp e atual reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, o crescimento do venture capital no País é uma novidade muito positiva. Segundo ele, sempre houve dificuldades no Brasil para o desenvolvimento de empresas baseadas em tecnologia. "Até há programas que fazem o financiamento inicial, mas faltava essa segunda fase", explica. "Na qual um investidor se associa a uma pequena empresa para desenvolvê-la. Isso é comum em outros países. O Vale do Silício nos Estados Unidos começou assim. "Professor da Unicamp e consultor do PT, Ricardo Carneiro lembra que a elevação da taxa básica (Selic), em nome da contenção do IPCA, é uma fantasia monetarista. A Selic punitiva alcança apenas 22% dos preços. Pois 17% são inerciais, 18% são administrados pelo governo e 43% estão dolarizados pelo mercado.

1º de dezembro -A pequena Morungaba, cidade de 11 mil habitantes que fica a 103 quilômetros de São Paulo e a 42 de Campinas, quer ser um marco brasileiro na revolução que as novas tecnologias estão trazendo ao setor de telecomunicações. Um projeto desenvolvido pela Unicamp pretende integrar a comunicação e serviços de toda a cidade por intermédio da Infovia Municipal. O programa piloto prevê inicialmente a interligação de instituições públicas como a Prefeitura, o centro de saúde, o hospital local e as escolas municipais, mas o objetivo final é abarcar todos os setores e até as residências locais.