Jornal da Unicamp 181 -  22 a 28 de julho de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
8
 
Capa
Risco
Insulina
Candidíase
Subemprego
Terapia
Medicina
Pesquisas
Vida
Qualidade
Casa-abrigo
Na Imprensa
Calor
Memória
Prêmio
Música
SBPC
Caminha

O reitor Brito Cruz e o diretor do HES, Lair Zambom durante descerramento da placa: assistência aos pacientes é ampliadaHospital
de Sumaré
inaugura casa-abrigo


Esta é uma demonstração de como o serviço público pode ser.” Foi com estas palavras que o reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, inaugurou, no último dia 12, a casa- abrigo implementada pelo Grupo de Voluntários Viva Feliz “Antônio Garcia”, criado através de um projeto do Serviço Social do Hospital Estadual de Sumaré (HES) e acolhido pela comunidade.

O novo abrigo, planejado para recolher pacientes e acompanhantes em suas emergências no período diurno, operará de forma similar à assistência oferecida em regimes de leito-dia e de retaguarda de algumas instituições.

O novo abrigo, planejado para recolher pacientes e acompanhantes em suas emergências no período diurno, operará de forma similar à assistência oferecida em regimes de leito-dia e de retaguarda de algumas instituições.

Estiveram presentes, além do reitor, o vice-reitor, José Tadeu Jorge, o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, a diretora da Faculdade de Ciências Médicas, Lilian Tereza Lavras Costalatt, o diretor do HES, Lair Zambon, o corpo docente e de funcionários do HES, bem como os voluntários do Viva Feliz e membros da comunidade.

A solenidade teve descerramento de placa pelos professores Brito e Zambon. Houve, ainda, uma visita da comitiva da Unicamp ao HES e, a seguir, uma reunião no auditório “Dr. Luiz Roberto Siqueira Musolino”, onde ocorreu a entrega do prêmio de qualidade hospitalar para a instituição. Conferido pelo Ministério da Saúde, na categoria nacional, o hospital foi, há pouco, destacado num ranking dos dez melhores do País.

Atuação – A idéia dos voluntários, que totalizam 247 pessoas, é ampliar a assistência aos pacientes ministrando oficinas de trabalho, oferecendo noções para as mães nos cuidados neonatais, de auto-ajuda e desenvolvendo atividades artesanais, de lazer e bazar, que funcionará mensalmente no hospital e todos os dias na Casa. “Encaramos o nosso trabalho voluntário como uma obrigação, não somente um privilégio”, afirma Maria Irene Garcia De Nadai, filha de Antônio Garcia, ex-paciente do HES, já falecido, que dá nome ao Grupo de Voluntários presidido por ela.

Os recursos financeiros captados serão destinados à construção de uma futura sede para a casa-abrigo, atualmente alugada, assim como para a compra de muletas, cadeiras-de-rodas, cestas básicas e alguns medicamentos não disponíveis na rede pública, entre outros itens. De acordo com a assistente social Marisa Jacobuci, também ouvidora do HES, uma das últimas conquistas da Casa Abrigo foi uma máquina que produz fraldas geriátricas e infantis.

No abrigo, que fica na Rua Antonio Menuzo, 117, Parque Jatobá, em Sumaré-SP, o paciente toma banho, faz refeições rápidas e repousa. Mais informações: telefone 3828-5530 (ramal 1154, com a assistente social Marisa).