| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Enquete | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 213 - 19 a 25 de maio de 2003
.. Leia nessa edição
::Capa
::Comentário
::Lenda urbana
::Maturidade sexual
::Inovacamp
::Óleo de copaíba contra o
cancêr
::Polímetro de silício

::Novas tecnologias

::Biofilme comestível
::Bactérias tóxicas
::Dando voz
::Editora na bienal
::Painel da semana
::Teses da semana
::Biodiesel reduz poluição
::Os sonhos de Elaine
::Ver, ouvir e interagir
 

12


Produções do Departamento de
Multimeios recebem prêmios e são exibidos na televisão aberta


Para ver, ouvir e interagir


LUIZ SUGIMOTO


Por volta de 1850, 80% da população de Campinas era formada por negros. Para mantê-los sob controle, uma das medidas adotadas pelas autoridades brancas foi o corte do tendão dos escravos, porque a mutilação não os incapacitava para o trabalho e dificultava as fugas, além de inibir a temida arte da capoeira. Assim começam os depoimentos em "Benedito e Outros Casos", documentário narrando a trajetória da raça negra na cidade. No outro lado do túnel do tempo, "Dédalo no Labirinto" mostra a semelhança das cidades de Fritz Lang em "Metrópolis" e de Ridley Scott em "Blade Runner". Mas o urbanismo é apenas um dos temas de filmes de ficção científica comentados por pesquisadores da Unicamp e USP, cada um em sua área, como biotecnologia, informática, comunicação, máquinas e equipamentos.

Desde o inicio de suas atividades em fins da década de 1980, quando apresentava alguns vídeos e os chamados "programas audiovisuais", o Departamento de Multimeios do Instituto de Artes (IA) da Unicamp já acumulou um volume de projetos de reconhecida importância. São filmes e vídeos premiados e exibidos por todo o Brasil, projetos de navegação na internet por meio de sons, programas de televisão, novelas radiofônicas e até experimentos para avaliar a reação de galinhas quando ouvem o som de um digeridoo (instrumento de sopro dos aborígines australianos).

Para se limitar a produções que dirigiu ou coordenou, à frente de equipes trazendo em média oito alunos de pós-graduação, o professor Paulo Bastos Martins destaca, além de "Benedito e Outros Casos", que foi exibido em rede nacional pela TV Cultura, "O Catedrático do Samba", vídeo sobre o sambista Germano Matias e que arrematou os prêmios de Expressão Cultural e de Montagem no 6º Festival do Filme Universitário, promovido pela Universidade Federal Fluminense e o Centro Cultural do Banco do Brasil. Em 2002, "Cheia de Vida", vídeo adaptando um conto de Clarice Lispector, sob coordenação do professor Fernando Passos, ganhou o prêmio de Contribuição Artística.

O quadro publicado nesta página indica outros vídeos e filmes de boa repercussão. "Nosso estúdio não recebe apenas alunos de multimeios, mas também estagiários de outras unidades da Unicamp, da PUC de Campinas, Unip e de outras universidades da região. É uma produção bastante grande" diz Paulo Martins, ressaltando a participação importante de três funcionários do Estúdio de Multimeios: Celso Palermo, Roberto Roldan e Suzeleim Rodrigues.

Tal produção inclui o programa "Memória Expressa", levado ao ar há três anos pelo Canal Universitário, com 70% da equipe formada por estudantes.

Quanto a novelas radiofônicas, foram elaboradas sete, com transmissão pela Rádio Muda, sediada no campus. "Nessa área vivemos uma experiência interessante com a Rádio Ouro Verde, dos DICs (Distritos Industriais de Campinas). A emissora entrou no ar com um programa sobre viola caipira, produzido pelos alunos, no qual o mestre de cerimônias foi o músico Ivan Vilela. Descobrimos uma quantidade enorme de duplas de viola naquela região da cidade", conta Martins.

Sonoros - Em São João da Boa Vista, transeuntes convidados a entrar no Cine Ouro Branco ficaram por meia hora na sala totalmente escura, mas sem que nenhuma imagem passasse na tela. Eles apenas ouviram histórias e sons cotidianos como o de uma mulher no chuveiro, e outros episódios intercalados com hinos de clubes de futebol. "Com uma câmera de infravermelho, percebemos que as pessoas ficaram o tempo todo olhando para a tela vazia, em plena escuridão. O objetivo da experiência era mostrar que o som possui o mesmo poder da imagem", ilustra o professor.

