Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 278 - 28 de fevereiro a 6 de março de 2005
Leia nessa edição
Capa
Cartas
TV Digital
Concentração de mercúrio
Aprendendo a aprender
Calourada 2005
Alunos de escola pública
Dois veteranos, muitas histórias
Detectando o imperceptível
Painel da semana
Teses da semana
Diagnóstico ambiental
Pigmentos naturais
Aquecimento global
 

6

Confira os serviços
oferecidos ao estudante


- SAE
- DAC
- Moradia Estudantil
- Confira a Programação da Calourada 2005



PAULO CÉSAR NASCIMENTO


Além da infra-estrutura própria de um centro de ensino e pesquisa, a Unicamp oferece aos que nela circulam variada gama de serviços, que abrangem diferentes necessidades e interesses, da assistência médica à alimentação, da cultura ao lazer. A Universidade também proporciona um ambiente fértil em atividades extracurriculares (cursos, palestras e seminários) que enriquecem a formação integral do aluno e devem ser aproveitadas ao máximo. E como a vida acadêmica não se restringe às salas de aula, o aluno tem ainda ampla chance vivenciar outras oportunidades de crescimento, como desenvolver projetos de iniciação científica, participar de empresas juniores, usar as bibliotecas, batalhar um estágio no exterior e praticar ações sociais. Conheça alguns dos serviços e atividades disponíveis no campus.

Saúde – Incorporado ao Complexo Hospitalar da Unicamp, o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) presta assistência médica e odontológica gratuita aos alunos. Atende também nas áreas de fisioterapia, doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, hipertensão arterial, ginástica laboral e orientação nutricional. Nas emergências ou em caso de necessidade de atendimento em finais de semana e no período noturno, o estudante poderá utilizar o Pronto Socorro do Hospital de Clínicas. Para ser atendido por qualquer um dos serviços relacionados é necessário levar o Registro Acadêmico (RA) e o RG. Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 7:00 às 19:00h. O agendamento de consultas e a inscrição para os grupos educativos deverão ser feitos pessoalmente na clínica médica e nos serviços de fisioterapia, saúde mental, ginecologia e obstetrícia. Na odontologia, através dos telefones 3788-89029, 3788-9030 ou 3788-9031. Local de Atendimento: Rua Vital Brasil, 150, telefones: 3788-9001, 3788-9020 e 3788-9025.

Alimentação – No campus de Barão Geraldo existem três restaurantes: o Restaurante Universitário (RU) ao lado da Biblioteca Central, próximo aos Ciclos Básicos I e II, o Refeitório da Administração (RA), atrás do Centro de Tecnologia e o Restaurante do Hospital das Clínicas. Para o acesso tanto ao RU como aos demais restaurantes da Universidade é necessário apresentar vale refeição e identidade estudantil ou funcional, dependendo se for estudante ou servidor. Até que tenha a identidade, o novo aluno pode apresentar o horário escolar fornecido pela Diretoria Acadêmica e um documento de identidade. O RU serve almoço a partir das 10h30 e jantar a partir das 17h30, de segunda a sexta-feira, e o RA fornece só almoço, após 11h30. Há também cantinas em todas as unidades do campus, que oferecem opções variadas de lanches e refeições por quilo. O campus de Limeira e a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) possuem refeitórios próprios.

Bibliotecas – O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) é constituído pela Biblioteca Central e por 21 bibliotecas seccionais, alocadas nas faculdades, institutos e colégios técnicos. Na Biblioteca Central encontra-se uma coleção multidisciplinar, principalmente destinada aos cursos de graduação; nas bibliotecas setoriais o usuário pode consultar acervos bibliográficos especializados nas diversas disciplinas oferecidas pelas unidades. Por meio da Biblioteca Digital, o SBU coloca à disposição da comunidade universitária, em formato eletrônico, um completo acervo de teses, artigos, revistas, registros sonoros e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio-cultural. O SBU também oferece outros serviços, como o acesso à Internet com finalidade acadêmica, cópias de documentos integrantes das coleções e solicitação de materiais bibliográficos arquivados em outras bibliotecas nacionais e estrangeiras. Para facilitar o trabalho de pesquisa dos usuários que estão elaborando teses, monografias, projetos de iniciação científica ou outras atividades curriculares e extra-curriculares, o SBU criou o Programa de Integração e Capacitação de Usuários, composto por quatro módulos instrucionais e ministrado por bibliotecários. Mais informações: www.unicamp.br/bc ou telefone 3788-6486.

Esportes – A Faculdade de Educação Física (FEF) proporciona ao aluno a oportunidade de desenvolver uma série de atividades esportivas, entre as quais destacam-se esportes tradicionais, como futebol, natação, voleibol e basquetebol até práticas não-convencionais, como dança de salão, dança do ventre, capoeira e escalada. A FEF ministra ainda cursos de extensão em jiu-jitsu, judô, karatê e tai-chi-chuan, e aulas de ginástica, ginástica localizada, ginástica natural adaptada para iniciantes, condicionamento físico e musculação.

