.. Leia nessa edição
Capa
Comentário
Artigo
Computador que fala
Parceria estratégica
Previdência
Cérebro em 3D

Peso de mulher

Reciclagem de água
Unicamp na Imprensa
Painel da Semana
Oportunidades
Teses da Semana
Desastre Ambiental
Reis do Rau-tu
Sebartião Martins Vidal
 

10

Unicamp na Imprensa

O Globo
4 de junho - A proposta de cobrança de uma taxa para ex-alunos de universidades públicas agradou a parlamentares de partidos da oposição, mas provocou imediata e irritada reação da União Nacional do Estudante (UNE) e da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp encaminhou ontem mesmo ao ministro uma moção contrária ao projeto que prevê a cobrança.

Diário On-line
4 de junho - O ministro da Educação, Cristovam Buarque, divulgou nota à imprensa nesta terça-feira negando a intenção de cobrar mensalidade dos alunos das universidades públicas. A informação de que o Ministério da Educação seria favorável à cobrança de mensalidades foi divulgada na coluna desta terça-feira de Gilberto Dimenstein, na Folha Online, e causou a reação imediata de algumas universidades públicas, como a Unicamp, que defendeu o ensino superior gratuito como “instrumento estratégico de desenvolvimento do país”.

Portal IG
3 de junho - A introdução da tecnologia na sala de aula não contribuiu consideravelmente e pouco ajudará a melhorar a qualidade do ensino se não houver uma mudança nas finalidades da educação e se a escola não se “reinventar”. A análise é do professor titular de Filosofia da Educação da Unicamp, Eduardo Chaves, um dos pioneiros no uso de computadores na Educação no Brasil.

C&T Brasil
O Ministério da Ciência e Tecnologia vai estudar proposta de apoio à criação de uma Unidade de Desenvolvimento e Produção de Bioterápicos de Soja (Unisoja) no município paulista de São Vicente. A idéia de expandir o projeto desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Campus de Araraquara (SP), pode contribuir para o Programa Fome Zero. O Doutor em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp, Elizeu Antônio Rossi, responde pela Unisoja de Araraquara.

Estado de S. Paulo
3 de junho - Fortemente pressionado pela comunidade científica, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) renovou contrato com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma organização social que tem como objetivo ajudar o Estado a gastar da melhor forma possível os recursos destinados à ciência e tecnologia. O reitor da Unicamp, profes-sor Carlos Henrique de Brito Cruz, advertiu que “políticas de Estado diferem das de governo” e que o CGEE oferece ao Estado “a sustentação (das decisões em ciência e tecnologia), num consenso que ultrapassa os governos”.

Revista Pesquisa/Fapesp
3 de junho - O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp encaminhou na tarde de terça-feira (03/05) ao ministro da Educação, Cristovam Buarque, moção contrária à intenção do ministro, veiculada na imprensa, de apoiar a implantação do ensino pago nas universidades públicas brasileiras.

3 de junho - O reitor Carlos Henrique de Brito Cruz encaminhou ao presidente Lula moção do Conselho Universitário da Unicamp manifestando preocupação com a reforma da Previdência.
3 de junho - Espaço José Reis amplia as possibilidades de pesquisa e ensino do curso de especialização em Jornalismo Científico da Unicamp.

Folha de S. Paulo
2 de junho - Os reajustes salariais concedidos com base nas perdas acumuladas nos últimos 12 meses não tiveram impacto na inflação -ao contrário, portanto, do que informou o Copom (Comitê de Política Monetária) na última semana. Para o economista e professor da Unicamp Walter Barelli, o argumento do BC de que os salários pressionam a inflação não faz sentido.

Jornal da Tarde
2 de junho - Apesar dos problemas que provocou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o sistema de cotas para estudantes negros nas instituições públicas de ensino superior também poderá ser adotado em São Paulo. A iniciativa é do governo estadual, que cedeu às pressões de entidades de defesa dos direitos dos negros e criou uma Comissão para Análise de Programas de Ações Afirmativas para a População Afro-Descendente. Embora tenham sido convidados para integrá-la, os reitores da USP, Unicamp e Unesp reagiram com cautela, pois sabem que o tema é explosivo.
.

---------------------------------------------------------

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP