Folha de S. Paulo
3 de junho - A Unicamp vai abrir oito cursos de graduação em seu novo campus em Limeira (151 km de SP), que está em construção, mas já começa a funcionar em 2009. A universidade prevê ainda a abertura de mais quatro cursos nos próximos anos no campus, mas sem data definida. De início, a implantação do campus seria em 2007, mas houve um impasse em relação ao repasse de verba. Hoje, 2,1958% do ICMS, principal imposto paulista, são passados à Unicamp. O reitor espera que isso aumente em 0,05% quando as mil vagas previstas no projeto estiverem implantadas -ainda sem data. A previsão orçamentária para a Unicamp em 2008 é de cerca R$ 1 bilhão.
3 de junho - Os estudantes cotistas na Universidade Federal de São Paulo têm desempenho semelhante aos demais durante a graduação em 21 dos seus 23 cursos. As duas exceções estão em carreiras na área de exatas. Outras instituições já divulgaram estudos que indicam que os beneficiados por ações inclusivas podem ter boas notas. Na Unicamp, que dá pontos no vestibular a alunos da rede pública, os beneficiados chegam a ter médias até mais altas na graduação. “Isso só ocorre porque tivemos liberdade. Fixar um projeto para todos é um erro”, afirma o coordenador da seleção, Leandro Tessler.
2 de junho - As mudanças climáticas previstas para este século, especificamente dentro das fronteiras do Brasil, vão redefinir a geografia da produção da biomassa. Este processo, portanto, terá um impacto significativo sobre a produção dos biocombustíveis, uma das grandes bandeiras do governo federal. “O mercado da produção de cana-de-açúcar [incluído também o que vai para os alimentos] deverá movimentar, em 2020, R$ 47,5 bilhões por ano”, afirma Hilton Pinto, da Unicamp, à Folha. Isso significa, em relação aos números da produção de cana de 2007, um aumento de 95,5%.
EPTV. com
3 de junho - O sono é uma das causas de acidente nas estradas e é comum os motoristas procurarem alternativas para afastar o risco de cochilar ao volante. Tomar remédios sem orientação e que mantêm a pessoa acordada por longo tempo, o chamado rebite, é um dos riscos. Mas um aparelho, que funciona como um alarme, também tem sido bastante procurado. O alarme anti-sono é fácil de encontrar e é motivo de críticas por especialista. “Ele não tira o sono da pessoa. A pessoa continua com sono e ao tombar a cabeça ela poder ter, antes disso, colidido o carro”, diz Celso Arruda, engenheiro mecânico da Unicamp. Ele diz que a indústria já desenvolveu aparelhos para evitar que o motorista durma ao volante, mas que são complexos e caros.
Rádio CBN
2 de junho - Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) comprovou a eficiência do própolis no combate à cárie. Uma variedade especial vem de uma planta conhecida como rabo de bugio, comum nos mangues do estado de Alagoas.O chamado própolis vermelho foi testado em laboratório e os exames mostraram atividades antimicrobianas.
Correio Popular
2 de junho - Na edição de 18 de maio, o Correio Popular trouxe uma interessante reportagem sobre o aumento das cirurgias plásticas entre os adolescentes. A matéria traz a opinião do dr. Marco Antônio de Camargo Bueno, cirurgião plástico e professor Unicamp, que faz oportunas considerações. Aponta o especialista a causa disso: “Hoje, o físico e a beleza são muito valorizados, não importa o que você é e sim como seu físico é. Desde cedo, as crianças aprendem isso”. E depois, com coragem e inegável mostra de bom senso, explica: “O adolescente se submete a qualquer coisa para ser aceito no grupo e é aí que mora o perigo. Os riscos devem ser bem mensurados pela família antes da cirurgia, porque o grau de insatisfação do pós-operatório é bem grande”.