A programação cultural do evento contempla desde melodias folclóricas da viola caipira aos improvisos do jazz dos grupos Quarteto Sonoro e Juan Megna Trio. Destaque para a noite de quarta-feira, dia 16/07, que será marcada pela apresentação do clarinetista e maestro Paulo Moura, convidado especial da Orquestra Sinfônica da Unicamp, regida pelo maestro Carlos Fiorini. Nesta mesma noite também estarão a Bateria Alcalina, do Instituto de Artes (IA), e o Coral Unicamp Zíper na Boca.
“Pretendemos mostrar a ligação existente entre ciência, tecnologia e arte”, diz Cida Godoy, responsável por reunir, no maior e mais representativo evento brasileiro que envolve ciência e sociedade, distintas e representativas expressões artísticas. Além das opções musicais, a programação contempla também apresentações cinematográficas, espetáculos de dança, montagens teatrais e exposições.
Entre as exposições, será possível conferir a obra de Machado de Assis na Biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) por meio da exibição de livros editados em vida e revisados pelo autor , viajar pela história do articulador, cientista e poeta Telmo Silva de Araújo e apreciar as gravuras e pinturas de George Rembrandt Gutlich, em Paisagens e Naturezas Mortas. As exposições serão montadas em diversos pontos da Unicamp e estarão abertas para visitantes das 9 às 17 horas.
Na dança, a Cia Bonita de Dança apresentará fragmentos de diversos espetáculos na sexta-feira, dia 18/07, às 12h30, no Departamento de Artes Corporais do IA. Já os grupos LUME (performance cênico-teatral), Troupe Per Tutti (espetáculo circense interativo) e Caixeiras da Guia (grupo de percussão) farão intervenções artísticas em espaços alternativos da universidade, sempre ao meio-dia. As exibições cinematográficas serão realizadas na Biblioteca do IEL, no Centro de Convenções e na Casa do Lago.
Para a abertura oficial da 60ª Reunião Anual da SBPC no Ginásio Multidisciplinar, dia 13/07, às 19 horas, Godoy reservou três atrações artísticas. A cerimônia começará ao som do espetáculo Caminhos Brasileiros, da Oficina Trompetando, e contará ainda com a apresentação híbrida de ritmos brasileiros, percussão, cordas, rabecas e música de câmara do Trio Carcoarco. O hino nacional será interpretado por Inaicyra Falcão.
A programação cultural completa, com locais e horários das atrações, pode ser conferida no site local do evento http://www.sbpc2008.unicamp.br. No mesmo endereço também é possível consultar o programa cultural da SBPC Jovem, especialmente escolhido para atrair e agradar o público infanto-juvenil. O evento jovem contará, inclusive, com um circo cultural, a ser montado na Faculdade de Educação Física (FEF).