|
|
|
Jornais anteriores PDF Instale o Acrobat Reader
Jornal da Unicamp 180 - Página 8
10 a 21 de julho de 2002
Agora
semanal
Unicamp perde Eduardo Lane
Faleceu no último dia 28 um dos professores pioneiros da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp o ginecologista Eduardo Lane. Ele morreu aos 79 anos, vítima de câncer.
Natural de São Sebastião do Paraíso, MG, Dr. Lane, filho de família norte-americana, mudou-se para Campinas ainda jovem, em 1962, tendo realizado o curso de medicina na Escola Paulista de Medicina e residência em ginecologia em Atlanta, EUA.
Um dos primeiros professores da FCM, Lane dedicou muitos anos ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), que ajudou a implantar a partir de moldes ingleses de assistência à mulher. Foi o seu primeiro diretor-executivo e atuou como chefe do departamento de Tocoginecologia por mais de uma gestão, dando os primeiros passos para a implatanção do ambulatório de Menopausa no Centro. Aposentado há cerca de cinco anos, como professor titular, Lane recebeu diversas homenagens, sendo a última num evento científico do departamento, no início deste ano.
Casado com Nelly Bollinger Lane e pai de nove filhos, um de criação, Eduardo Lane foi um dos proprietários da Clínica Eduardo Lane, nome que homenageia o pai, e do Centro Médico de Campinas, trabalho que iniciou como ambulatório, juntamente com seu irmão John Cook Lane, cirurgião vascular aposentado da Unicamp.
Dr. Lane trouxe muitas contribuições à Unicamp e ao país na área de anticoncepção, como a introdução do Dispositivo Intra-Uterino (DIU) e o exame laparoscópico. Ultimamente, cursava mestrado em teologia na Universidade Mackenzie, em São Paulo, onde foi curador. Foi ainda reitor, por dez anos, no Seminário Presbiteriano de Campinas.
|
|