| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 365 - 16 a 29 de julho de 2007
Leia nesta edição
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Técnica detecta fraudes
Física de ponta
Reciclagem de plásticos
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O que está no cardápio
Embalagem prolonga figo roxo
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Sem cópia na programação
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Sistema coíbe cópia

em tarefas de programação

RAQUEL CARMO DOS SANTOS

O professor Tomasz Kowaltowski (à esq.), orientador da pesquisa, e Alan Kleiman: confiabilidade no resultado final (Foto: Érica Guimarães) Um sistema experimental desenvolvido no Instituto de Computação (IC) dificulta a vida do estudante que recorre ao plágio para obter notas nas tarefas de programação. Criado pelo pesquisador Alan Kleiman, o protótipo é mais avançado que os existentes, pois consegue detectar cópias mais sofisticadas. “O diferencial está na estrutura do programa, que possui maior grau de alcance de plágios. São técnicas adicionais que permitem maior confiabilidade no resultado final”, explica Kleiman. O protótipo deverá ser usado nos cursos oferecidos pelo IC.

O orientador do trabalho de mestrado, professor Tomasz Kowaltowski, explica que um dos principais problemas nas escolas de computação, principalmente nos cursos introdutórios, é a complexidade em se detectar programas semelhantes em uma turma, que geralmente é formada por muitos alunos. “Alguns estudantes podem cair na tentação de buscar alternativas para se sair bem na disciplina e, com pequenas mudanças, até fáceis de proceder, conseguem submeter, ao professor, um programa que não foi feito integralmente por ele. Em geral, modifica tarefas de programação feitas por alunos veteranos. A questão, no entanto, é como detectar o plágio em meio à quantidade enorme de trabalhos”, observa Kowaltowski.

A idéia de se desenvolver um sistema mais eficaz no combate ao plágio surgiu a partir de um programa, já em uso pelos professores do IC, em que o aluno ao submeter o trabalho, executa e testa a tarefa. O próprio professor Kowaltowski criou o programa, mas o sistema para detecção de plágio é primário, ou seja, serve apenas para os casos em que modificações são simples. Por isso, o novo protótipo completa o funcionamento do programa. “O sistema desenvolvido por Kleiman facilita a atividade docente, mas não isenta a correção visual do professor”, destaca o orientador. De acordo com Kowaltowski, sempre haverá a necessidade da verificação por parte do docente. Ele destaca que o plágio é mais comum nas disciplinas iniciais, enquanto o aluno não se dá conta da importância de realizar os exercícios para aprender o mecanismo. De qualquer forma, esclarece o professor, trata-se de uma atividade arriscada. Quando ó plágio é detectado, o estudante pode sofrer uma advertência grave e, até mesmo, ser reprovado.

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