Laboratório vai produzir desenhos animados
RAQUEL CARMO DOS SANTOS
Um laboratório montado especialmente para desenvolver uma das artes mais apreciadas no mundo inteiro começa suas atividades na Unicamp. Trata-se do Laboratório de Imagem e do Som (LIS), que pretende investir em tecnologias inovadoras para a produção de desenho animado. O Instituto de Artes (IA) e a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) vão utilizar o que há de mais novo nas técnicas de computação gráfica para animação e já realizaram o trabalho embrionário Obrigado...Dalva, um curta-metragem totalmente desenvolvido pela equipe do LIS, com roteiro do professor Wilson Lazaretti, do Instituto de Artes.
O vídeo de aproximadamente dez minutos mistura técnicas de animação convencional com cenários desenhados em três dimensões e estreou na Unicamp no último dia 11 de dezembro.
Instalações - As instalações do laboratório, localizadas no Centro de Convenções da Unicamp, foram totalmente adequadas para os projetos que estão ligados diretamente ao Departamento de Artes Plásticas do IA. Possui sala de desenho com bancadas e pranchetas, auditório para a exibição de vídeos, estúdio para animação de bonecos, um equipamento table top para o processo fotográfico com animação e área administrativa.
O professor Carlos Fernandes, coordenador do Laboratório, destaca que, além de criar e produzir trabalhos em animação, o grupo também prestará suporte técnico na área de imagem e som para a comunidade. No Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial da FEEC, o projeto é coordenado pelo professor José Mário De Martino.
Novos projetos - Os próximos projetos da equipe do LIS, formada em sua grande maioria por alunos do Instituto de Artes, será trabalhar na produção de um longa metragem de animação baseado na peça Rei Mateuzinho. "Faremos a criação e produção de imagens de uma ópera infantil animada", afirma Fernandes. Segundo Lazaretti será um grande desafio, pois o Brasil não possui tradição nesta área. "Estimo que já se produziu no País 12 trabalhos de longa-metragem de animação."
O projeto teve início na Escola de Comunicação e Artes da USP com os professores Eduardo Seicman (compositor) e Marcelo Tassara. O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas foi convidado para trabalhar em conjunto e organizar um plano de trabalho e uma equipe de animação já trabalha há um ano na produção. A Unicamp cria seu vínculo com o projeto através do LIS e FEEC. A equipe de animação é composta pelos alunos da disciplina de Desenho Animado do curso de Educação Artística do Instituto de Artes.
A história conta a vida de um garoto de aproximadamente 10 anos de idade, que se torna rei e tem que assumir o trono e posturas de um adulto. A obra é baseada no livro do autor polonês Jannus Korszak.
|