|
|
|
Evento mostra pesquisas da Unicamp
A Unicamp participa, de 30 de julho a 3 de agosto, do Salão e Fórum de Inovação Tecnológica & Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas com pelo menos 15 trabalhos de pesquisadores das áreas tecnológicas da Universidade. Em um estande de 75 metros quadrados no Expo Center Norte, em São Paulo, serão apresentadas pesquisas em forma de pôsteres e kits de experimentos, como o tomógrafo para identificar o teor de fluído no meio poroso (petróleo) e os robôs construídos com peças de Lego para auxiliar em programas de educação.
O evento, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, segundo o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Rubens Maciel Filho, é importante para dar visibilidade às pesquisas aplicadas e de estimável valor científico, produzidas dentro dos muros universitários, para um público do setor produtivo, uma vez que são esperados empresários de todo país e representantes de órgãos do governo. Outra vantagem, explica o pró-reitor, consiste em identificar oportunidades de inventos e inovações em áreas ainda inexploradas. “O evento servirá de termômetro, pois iremos ouvir o público que estará lá. Assim, saberemos o que poderia ser feito e que ainda não fizemos”. Maciel também acredita que este tipo de participação estimula os pesquisadores a atentarem para a importância de se fazer pesquisa para a indústria.
Para a seleção dos trabalhos, o pró-reitor encaminhou convite para todos os institutos e faculdades da Unicamp para que se manifestassem quanto ao interesse em participar do evento. Um quadro institucional sobre a Universidade e suas principais linhas de pesquisa também foi preparado para o estande.
O evento O objetivo do Salão e Fórum de Inovação Tecnológica dois eventos que acontecem simultaneamente e que contarão com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, é colocar em discussão experiências inovadoras das empresas. Também identificar como se dá o processo de inovação na empresa e quais os critérios utilizados para os investimentos em novos produtos e processos.
O Salão pretende integrar o governo, iniciativa privada e centros de pesquisas. Lá estarão expostos produtos, equipamentos e sistemas inovadores desenvolvidos por empresas privadas, órgãos governamentais, universidades, fundações, institutos e centros de pesquisas. Para o Fórum de Inovação Tecnológica, as inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas e obedecerão a ordem de inscrição. A programação consta de palestras com agências de fomento e empresários de diversos ramos, entre eles, da Natura, da Ambev e da Weg.
Além destas atividades, também acontece em paralelo o Habitar 2002 Congresso de Automação Residencial e Tecnologias para Habitação, o 11o Salão de Novos Negócios evento de oportunidades para abrir, ampliar ou modernizar negócios e Casa Inteligente. A realização está a cargo da Finep Financiadora de Estudos e Projetos e a promoção é do Ministério da Ciência e Tecnologia. Informações sobre pesquisas da Unicamp, procurar Pró-Reitoria de Extensão, telefone 3788-4714. Detalhes sobre o evento pelo telefone (21) 2221-9292 ou e-mail
|
|