IBM busca parceria
[8/7/2005] “Atenção universidades! Estamos comprando serviços, mas é preciso compromisso de entrega e prazo cumprido. Estamos prontos a pagar e no Brasil os produtos de nanotecnologia só podem vir da universidade”. O aviso foi dado em alto e bom som pelo gerente de novas tecnologias da IBM Brasil, Fábio Gandour. O executivo falou no Congresso Internacional de Nanotecnologia sobre os oito laboratórios voltados à nanotecnologia que a IBM possui no mundo. Eles consomem cerca de US$ 6 bilhões/ano em investimento. O comentário de Gandour foi feito para responder a pergunta de porque a IBM não instalará um laboratório no Brasil. “É simples. O instrumental destes laboratórios é excessivamente caro. No Brasil, apenas a Embrapa e a Unicamp possuem equipamentos para isso. Por isso chegamos para buscar parcerias, e pagar por elas”, disse.
Funcionários recebem diploma
[7/7/2005] Os funcionários da Unicamp, inscritos no programa de educação continuada, ligado à Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), em parceria com a Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), têm um grande motivo para comemorar. Eles receberam os certificados de conclusão do ensino básico (referente da 1ª à 4ª série, o antigo primário). A formatura aconteceu no Ceprocamp (antiga estação da Fepasa).
Novo boletim da FCM
[6/5/2005] A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp começou a distribuição de seu novo boletim mensal nos campi da Universidade e em faculdades e instituições da área médica de todo o Brasil. A versão em PDF pode ser lida na página da unidade. A publicação aborda temas relacionados a ensino e saúde, bioética e legislação, diretrizes e condutas médicas e saúde e sociedade. A maioria dos assuntos está relacionada a estudos desenvolvidos por pesquisadores e docentes da FCM. A nova publicação pretende mostrar os meios pelos quais a unidade é reconhecida em nível de formação de profissionais, desenvolvimento de pesquisas e prática médica.
HC lança seu novo site
[6/7/2005] O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp lançou seu novo site (www.hc.unicamp.br). O novo visual moderniza o espaço de divulgação da Área Médica da Unicamp e contempla uma série de informações para o usuário interessado em produção hospitalar, assistência, ensino e pesquisa. O novo site é mais um dos serviços que integram as atividades para comemoração do 20 anos do hospital. A estrutura do site está totalmente pronta, cabendo uma série de complementações que serão migradas e atualizadas do site anterior. Um dos objetivos é proporcionar aos mais de 50 mil visitantes/mês, uma ampla diversidade de informações técnicas e científicas para a área da saúde, além de outros serviços oferecidos pelo hospital.
Um Cole ainda maior
[5/7/2005] A cada ano, o Congresso de Leitura do Brasil (Cole) se agiganta mais. Nesta décima quinta edição, pelo menos quatro mil pessoas participaram da abertura do evento realizada no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp e que aconteceu por quatro dias no início do mês. Frases de efeito como o maior, o melhor congresso de leitura do país, mais valoroso e organizado foram empregadas pelos convidados para definir o Congresso, que teve palestras, conferências e atrações culturais, além da VI Feira de Leitura e Arte, com a participação das mais consagradas editoras do país. O secretário municipal de Educação, Hermano Tavares, chamou a atenção para a necessidade das crianças serem introduzidas ao mundo da leitura e ressaltou o compromisso da Prefeitura de Campinas em assistir mais de 80 mil alunos neste processo.
Quase 10 mil pedidos de isenção
[5/7/2005] A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu até 5 de julho, 9.800 solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2006. Os interessados tiveram até o primeiro dia de julho para postar as fichas com a documentação exigida. A Comvest irá analisar cada uma das solicitações e os candidatos contemplados receberão uma carta a partir do dia 9 de setembro para que possam efetuar a inscrição on-line no vestibular até o dia 7 de outubro. A lista dos beneficiados estará disponível na internet.
Parceiros para o Teatro Universitário
[3/7/2005] Aprovado pela Lei Roaunet, o projeto do Teatro Universitário de Campinas busca parceiros para sua construção. Batizado de Ágora, o novo espaço será um complexo arquitetônico com teatro e salas de aula para realização de pesquisas, criação e produção artística dos cursos de dança e artes cênicas do Instituto de Artes da Unicamp, que atualmente funcionam em condições precárias. Segundo o diretor do Instituto, professor José Roberto Zan, o novo espaço possibilitará a ampliação do trabalho já existente nos departamentos e a realização de outras atividades de extensão, não apenas com a comunidade interna da Unicamp, mas também com a comunidade externa. “Através de cursos de extensão, oficinas de arte e espetáculos o Ágora poderá contribuir para o melhor desempenho acadêmico do Instituto e para o enriquecimento cultural da cidade de Campinas e região”, explica Zan.
AFPU tem novo diretor
[1/7/2005] O analista de sistemas Maurício Calixto de Andrade assumiu a direção da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Funcionário da Universidade desde 1987, há alguns anos tem como rotina de trabalho a qualificação e o aperfeiçoamento profissional de servidores da Universidade. À frente da AFPU, ele pretende aliar as atividades de sua equipe às necessidades do Planejamento Estratégico (Planes). “O Planes deve ser a diretriz geral para as ações de qualificação.” Para isso, pretende valorizar a competência de funcionários com titulação, envolvendo-os na disseminação de conhecimento.
Bolsa e emprego para mestrando
[1/7/2005] O mestrando da Unicamp Fabrício André Buzeto acaba de receber o prêmio Giorgio Foschini na Itália, após sua dissertação ter sido considerada a melhor do programa MasTeM Master in Science Technology and Management. O segundo colocado, da Rússia, e o terceiro, da Itália, receberam menções honrosas, enquanto Fabrício recebeu 2.600 euros. Ele deixou o Brasil em setembro do ano passado, depois de receber uma bolsa de estudos da Universidade de Ferrara, concedida a um aluno da Unicamp através do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), sob coordenação do professor Ronaldo Pelegrini. Selecionado, Fabrício permaneceu na Itália por seis meses, para desenvolvimento de teoria, e outros seis meses na Alemanha, em Hamburgo, para desenvolvimento da parte prática de sua pesquisa, que gerou tese italiana sobre reciclagem em polímeros através de pirólise. O trabalho, conta Fabrício, permite, mediante o emprego de plástico usado, retornar a outros elementos químicos para derivação de petróleo. “Defendi o mestrado na Itália no dia 7/6 e devo defendê-lo na Unicamp em breve, orientado pelo professor Sinésio Carvalho Campos, da FEQ”, explica.
Veja notas detalhadas