Leia nessa edição
Capa
Artigo: Lula, Chagas e NYT
Cartas
Criptografia quântica
Combate ao diabetes
Divulgação científica
Rede Innovemos
Ciência e cotidiano
Petróleo
  Fontes renováveis
Deu no NYT
Painel da semana
Unicamp na mídia
Oportunidades
Teses da semana
Formação de professores
Santuário materno
 

10


Unicamp na mídia



Diário do Povo

1 de junho - Que o tabagismo – considerado doença crônica – acarreta prejuízos à saúde não é novidade. O agravante é que, estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o consumo do tabaco está relacionado à pobreza. Para o médico Elson Silva Lima, coordenador do Programa Viva Mais, de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas, e do Ambulatório para Tratamento de Tabagismo da Unicamp, as campanhas contra o fumo desencadeadas no País a partir dos anos 1980 reduziram o número de fumantes nas classes média e alta.

O Estado de S. Paulo

31 de maio - Ao lado de Roberto Corrêa e Paulo Freire, o músico e compositor mineiro Ivan Vilela é hoje um dos nomes mais respeitados quando o assunto é viola. Vilela agora é o nome forte por trás do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola. Graduado e mestre em Composição Musical pela Unicamp, Vilela é diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas, de Campinas. Ele é também idealizador da ONG Núcleo de Cultura Caipira.

O Globo

30 de maio - Houve um dia em que as florestas, os rios e os mares do Brasil foram literalmente pelos ares. Uma bomba celeste de 400 metros de diâmetro chocou-se no solo liberando energia equivalente à de 260 mil bombas de Hiroshima e matou tudo a sua volta num raio de centenas de quilômetros. O cataclisma ocorreu há mais de cem milhões de anos — a data ainda está em estudo — onde hoje é o município de Coronel Vivida, Paraná, e foi revelado com a identificação do que sobrou da cratera do choque cósmico pelo cientista Álvaro Penteado Crósta, do Instituto de Geociências da Unicamp.

Folha de S. Paulo
30 de maio - O concreto está prestes a ganhar um novo agregado reciclado: casca de ovo. Obtido como resíduo em granjas, o material, misturado a areia, cimento e água, substitui a brita na fabricação de produtos como blocos e pisos. Essa pesquisa está sendo conduzida na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp pelo estudante César Hideo Nagumo e pelo professor Antonio Ludovico Beraldo.


SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP