| |
11
Fórum debate
financiamento da agricultura
A agricultura familiar representa 40% da produção agrícola brasileira. São mais de 4 milhões de estabelecimentos (ou famílias) que produzem sobretudo itens destinados à cesta básica como arroz, feijão, milho, mandioca, leite e aves. Uma das principais inovações neste setor foi, em 1995, a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pelo governo federal. Segundo considerações do professor José Maria da Silveira, do Núcleo de Economia Agrícola (NEA) do Instituto de Economia, a iniciativa se adapta melhor ao perfil do pequeno agricultor. A questão, porém, ainda esbarra em dificuldades administrativas. Sobre este tema, o agrônomo Gilson Alceu Bittencourt, atualmente no Ministério da Fazenda, e Paulo Favaret, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), discorrem no próximo dia 25 (sexta-feira), às 9 horas, no Auditório da Biblioteca Central, dentro da programação do Fórum Permanente de Agronegócios.
Gargalos do agronegócio vão ser discutidos
Desta vez, o tema das palestras versará sobre “Perspectivas de Financiamento da Agricultura e do Agronegócio”, tendo como debatedor o professor Antonio Márcio Buainain. Silveira destaca que o assunto reflete as fortes mudanças na organização do agronegócio brasileiro e também no esforço para ampliar a gama de produtores rurais com acesso ao crédito. De acordo com o pesquisador, a dupla missão de criar instrumentos modernos de financiamento e promover a distribuição de renda no país, coloca a questão no centro do debate. O Fórum Permanente foi idealizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). A organização do tema foi feita pelo NEA.
Caixa Preta Autor da dissertação de mestrado “Abrindo a Caixa Preta: O financiamento da agricultura familiar no Brasil”, apresentada na Unicamp, Bittencourt chegou ao Ministério da Fazenda com 20 propostas para embasar a discussão sobre o sistema. Fez diagnóstico e avaliou eficiência e alcance do Programa.
De acordo com Silveira, Paulo Favaret deve focar basicamente, além das linhas de financiamento do banco, em torno de R$ 7 bilhões para a agricultura familiar, a questão da logística de transportes, um dos principais gargalos do agronegócio. Favaret foi participante ativo do Programa Modefrota para modernização da frota brasileira, principalmente no campo.
A abertura do Fórum será realizada pelo vice-reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, e pelo coordenador da Cori, Luiz Cortez. As inscrições podem ser feitas pelo endereço: www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-index.htm.
PROGRAMA
|
Data: dia 25, sexta-feira
9 h Abertura
9h30 Perspectivas de Financiamento da Agricultura e Agronegócio
Coordenador da mesa: Rinaldo Barcia Fonseca
Gilson Bittencourt (Ministério da Fazenda)
Paulo Favaret (BNDES)
Antonio Márcio Buainain (Unicamp) Debatedor
10h45 Debate
Local: Auditório da Biblioteca Central
|
|
|
|