Outra mostra experimental de som aconteceu na Semana de Comunicação da Unisal, em Americana. Em um dos eventos, os alunos e visitantes tocaram instrumentos musicais para galinhas, patos, marrecos, porcos, vacas e cavalos, que reagiram de maneiras diversas. "As vacas começaram a se afastar, os cavalos iam e vinham, as galinhas entraram em pânico e pularam o muro. Já o acordeão atraía de volta os cavalos, enquanto o digeridoo acalmava até as galinhas", lembra Paulo Martins.

ALGUMAS PRODUÇÕES


De Onde Vem Esse Garoto
15 minutos (1993)
Filme em que a história é montada de trás para frente, em homenagem ao cineasta russo Dziga Vertov, o primeiro a adotar este recurso no cinema. Direção de Antônio Moreno, como parte de sua dissertação de mestrado. Exibido no Centro Cultural do Banco do Brasil (RJ), no Instituto Cultural Itaú de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte, em circuitos alternativos e em Curitiba e Florianópolis.

O Catedrático do Samba
25 minutos (2000)
Filme em 16mm sobre o sambista Germano Matias, dirigido por Alessandro Gamo e Noel Carvalho e produzido com apoio do Faep e da ECA/USP. Participou do Festival de Kiev e do 11º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Exibido na TV Cultura, TV Globo (Programa do Jô) e TV Record (Boris Casoy, Passando a Limpo). Recebeu o Prêmio de Expressão Cultural e de Montagem no 6º Festival de Cinema Universitário.

Benedito e Outros Casos
58 minutos (1994/1995)
Vídeo contando a história dos negros em Campinas no decorrer do século 20, sob uma visão internacionalizada da questão racial. Foi exibido em rede nacional pela TV Cultura, pela NET local e em canais universitários de Campinas, São Paulo e Porto Alegre. Projeto aprovado com méritos pelo Faep (Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa).

Vaccarini em Altinópolis
22 minutos (1994/1995)
Vídeo sobre as obras do escultor e artista plástico Bassano Vaccarini, que estão espalhadas pela pequena Altinópolis, tornando esta cidade paulista parecida com uma galeria de arte. Altinópolis fica na região de Brodósqui e Batatais, chamada de “circuito Portinari”. É uma co-produção com o Centro de Cultura e Arte da PUC de Campinas.

Dois Bairros, Duas Identidades
58 minutos (1998)
Documentário em vídeo do projeto de pesquisa realizado pelo Centro de Memória da Unicamp (CMU) sobre os dois primeiros bairros formados em Campinas: o Cambuí com sua elite e a Vila Industrial com seus operários. O vídeo participou da 6ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, no Rio de Janeiro, e de encontros sobre História Oral em Mariana (MG) e Belém (PA).

Um Sorriso no Ar
25 minutos (1992)
Vídeo sobre a participação das mulheres no início da televisão brasileira. Mostra as primeiras atrizes e também as garotas-propaganda que anunciavam os produtos ao vivo, diariamente (ainda não havia videoteipe). Parte da dissertação de mestrado de Flailda Siqueira, o vídeo foi realizado por alunos de pós-graduação.

Margens da Palavra
13 minutos (1997)
Vídeo sobre o Hospital Psiquiátrico Cândido Ferreira, em Sousas, distrito de Campinas, e que depois integrou a instalação “Loucos são os Outros”, selecionada para o 4º Festival Internacional de Escolas de Cinema realizado no México.

Dédalo no Labirinto
90 minutos (2001)
Vídeo que intercala trechos de filmes de ficção científica com depoimentos de cientistas e pesquisadores da Unicamp e da USP, a respeito de questões futuristas como biotecnologia e informática, urbanismo, relação homem-máquina, realidade virtual e comunicação. Entre os filmes citados estão “Metrópolis”, “Matrix”, “Blade Runner”, “2001, Uma Odisséia no Espaço”, “Gattaca” e a trilogia de “Guerra nas Estrelas”.

Hilda (Humana) Hilst
52 minutos (2002)
Sobre vida e obra da poetisa, escritora e dramaturga Hilda Hilst, trazendo depoimentos e de pessoas próximas como o assessor José Mora Fuentes. O vídeo foi lançado na TV Unicamp no Dia Internacional da Mulher.

Dedo de Prosa
23 minutos (2002)
Sobre cultura de boteco, que terá sua pré-estréia ainda neste semestre, em um dos botecos de Campinas.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP