Unicamp na mídia
O Globo
30 de maio- O matemático norte-americano Jerry Bona, da University of Illinois at Chicago, dos Estados Unidos, ministra curso sobre o fenômeno das ondas não-lineares até sexta-feira, dia 1º de junho, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp. O curso é financiado pelo programa Escola de Altos Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
Folha de S. Paulo
29 de maio - O vestibular da Unicamp vai ficar mais concorrido. Mudanças anunciadas ontem possibilitarão haver um número maior de estudantes na segunda fase do exame, principalmente em cursos de média procura, como engenharia de alimentos. A partir do próximo vestibular, todas as perguntas das provas terão o mesmo número de itens e a mesma pontuação, independentemente do grau de dificuldade, ajudando os alunos a atingirem a nota de corte. “Não estamos atrás de alunos treinados em resolver provas, mas dos que têm maior potencial para o ensino superior”, diz o coordenador-executivo da Comvest (comissão responsável pelo vestibular), Leandro Tessler. “Diminuímos os itens das perguntas para facilitar aos que não são muito ágeis, mas o exame não será mais fácil.”
EPTV.com
29 de maio - A Faculdade de Engenharia Química da Unicamp desenvolveu, depois de quatro anos de pesquisa, um secador, que poderá solucionar alguns problemas quanto à secagem de papel, que pequenas e médias cooperativas enfrentam todos os dias.
Globo.com (G1)
27 de maio - Desde 2003, pelo menos 95 políticos foram presos pela Polícia Federal em operações ou ações isoladas. Dos detidos, 60 estavam no exercício do mandato quando foram presos. Atualmente, a maioria está livre. Foro privilegiado - Na avaliação de Roberto Romano, professor de filosofia política e ética da Unicamp, o foro privilegiado é “uma arma”.
Revista Época
26 de maio - Um levantamento feito pelo professor Waldir José de Quadros, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, revela que está difícil mudar de classe social no Brasil. “É o que os números mostram”, diz Quadros. Para chegar ao resultado, o pesquisador comparou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) desde 1980. Em entrevista, ele explica como reverter essa situação.
Bom dia Bauru
26 de maio - Quase metade da população economicamente ativa do país cerca de 87 milhões de pessoas , tem mais de um emprego ou precisa fazer hora extra para completar sua renda mensal. São 4,2 milhões de trabalhadores com duas ou mais ocupações, mais de 32 milhões de pessoas com jornada superior a 44 horas semanais e outros 6,6 milhões de aposentados e pensionistas que continuam trabalhando. É o que mostra levantamento divulgado este mês pelo professor Márcio Pochmann, do Centro de Estudos de Economia Sindical e do Trabalho da Unicamp. Foram analisados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE.
Carta Capital
25 de maio - Um colírio à base de insulina, desenvolvido Unicamp, será produzido pela indústria farmacêutica Incrementha PD & I. A instituição de ensino assina na póxima segunda-feira, 28 de maio, o contrato de licenciamento da tecnologia com a empresa, que terá o direito de explorar comercialmente o produto. O medicamento é uma invenção do oftalmologista Eduardo Melani Rocha, que contou com a orientação do professor Lício Velloso, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.