Artes – Galerias e acervos guardam documentos originais de coleções particulares, como a de Hércules Florence, o pai da fotografia, que morou em Campinas, e podem ser visitados. Há também o arquivo Edgard Leuenroth, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o Arquivo Central e o Centro de Documentação “Alexandre Eulálio”, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), onde está o acervo pessoal do escritor Oswald de Andrade. Para quem gosta de cantar e tocar, o coral universitário Zíper na Boca, do Instituto de Artes (IA), abre periodicamente inscrições para novos integrantes. Não é necessário ser aluno do Instituto, mas o candidato deverá ter alguma noção de canto-coral e disposição para aprender. Também não é necessário experiência para participar da Unibanda, projeto comunitário da Unicamp para a formação musical através de bandas. Durante o ano letivo ocorrem ainda outras atividades artísticas e culturais no campus, geralmente no horário do almoço, como o “Unidança”, mostra de trabalhos dos alunos do Departamento de Artes Corporais, no auditório do Instituto de Artes (IA), com entrada franca.



Missão do SAE é
prestar apoio ao estudante

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), principal órgão de apoio ao estudante na Unicamp, atua em várias frentes de assistência estudantil, por meio do gerenciamento de bolsas-auxílio; orientações educacional, jurídica e psicológica; assistência social; apoio a projetos acadêmicos e sociais; programa de intercâmbio de estudantes no exterior, entre outros. É também o órgão responsável pela gestão de estágios na Universidade, assim como pelo Programa Alumni (ex-alunos).

O SAE tem como missão prestar apoio ao estudante por meio de ações, projetos e programas, procurando atendê-lo em suas necessidades, para que possa desenvolver suas atividades, visando a excelência na sua formação integral, pautada nas responsabilidades ética e social. A visão do SAE é a de ser um órgão de referência nacional na Assistência Estudantil Universitária, comprometido com a integração acadêmica, científica e social do estudante, incentivando-o no exercício pleno da cidadania, enfatiza o coordenador do órgão, professor Marco Aurélio Cremasco.

Dentro de sua filosofia de trabalho, o SAE realizou, na confirmação da matrícula, a 3ª edição do Programa de Recepção aos Calouros. Este programa tem por objetivo divulgar, junto aos ingressantes na Unicamp, os serviços de assistência estudantil oferecidos pela universidade. Tais serviços, além do próprio SAE, são oferecidos pelo Programa da Moradia Estudantil (PME), Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe) e Centro de Saúde da Comunidade (Cecom). As informações sobre esses serviços foram prestadas aos calouros por alunos veteranos, que foram alocados em estandes nas unidades de ensino onde ocorreram as confirmações de matrícula. A novidade para este ano foi inclusão, junto a tais estandes, de painéis contendo poemas produzidos por alunos da Unicamp, selecionados dentre aqueles inscritos nos eventos POESAE III e IV.

Conheça as características dos
programas gerenciados pelo SAE:

Bolsa-Trabalho - Auxilia o estudante de graduação com dificuldades financeiras. O aluno beneficiado deverá colaborar em atividades de cunho específico, como aprimoramento técnico na sua área de conhecimento, apoio à docência, ou ainda em projetos sociais como alfabetização, desenvolvimento comunitário, meio ambiente, sempre com orientação de um professor.

Bolsa Alimentação e Transporte – Destina-se à alimentação e ao transporte de estudantes com dificuldades em se manter economicamente.

Bolsa Emergência - Atende a estudantes que estejam passando por dificuldades econômicas emergenciais. O pedido passa por análise do Serviço Social e o estudante que a recebe, em contrapartida, colabora por um mês em alguma atividade da Universidade, à semelhança da Bolsa-Trabalho.

Bolsa-Pesquisa Unicamp - Busca incentivar estudantes a participarem de atividades de iniciação científica. A seleção, baseada em critérios de mérito acadêmico, é realizada por um Comitê Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

Bolsa-Pesquisa Empresa - Possibilita o desenvolvimento de projetos de pesquisa de interesse mútuo (empresa, professor-orientador e aluno). As bolsas são fomentadas pelo setor produtivo e cabe ao SAE sua administração, atuando como facilitador nas relações administrativas entre a empresa e a Universidade.

Bolsa Programa de Apoio ao Projetos Institucionais (PAPI) - Busca incentivar a participação de alunos nas mais diversas atividades da Unicamp, tais como no auxílio a eventos. Neste programa, há a solicitação de estudantes por parte de alguma Unidade ou órgão da Unicamp, que poderá indicar o nome do aluno ou deixar a critério do SAE para fazê-lo.

Serviço Social - Faz atendimento, entrevistas e acompanhamento de alunos-bolsistas. Para os estudantes em geral, realiza orientação social e encaminhamento aos serviços de orientação educacional, jurídica e psicológica do órgão.

