Unicamp na midia
Gazeta Mercantil
15 de junho - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vai coordenar o 2º Encontro de Integração Faculdade-Empresa (Eife), evento que pretende aproximar 18 instituições de ensino superior de São Paulo - entre elas, a Universidade de São Paulo (USP), Unicamp e Unesp - e 40 empresas.
O Globo
14 de junho - Fala-se muito em software livre no Brasil, mas ainda não se tem idéia do real tamanho deste mercado e de como ele pode (e deve) ser explorado. A coordenação dos trabalhos em âmbito nacional é da Softex, que conta com o apoio do MCT e do Grupo de Estudos de Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi), do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp.
Correio Popular
15 de junho - Pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp estão testando um medicamento para tratar, ao mesmo tempo, diabete e obesidade. Isso só foi possível após a descoberta que associa o Hormônio Concentrador de Melanina (MCH) também ao diabete.
13 de junho - O crescimento econômico de um município passa, primordialmente, pela elaboração de uma política industrial local. Na visão do presidente da Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex), Juan Manuel Quirós, é preciso formular um espectro de ações que dêem as linhas gerais a esse política e que contemplem uma análise vocacional de cada região. A Apex e a Unicamp apresentaram, no último dia 4, o estudo “Campinas: Vocações Regionais” . Quirós afirma que o trabalho tem como objetivo mostrar conceitos para a construção de pilares fundamentais para o crescimento social e econômico da região.
Folha Dirigida
14 de junho - Estão definidas as datas do vestibular 2005 da Unicamp. Os interessados poderão se inscrever entre 30 de agosto e 30 de setembro. Este ano, as inscrições serão aceitas somente através do site www.comvest.unicamp.br. Outra novidade é o valor da taxa de inscrição, que passou de R$75 para R$90.
Folha de S. Paulo
10 de junho - Em uma época em que muitos casais optam por adiar o plano de ter filhos, um empurrãozinho na natureza pode ser útil. Antes de recorrer a sofisticados métodos de reprodução assistida, o casal pode lançar mão de medidas simples que, direta ou indiretamente, ajudam a estimular a fertilidade. As aspirantes a mãe devem evitar os extremos de peso. A obesidade aumenta o nível de estrógeno, hormônio que, em excesso, funciona como um anticoncepcional, explica o ginecologista Luis Bahamondes, da Unicamp.