3
Parque computacional recém-inaugurado conta
com equipamento que possui tecnologia similar à utilizada pela Nasa
Alta tecnologia do Cenapad
beneficia ensino e pesquisa
JEVERSON BARBIERI
OCentro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (Cenapad-SP), inaugurou no último dia 1º o seu novo parque computacional. Desenvolvido pela Silicon Graphics, o sistema conta com 70 CPU´s Intel Itanium 2, 274 GB de memória RAM e tecnologia NUMAFlex Geração 4. De acordo com o coordenador do Cenapad, professor Edison Zacarias da Silva, o novo parque conta com a mesma tecnologia do quarto computador mais rápido do mundo, utilizado pela Nasa no projeto Columbia. “É uma tecnologia de ponta dedicada ao ensino e a pesquisa, que contribuirá para colocar a ciência produzida no Brasil em um patamar mais elevado”, assegurou Zacarias. A aquisição do equipamento foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), através do Programa de Equipamentos Multiusuários e consumiu US$ 390 mil.
Órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, o Cenapad-SP é um dos sete centros nacionais de processamento de alto desempenho do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Ao longo de dez anos de funcionamento, 320 projetos de pesquisas utilizaram-se dos equipamentos de ponta e dos softwares para aplicação e desenvolvimento do Centro, nas áreas de química, física, engenharia e ciência da computação.
Presente à cerimônia de inauguração, Eugênio Neiva, secretário executivo do Sinapad, ressaltou que o uso compartilhado de recursos computacionais é fundamental para o ensino e a pesquisa no Brasil. “É um caso de sucesso”, disse. Neiva afirmou também que aguarda liberação de recursos por parte do governo federal para o projeto Rede de Conhecimento, cujo objetivo é modernizar o parque computacional de todos os centros, inclusive o da Unicamp. Quando isso ocorrer, segundo ele, o Cenapad-SP duplicará a potência inaugurada hoje.
Além de Neiva e Zacarias, participaram da cerimônia o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, professor Daniel Pereira, e o vice-reitor e coordenador geral da Unicamp, professor Fernando Costa, na oportunidade representando o reitor, José Tadeu Jorge