Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 254 - de 31 de maio a 6 de junho de 2004
Leia nessa edição
Capa
Artigo: O Vestibular
Impactos: atuação de lobistas
Colírio para olho seco
HC: balanco positivo
Programa inédito: Vestibular
Perfil Social do estudante
 da Unicamp
Purificação da água
  Castanha na farinha de
   mandioca
Velocidade dos nanocristais
Painel da semana
Unicamp na mídia
Oportunidades
Teses da semana
Transferência de tecnologia
Fóruns permanentes
A Arte mais brasileira
 

10

Unicamp na mídia

Cosmo On-line

24 de maio - O secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Barradas Barata, anuncia convênio pioneiro entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação para o Remédio Popular (Furp), para o fornecimento de medicamentos para o Hospital das Clínicas, e adianta a pré-disposição do governo do Estado em liberar recursos para instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital.

O Estado de S. Paulo

23 de maio - Os estrangeiros pedem 60% mais patentes no Brasil que empresas e pesquisadores nacionais. O desbalanceamento avançou rápido a partir do início do Plano Real. Dentre as estrangeiras, as empresas que mais apresentaram pedidos de patentes desde a década passada são a Procter&Gamble, Bayer, Unilever, Goodyear, IBM, Johnson&Johnson, Dow Chemical e Siemens. No grupo das sediadas no País aparecem Petrobrás, Vale do Rio Doce, Grendene e instituições como a Unicamp e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

21 de maio - As farmácias vão receber em breve mais um remédio contra disfunção erétil. A notícia nem seria inovadora não fosse um detalhe: trata-se do primeiro medicamento brasileiro do gênero. O dono da patente do “Viagra brasileiro” é o laboratório Cristália, com sede em Itapira, a 172 km de São Paulo. A pesquisa, iniciada há um ano e meio, já foi testada e aprovada com cães da raça beagle, na Unicamp.

Gazeta Mercantil

24 de maio - O reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, foi indicado ao prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência e Cultura na categoria “Ciência Geral”. O prêmio será entregue no próximo dia 7 de junho, na Sala São Paulo. A escolha de Brito Cruz ocorreu devido ao seu posicionamento em refletir e propor novos modelos de política de desenvolvimento científico para o País. À frente da Unicamp criou a Agência de Inovação (Inova), uma experiência inédita no círculo acadêmico brasileiro. A iniciativa tem a finalidade de aproximar o setor empresarial de novas descobertas da ciência e converter conhecimento em negócios.

Gazeta do Povo

24 de maio - A partir deste ano, a Unicamp passa a adotar um novo critério para correção das redações na primeira fase de seu vestibular. Os candidatos vão continuar fazendo as 12 questões gerais e a redação na primeira etapa, mas somente quem obtiver pelo menos 50% dos pontos em conhecimentos gerais terá o texto corrigido.

Correio Popular

21 de maio - Uma parceria entre a Siemens do Brasil e a Unicamp promete renovar as relações entre o setor de desenvolvimento científico da instituição e a iniciativa privada. O projeto Portal da Tecnologia, uma proposta inédita no Brasil, que começou no final de 2003, pretende mapear as linhas de pesquisas feitas na universidade na área de engenharia e tecnologia.


SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP