| |
11
Seminários debatem
fontes de energia, e papel de museus, arquivos e bibliotecas
RAQUEL DO CARMO SANTOS
Dois temas relevantes movimentam a agenda acadêmica desta semana, dentro da programação dos Fóruns Permanentes. No dia 1o (terça-feira), no Auditório da Biblioteca Central, as palestras sobre “Fontes Renováveis de Energia para um Desenvolvimento Sustentável”, organizadas pelos núcleos Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) e de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), trazem para o centro do debate os impactos sociais e as implicações econômicas das alternativas de fontes de energia. No contexto de Arte e Cultura, o seminário “Museus, Arquivos e Bibliotecas: espaços educacionais?”, no dia 3 (quinta-feira), no Centro de Convenções, contará com a participação de especialistas que discutirão as políticas do setor e trocarão experiências. A iniciativa de se criar um espaço para reflexão de temas da atualidade é da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori).
Eventos integram fóruns permanentes
Desde a crise energética de 2001, ganharam espaço as preocupações em torno das fontes renováveis. Um dos principais problemas, na opinião do professor Ennio Perez da Silva, um dos organizadores do evento, é que elas ainda são caras e não são competitivas. “Elas necessitam de programas de incentivo para se manterem”. Um dos destaques será dado à geração distribuída, opção que vem ganhando espaço nas matrizes energéticas de todo mundo, inclusive no Brasil, por razões ambientais e econômicas. Também serão abordadas experiências de fontes eólicas, solar e outras, e as dificuldades para sua utilização. “Não vamos apenas dar exemplos positivos, mas também pretendemos falar do que não deu certo e analisar o por quê”.
Museus de ciência As discussões sobre Museus, Arquivos e Bibliotecas como espaços educacionais devem priorizar a análise das fronteiras destas áreas, que embora, diferentes na maneira de desenvolvimento, são afins no objetivo a que se propõe. “A missão cultural e educativa dos museus, arquivos e bibliotecas tem sido alvo de debates entre os profissionais da Ciência da Informação”, explica Neire do Rossio Martins, coordenadora do Arquivo Central da Unicamp.
Para o diretor associado do Instituto de Artes, professor João Francisco Duarte Junior, há muito que os museus não se restringem a apresentar obras. “São espaços dinâmicos em que acontecem cursos, monitoramento e um contato mais próximo com a peça ou obra”, salienta. No caso de museus de arte, as crianças são inclusive levadas a pintar e desenvolver atividades práticas. Por isso, a necessidade de ampliar a discussão em torno do tema. Segundo o professor, a Unicamp mantém um projeto para o Museu de Ciências e também há planos para a ampliação da Galeria de Arte da Universidade. “A idéia é dinamizar o local e trazer a população escolar para um ambiente interativo e também um espaço para exposições permanentes”. O seminário é uma organização conjunta da Biblioteca Central, Arquivo Central e Instituto de Artes.
Programa Energia e Ambiente |
9 horas - Abertura
Mesa Redonda: Desenvolvimento Sustentável e Sociedade
Coordenação: Leila da Costa Ferreira Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp
9h30- Dimensões humanas da sustentabilidade e dinâmicas demográficas
Daniel Joseph Hogan - Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unicamp
11 h - Ética, governabilidade e atores sociais no desenvolvimento sustentável
Roberto Guimarães - CEPAL
14 h Mesa Redonda: Fontes Renováveis Alternativas
Coordenação: Luiz Antonio Rossi Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp
“Experiências Nacionais e Internacionais com Fontes Renováveis Alternativas”
Carla Kazue Nakao Cavaliero Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp
“Projetos Fotovoltaicos Implantados em Comunidades Isoladas no Estado de São Paulo”
Maria Julita Ferreira - Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo
|
Programa Arte e Cultura |
9h30 Abertura
10h30- Diálogos e fronteiras na ciência da informação
Eduardo Ismael Murguia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
14h - Museu de Arte
Maria Cristina Freire - MAC/USP
14h30 - Museu de Ciências
Marcelo Firer - IMECC/Unicamp
15h15 - Bibliotecas
Mariângela Spotti Lopes Fujita - Unesp
15h45 - Arquivos, programas educativos e formação de novo público
Elaine Marques Zanata Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/IFCH)
16h15 - Debate aberto
Mediador: Antonio Carlos Rodrigues (Tuneo)
Coordenador da Galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp
|
|
|
|