|
|
|
O traço de Daniela ganha prêmio internacional
ANTÔNIO ROBERTO FAVA
Daniela Maura dos Santos, aluna de graduação em Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, conquistou o 1º lugar na etapa nacional e a 4ª posição em nível internacional no concurso Prêmio Art Expression, edição 2002, promovido pela Philips do Brasil. Foram classificados 120 desenhos e Daniela concorreu com estudantes das principais instituições de ensino e pesquisa brasileiras, além de participantes de outros países da América Latina como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Paraná, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
O Prêmio Philips tem a proposta de incentivar os jovens artistas no campo das artes e representa um dos mais importantes eventos na área, não apenas no Brasil, mas também nos países de língua espanhola. Este ano o concurso chegou a sua 9ª edição e há cinco anos desenvolve-se em nível latino-americano.
A temática apresentada pediu registros diários da relação entre a figura humana e o espaço cotidiano de uma vida a dois. "Os desenhos, na verdade auto-retratos, contribuem para revelar a consciência da multiplicidade de nós mesmos e as alterações que muitas vezes provocamos no espaço em que estamos", explica Daniela.
Por fazer uso, basicamente, de caneta hidrográfica e papel, a artista consegue o traçado rápido de todos os movimentos dos personagens, recorrendo inclusive a transparências ou sobreposições. "Acredito que as imagens distribuídas lado a lado, em ordem de realização, "narram" construções e transformações de conhecimento", finaliza.
|
|