Jornais anteriores PDF Instale o Acrobat Reader
Jornal da Unicamp 180 - Página 5
10 a 21 de julho de 2002
Agora
semanal
O casamento da Física com a Medicina
Raquel do Carmo Santos
Duas novas modalidades do curso de Física estarão à disposição dos candidatos, já no Vestibular Unicamp de 2003. Além dos cursos tradicionais de bacharelado em Física e bacharelado em Física Aplicada, o estudante do período diurno terá a opção de graduar-se em Física Médica ou Física Biomédica.
A modalidade de Física Médica será profissionalizante e oferecerá aos estudantes formação e treinamento prático nas áreas de medicina nuclear, radioterapia e radiologia. O estudante que optar por essa modalidade deverá completar sua formação com um estágio obrigatório no Hospital das Clínicas e nas demais unidades da área de Saúde da Unicamp.
Já a opção por Física Biomédica é voltada para estudantes interessados em uma formação profissional próxima à dos físicos-médicos, mas com flexibilidade para escolher a sua própria grade curricular e sem a exigência de realizar os estágios. De acordo com o professor Marcelo Knobel, coordenador de graduação do Instituto de Física, essa modalidade destina-se à formação de profissionais interessados em uma carreira acadêmica e em atividades de pesquisa.
Para cursar uma das modalidades, o candidato deverá inicialmente se inscrever no vestibular para ingressar no chamado “Cursão” (curso 51) que são três semestres básicos de Física, Matemática e Matemática Aplicada e Computacional. Uma vez optado por Física, o estudante poderá candidatar-se a uma das 40 vagas destinadas às novas modalidades, das quais no máximo 30 serão para Física Médica. Knobel lembra que as regras e critérios para a seleção de alunos ainda estão sendo estudadas por uma comissão de implantação das modalidades na Unicamp.
Os estudantes da Unicamp que já freqüentam o curso e desejam ingressar nas novas modalidades, por enquanto não poderão fazê-lo, pois as disciplinas não serão oferecidas. Para estudar esses casos, está sendo criada uma comissão para análise. Entretanto, Knobel destaca que os dois primeiros anos são praticamente idênticos aos do bacharelado em Física.
Os bacharelados em Física Médica e Física Biomédica são cursos de responsabilidade do Instituto de Física Gleb Wataghin, mas também atuarão professores do Centro de Engenharia Biomédica, Instituto de Biologia, Instituto de Computação e Faculdade de Ciências Médicas. Informações sobre as atividades de físico-médico e mercado de trabalho podem ser encontradas no trabalho dos professores Oswaldo Bafa, da USP, e Ivan Torres Pisa, do Portal Brasileiro de Física Médica, no endereço: www.fisicamedica.com.br/ar/fisicamedica.html. Para saber as disciplinas dos cursos e informações detalhadas, o endereço é www.ifi.unicamp.br/~grad.
|