Jornal da Unicamp Semana da Unicamp Assine o "Semana" Divulgue seu assunto Divulgue seu evento Divulgue sua Tese Cadastro de Jornalistas Mídias Sinopses dos jornais diários Envie dúvidas e sugestões |
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Confira a participação da Editora da
Unicamp na 16a. Bienal do Livro O cupando posição de destaque entre as editoras universitárias, a Editora da Unicamp participou este ano, pela sexta vez consecutiva, da 16ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 28 de abril a até 7 deste mês. Dividindo com outras editoras universitárias um estande de 816 m² o segundo maior da Bienal a Editora da Unicamp ocupou um espaço próprio de 80 m² e expôs sua produção de 595 títulos, entre eles 16 lançamentos, resultado de estudos, teses ou dissertações que viraram livro. Esta foi a primeira vez na história da Bienal do Livro que as mais destacadas editoras universitárias do país estiveram reunidas no mesmo espaço o estande do Livro Universitário. Juntas, colocaram à venda mais de três mil títulos por ano. A Editora da Unicamp integrou um pool que incluiu as editoras da USP, Unesp, UnB, UFMG, USC, de Bauru, UFRJ, Universidade Federal de Santa Maria, o Arquivo do Estado de São Paulo que trabalham em regime de co-edição com a Imprensa Oficial a editora da Fundação "Oswaldo Cruz" (Fiocruz) e a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Para o diretor-executivo da Editora da Unicamp, Luiz Fernando Milanez, a Bienal representa, hoje, um evento consagrado de estímulo à leitura. "Pelo volume de livros que pusemos à venda, conseguimos alcançar o nosso objetivo, atribuição básica da Universidade, que é produzir e socializar conhecimentos. E isso o fazemos através do livro, divulgando a nossa produção. Além disso, nossas obras contam também um pouco da história científica e tecnológica da América Latina", diz Milanez. Na abertura do evento, o vice-reitor da Unicamp Fernando Galembeck destacou o volume de lançamentos de alta qualidade e o fato de o livro universitário haver ocupado o segundo maior estande da Bienal. "Protagonizamos uma união fértil, das editoras universitárias e da Imprensa Oficial do Estado, que tem o poder de contribuir para o crescimento cultural, tecnológico, científico e artístico da sociedade brasileira", ressaltou. As editoras universitárias lançam aproximadamente três mil títulos por ano, o que representa quase 14% do mercado editorial brasileiro. Desde 1987 existe a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), que congrega 84 editoras e que inclui instituições de pesquisa como a Fiocruz, Embrapa, Ibama, Arquivo do Estado e outras. A maior parte delas com o tempo se profissionalizou, criando conselhos editoriais e projetos editoriais e de gerência em substituição a práticas pouco eficientes de administração e operação. Para Milanez, é um privilégio fazer parte da Bienal, uma das mais importantes feiras editoriais da América Latina e a terceira maior do mundo superada apenas pela Feira de Frankfurt e Book Expo America, dos Estados Unidos. "A feira também é uma fonte de bons negócios e ótima oportunidade para trocar informações, pois aqui circulam milhares de estudantes, livreiros, além de editores". Como publicar Uma obra só será considerada aprovada para edição se obtiver pareceres favoráveis e aprovação do Conselho. O livreto trata ainda de critérios de como os originais deverão ser apresentados: identificação da obra, epígrafe, dedicatória, prefácio, orelha e os detalhes dos elementos textuais que o autor deverá observar e até mesmo as normas criteriosas de revisão. |
© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP E-mail: webmaster@unicamp.br |