Unicamp na mídia
Cosmo On-line
24 de maio - O secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Barradas Barata, anuncia convênio pioneiro entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação para o Remédio Popular (Furp), para o fornecimento de medicamentos para o Hospital das Clínicas, e adianta a pré-disposição do governo do Estado em liberar recursos para instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital.
O Estado de S. Paulo
23 de maio - Os estrangeiros pedem 60% mais patentes no Brasil que empresas e pesquisadores nacionais. O desbalanceamento avançou rápido a partir do início do Plano Real. Dentre as estrangeiras, as empresas que mais apresentaram pedidos de patentes desde a década passada são a Procter&Gamble, Bayer, Unilever, Goodyear, IBM, Johnson&Johnson, Dow Chemical e Siemens. No grupo das sediadas no País aparecem Petrobrás, Vale do Rio Doce, Grendene e instituições como a Unicamp e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
21 de maio - As farmácias vão receber em breve mais um remédio contra disfunção erétil. A notícia nem seria inovadora não fosse um detalhe: trata-se do primeiro medicamento brasileiro do gênero. O dono da patente do “Viagra brasileiro” é o laboratório Cristália, com sede em Itapira, a 172 km de São Paulo. A pesquisa, iniciada há um ano e meio, já foi testada e aprovada com cães da raça beagle, na Unicamp.
Gazeta Mercantil
24 de maio - O reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, foi indicado ao prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência e Cultura na categoria “Ciência Geral”. O prêmio será entregue no próximo dia 7 de junho, na Sala São Paulo. A escolha de Brito Cruz ocorreu devido ao seu posicionamento em refletir e propor novos modelos de política de desenvolvimento científico para o País. À frente da Unicamp criou a Agência de Inovação (Inova), uma experiência inédita no círculo acadêmico brasileiro. A iniciativa tem a finalidade de aproximar o setor empresarial de novas descobertas da ciência e converter conhecimento em negócios.
Gazeta do Povo
24 de maio - A partir deste ano, a Unicamp passa a adotar um novo critério para correção das redações na primeira fase de seu vestibular. Os candidatos vão continuar fazendo as 12 questões gerais e a redação na primeira etapa, mas somente quem obtiver pelo menos 50% dos pontos em conhecimentos gerais terá o texto corrigido.
Correio Popular
21 de maio - Uma parceria entre a Siemens do Brasil e a Unicamp promete renovar as relações entre o setor de desenvolvimento científico da instituição e a iniciativa privada. O projeto Portal da Tecnologia, uma proposta inédita no Brasil, que começou no final de 2003, pretende mapear as linhas de pesquisas feitas na universidade na área de engenharia e tecnologia.