Orientação Educacional - Orienta e assessora o estudante na área acadêmica e nas dúvidas sobre a escolha profissional, proporcionando maior conhecimento de suas potencialidades e do ambiente em que está inserido.

Orientação Jurídica - Possibilita ao estudante esclarecimentos nas mais diversas áreas do Direito, como cível, penal, imobiliário, trabalhista, defesa do consumidor e comercial.

Orientação Psicológica - Acolhe o aluno e, se for o caso, faz a triagem e o encaminhamento para o Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe).

Programa Alumni - SAE é o órgão da Unicamp gerenciador do Programa Alumni, cujo objetivo fundamental é o de criar institucionalmente um canal que propicie o relacionamento com ex-alunos, visando uma interação auto-sustentada, que se realimente de forma construtiva, e que conte com intensa participação dos próprios ex-alunos, como ocorre atualmente nas boas universidades de vários países.

Estágios - O SAE é o órgão da Unicamp gerenciador de estágios, obrigatórios ou não. Cabe-lhe a interlocução entre as organizações e as coordenações dos cursos de graduação para viabilizar estágios. Para tanto, mantém contato contínuo com empresas para captação de novas ofertas.

Intercâmbio com o Exterior - Proporciona aos estudantes a oportunidade de aprimoramento no exterior. É desenvolvido em conjunto com o The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (Iaeste). O SAE mantém ainda, em conjunto com a Coordenação de Relações Internacionais (Cori) da Unicamp, parceria com a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), que proporciona intercâmbios com países do Mercosul.

Atividades culturais - Entre elas merecem destaque os eventos do POESAE (Poesia e SAE) em que são apresentados poemas produzidos por alunos e também exibições de dança e música.

Ciclo de palestras - São promovidos eventos que envolvem visita e palestra de importantes empresas, visando ao primeiro contato delas com os estudantes. São realizados também ciclos de palestras para recrutamento de estagiários e trainees e para a apresentação de oportunidades de empregos.

É importante salientar que os ingressantes que desejarem candidatar-se às Bolsas Trabalho, Alimentação e Transporte deverão preencher uma ficha na qual são solicitadas informações socioeconômicas, bem como entregar uma série de documentos para comprová-las. Poderão ainda, conforme o caso, ser entrevistados por assistentes sociais do SAE. As fichas são distribuídas junto com o Caderno A.

O SAE localiza-se em frente ao Ciclo Básico II, próximo à Biblioteca Central (BC) e ao Restaurante Universitário II. Para maiores informações, consulte o site do SAE: www.sae.unicamp.br Telefones: 3788-6507; 3788-6532; 3788-6591.



DAC também auxilia alunos

Outro importante órgão da infra-estrutura universitária colocada à disposição dos alunos é a Diretoria Acadêmica (DAC). É a DAC que responde pela expedição de todos os documentos acadêmicos, entre atestados, históricos escolares, certificados e diplomas, e por uma série de procedimentos internos, como matrículas, alterações de matrícula, trancamentos, desistências de disciplinas e transferências. O órgão também fornece os horários das disciplinas e o Manual do Aluno com a legislação da Unicamp para a vida acadêmica.

Para algumas situações o contato do aluno com a DAC pode se dar através da Internet (site www.unicamp.br/prg/dac). Além de um conjunto de informações úteis à rotina acadêmica, o site oferece ao aluno a oportunidade de obter o “Catálogo dos Cursos de Graduação”, editado anualmente com os currículos plenos dos cursos, sugestão para cumprimento do currículo pleno e ementas das disciplinas.

A DAC está localizada na Praça Central do campus, no andar térreo do Ciclo Básico II, próximo à Biblioteca Central (BC) e ao Restaurante Universitário II. Funciona das 8h30 às 21:30. Telefones: (19) 3788-6401, 3788-6402 e 3788-6403.

Moradia Estudantil

O Programa de Moradia Estudantil da Unicamp tem por finalidade garantir estada gratuita e de qualidade para estudantes que comprovem não ter renda familiar suficiente e cujas famílias não residam em Campinas e região. Alunos atendidos pelo programa moram em um conjunto residencial com 253 unidades habitacionais, capazes de comportar por volta de 1.000 moradores, em uma área construída de 22 mil metros quadrados, localizado a 6 quilômetros do campus. Existem ainda 13 salas de estudo, quatro centros de vivência e um campo de futebol.

Os candidatos submetem-se a um processo de seleção, que obedece exclusivamente a critérios socioeconômicos, e compreende a entrega de uma série de documentos e entrevistas com assistentes sociais do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

Mais informações no site http://www.prg.unicamp.br/moradia ou pelo telefone 3289-0755. Sobre o processo seletivo, como calendário, documentação e resultados, procurar o SAE: www.sae.unicamp.br ou telefones 3788-6507, 3788-6532 e 3788-6591.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2004 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP