| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 362 - 18 a 24 de junho de 2007
Leia nesta edição
Capa
Mortadela
Cartas
Saúde RMC
Infovia
Lousa digital
Patentes
Extrato fitoterápico
Chá
Produção de mel
Preconceito
Anestésico
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Portal no JU
Livro da semana
Teses digitais
Bexiga hiperativa
Fiel depositário
 


10

Unicamp na mídia

Rádio CBN

11 de junho - Para celebrar os 40 anos do Instituto de Biologia, a Unicamp promove a Primeira Exposição Nacional de Ilustrações Científicas. Sob a curadoria geral da União dos Ilustradores Científicos do Brasil, a exposição está percorrendo as principais cidades e capitais do país. No total são 84 trabalhos de 26 ilustradores brasileiros que retratam as áreas de botânica, zoologia, medicina e odontologia. A mostra pode ser conferida de graça até o dia 15 de junho na Biblioteca do Instituto de Biologia da Unicamp.

Correio Popular

10 de junho – A participação da indústria de transformação da Região Administrativa de Campinas, que compreende 90 municípios, no montante do valor adicionado fiscal (riqueza gerada com a produção e comercialização de bens) do Estado de São Paulo, quase dobrou em duas décadas. Entre 1980 e 2003, a região, que representava 15,16% do total, saltou para 26,76%. A região administrativa de São José dos Campos também teve saldo positivo com a interiorização: a participação cresceu de 5% para 10,75% entre 1980 e 2003. Os dados embasam análise realizada por um grupo de especialistas. Um dos organizadores é o diretor do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico (Cede) da Unicamp, Wilson Cano, no livro Economia Paulista, que foi lançado neste ano pela Alínea Editora.

ABN

10 de junho - As pesquisas conduzidas atualmente pela equipe da professora Silvia Nebra estão inseridas no Projeto Etanol, estudo desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico (Nipe) da Unicamp em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Na coordenação geral do trabalho está o físico Rogério Cerqueira Leite, professor emérito da Universidade. De acordo com um relatório já apresentado pelo Nipe, o Brasil teria condições de produzir, em 2025, álcool combustível suficiente para substituir 10% de toda a gasolina consumida no mundo. Isso equivaleria a algo como 205 bilhões de litros por ano.

Info Net

9 de junho - O deputado Valmir da Madereira fez pronunciamento na Assembléia Legislativa esta semana, sobre a possibilidade de produção de álcool carburante a partir da mandioca, produto que o seu município, Lagarto, destaca-se na produção em Sergipe. Diz ainda o parlamentar: “A novidade agora é na utilização da manipueira – resíduo líquido gerado na prensagem da mandioca, com alto teor de toxicidade, geralmente despejado nos rios e no solo – que começa a ganha novos tipos de aplicações”. Uma dessas superações de limite foi descoberta pelas pesquisadoras Gláucia Pastore e Gisele Nobre, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. As duas descobriram um processo para aproveitar a água derivada da prensagem de mandioca na produção de biossurfactantes.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP