| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Enquete | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 213 - 19 a 25 de maio de 2003
.. Leia nessa edição
::Capa
::Comentário
::Lenda urbana
::Maturidade sexual
::Inovacamp
::Óleo de copaíba contra o
cancêr
::Polímetro de silício

::Novas tecnologias

::Biofilme comestível
::Bactérias tóxicas
::Dando voz
::Editora na bienal
::Painel da semana
::Teses da semana
::Biodiesel reduz poluição
::Os sonhos de Elaine
::Ver, ouvir e interagir
 

10


Painel da Semana

Seminários de Otimização - Os Seminários de Otimização, organizados toda segunda-feira pelo Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Imecc, são realizados às 14 horas, na Sala de Reuniões do DMA (121). Confira a programação do mês de maio: Dia 19 (segunda-feira), o tema será Estratégia Matrix-Free em Métodos Newton-Inexatos, com Júlia Toledo e dia 26, Sistemas KKT-parte 3, será proferida por Raul Vignau.

Formação pedagógica - Palestra "A formação pedagógica do professor universitário: a experiência da Unicamp", com professora Graziela Guisti Pachane (Instituto Superior de Ciências Aplicadas), no dia 20 (terça-feira), às 10 horas, na Sala de Defesa de Tese (Bloco C-2º Andar) da FE. Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior. Informações: eventofe@unicamp.br, (19) 3788-5565.

Universidade/Empresa - Prossegue o Ciclo de Palestras sobre Interação Unicamp/Empresa, organizado pelo Serviço de Apoio ao Estudante. No dia 20 (terça-feira) o representante da Solvay fará palestra, às 12h30 e 13h10, no Auditório da Biblioteca Central. Os temas a serem tratados são: ética profissional, responsabilidade social e perfil do profissional e da empresa.

Impactos da pesquisa - No dia 21 (quarta-feira), no Instituto Agronômico, serão apresentados os principais resultados de pesquisa do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências. Ao longo de mais de dois anos de pesquisa, foi desenvolvido ferramental metodológico para avaliação de impactos de programas tecnológicos, integrando quatro dimensões: econômica, social, ambiental e de capacitação (dimensões ESAC). O objetivo é o de fornecer um método que auxilie pesquisadores, gestores, analistas, entre outros, sejam de instituições públicas ou organizações privadas, na avaliação de projetos e na tomada de decisão.

Saúde e trabalho - O Departamento de Medicina Preventiva e Social da Unicamp promove, nos dias 21 a 23 (quarta a sexta-feiras), um curso sobre o Projeto Saúde e Trabalho no México e no Brasil construindo o Observatório das Américas, destinado aos profissionais de serviços, sindicalistas e técnicos envolvidos com saúde e ambientes de trabalho. Informações: helenocf@unicamp.br.

Saúde Ocupacional - Prossegue o Ciclo de Debates Tópicos em Saúde Ocupacional e Ambiental, dia 21 (quarta-feira), o tema será Coleta Seletiva no Município de Campinas, com os professores Waldyr Bizzo (FEM), José Benedito de Castro Henrique (Divisão de Meio-Ambiente/Unicamp), Alicio da Silva Bezerra (Cooperativa Barão). Dia 28 o assunto será Desenvolvimento do Mapa de Risco em uma unidade universitária: O Caso do Caism/Unicamp, com a professora Maria Cecília Benatti (FCM). O evento é sempre às 14h30, na Sala da Congregação do Instituto de Biologia. Inscrições gratuitas pelo e-mail:cipaib@unicamp.br ou www.ib.unicamp.br/cipa, telefones: (19) 3788-6349, 3788-6367.

Eventos FE - Mesas redondas "Construindo metodologia de investigação da prática" e "Formação de professores que dão aula de Matemática", com professora Celi Aparecida Espasandin Lopes (Escola Comunitária de Campinas) e "Investigando a própria prática em aulas de Matemática", com professora Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid (Colégio Dom Barreto), dia 22 (quinta-feira, das 9h30 às 12h30, na sala LL03 (Cempem) da FE. Dia 23 (sexta-feira), das 9 às 12 horas, no Salão Nobre da FE, colóquios "Sexualidades e identidades no contexto do movimento social" .

Financiamento mais rápido
A formação do nome - Duas interrogações sobre Machado Os pesquisadores da Unicamp que recebem auxílios de instituições estaduais de fomento à pesquisa agora contam com um órgão de apoio para os serviços burocráticos que envolvem o financiamento. A Pró-Reitoria de Pesquisa em convênio firmado com a Funcamp instalou uma Unidade de Apoio ao Pesquisador, que terá a competência de orientar os interessados nos processos de compras e realizar integralmente as prestações de contas obrigatórias, sem nenhum custo adicional.

O serviço, já em funcionamento na Funcamp, conta com uma profissional que estará prestando todo tipo de informação necessária nestes casos. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, professor Fernando Costa a idéia surgiu por uma reivindicação dos próprios docentes que perdiam muito tempo com o preenchimento de formulários e relatórios. "Sem contar o problema quando o interessado não estava familiarizado com a documentação". Ele estima que existam em torno de 400 projetos de pesquisa em andamento na Unicamp e poucas Unidades possui pessoal disponível para o serviço.

Inicialmente o trabalho irá contemplar os pesquisadores que coordenam projetos de pesquisa regulares (individuais) ou projetos temáticos financiados pela Fapesp. "Mas nada impede que o serviço seja ampliado futuramente, caso a demanda aumente com os casos de financiamento de instituições federais". O pró-reitor observa que o ponto de atendimento será uma extensão do trabalho desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa. "As orientações e aprovações dos termos de outorga continuará sob a responsabilidade da funcionária Olga Morales".
Como o serviço é facultativo, o interessado deverá fazer contato diretamente com Simone Waldow, responsável pelo atendimento, pelo telefone 3789-3777 ou e-mail: simone@funcamp.unicamp.br.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP