Qual é o seu tipo
científico-tecnológico?
RENATO DAGNINO
Na semana passada, para motivar meus alunos de graduação da disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade a praticarem os conceitos de construção social da tecnologia, determinismo tecnológico, neutralidade da ciência etc, sugeri a eles um exercício. Tratava-se de submeter um professor, um colega ou eles mesmos, a um teste, semelhante aos que aparecem naquelas revistas que lemos nos consultórios.
Baseado na pergunta-título deste artigo, o teste admitia quatro opções de resposta dispostas segundo o gráfico abaixo, inspirado nos trabalhos dos professores Andrew Feenberg e Hugh Lacey.
O eixo vertical representa, na parte superior, a perspectiva que considera a tecnologia como neutra, isto é, livre dos valores (ou interesses) econômicos, políticos, sociais ou morais dominantes numa dada sociedade. Na parte inferior, a que a entende como condicionada por esses valores. Segundo a perspectiva neutra, o resultado material da tecnologia, um dispositivo técnico qualquer, é simplesmente uma concatenação de mecanismos causais “que pode ser usado para o bem ou para o mal”. Já para a perspectiva que entende a tecnologia como condicionada por valores, ele, enquanto entidade social, tem um modo especial de carregar valores em si próprio e a reforçá-los.
No eixo horizontal se representa, à esquerda, a perspectiva que considera a tecnologia como autônoma e, à direita, a que a entende como controlada pelo Homem. De acordo com a primeira, a tecnologia, apoiada na ciência e no método científico e em busca da eficiência crescente, teria suas próprias leis imanentes, seguindo uma trajetória linear e inexorável, governada por esse impulso endógeno. A sociedade apenas aceitaria seus impactos e tentaria tirar dela o melhor proveito. Segundo a última, a sociedade estaria em condições de decidir em cada momento como a tecnologia se desenvolverá. Dela dependeria o próximo passo da evolução dos sistemas técnicos.
A combinação das quatro perspectivas, duas a duas, dá origem aos quatro “tipos científico-tecnológicos” representados em cada um dos quadrantes delimitados pelos dois eixos.
Como cada tipo científico-
tecnológico vê a tecnologia?
O teste - Qual é o seu tipo científico-tecnológico? - consistia em classificar a pessoa num dos quatro tipos. Para isso, dei como referência adicional a descrição de cada um deles reproduzida abaixo.
O primeiro tipo, que combina as perspectivas do controle humano da tecnologia e da neutralidade de valores, é o dos Instrumentalistas. Apesar de serem herdeiros do iluminismo e positivismo, eles expressam uma visão contemporânea que concebe a tecnologia como uma ferramenta gerada pela espécie humana (em abstrato e sem qualquer especificação histórica ou que diferencie os interesses de distintos segmentos sociais) através de métodos que, ao serem aplicados à natureza, asseguram à ciência atributos de verdade e, à tecnologia, de eficiência. Dado que pode atuar sob qualquer perspectiva de valor, o que garante o seu uso (e também a sua orientação) “para o bem” é algo estranho ao mundo do conhecimento científico-tecnológico e dos que o produzem: a “Ética”. Só se esta não for respeitada pela sociedade, esse conhecimento poderá ter implicações indesejáveis.
O segundo tipo, que combina autonomia e neutralidade, é o dos Deterministas. Segundo eles, sua visão decorre da interpretação do que Marx escreveu no final do século 19. O avanço contínuo e inexorável da tecnologia (ou, no seu jargão, o desenvolvimento das “forças produtivas”) seria a força motriz da história que, pressionando as “relações técnicas e sociais de produção”, levaria a sucessivos e mais avançados “modos de produção”. Para eles, a tecnologia não é controlada pelo Homem; é ela que, utilizando-se do avanço do conhecimento do mundo natural, verdadeiro e neutro, molda (e empurra para um futuro cada vez melhor) a sociedade mediante as exigências de eficiência e progresso que ela estabelece. A tecnologia que serve ao “capital” e oprime a “classe operária” é a mesma que, apropriada por ela depois da “revolução”, a “liberaria” e construiria o ideal do “socialismo”.
O terceiro, que entende a tecnologia como dotada de autonomia e intrinsecamente portadora de valores, é o dos Substantivistas. Eles compartilham a crítica do marxismo tradicional feita pela Escola de Frankfurt a partir da década dos sessenta. Segundo ela, enquanto a idéia de neutralidade atribui à tecnologia a busca de uma eficiência (abstrata mas substantiva), a qual pode servir a qualquer concepção acerca do modo ideal de existência humana, o compromisso com a concepção capitalista dominante (que embora pareça natural e única, é ideologicamente sustentada), faria com que seus valores fossem incorporados à tecnologia (capitalista). Em conseqüência, ela não poderia ser usada para viabilizar propósitos de indivíduos ou sociedades que patrocinem outros valores. Ela carregaria consigo valores que têm o mesmo caráter exclusivo das religiões que estipulam as crenças, orientam a conduta e conformam o inconsciente coletivo de grupos sociais. A tecnologia capitalista tenderia inevitavelmente a se afinar com os valores imanentes da “sociedade tecnológica”, como a eficiência, o controle e o poder. Valores divergentes alternativos - não conseguiriam nela sobreviver ou prosperar, tal o poder de determinação da tecnologia.
Os Substantivistas (radicais e pessimistas) se diferenciam dos Deterministas. Estes, ao aceitar que a tecnologia, por não ser portadora de valores, é o servo neutro de qualquer projeto social, idealizam um final sempre feliz para a história da espécie.
O quarto tipo, por designar um grupo em formação não tem ainda um nome. Como os que estão formulando o conjunto de idéias que eles defendem o chamam de Teoria Crítica, denominamos esse tipo de Críticos. Eles combinam as perspectivas da tecnologia como humanamente controlada e como portadora de valores. Concordam com o Instrumentalismo (a tecnologia é controlável), mas reconhecem, como o fazem os Substantivistas, que os valores capitalistas conferem à tecnologia características específicas, que os reproduzem e reforçam, que implicam conseqüências social e ambientalmente catastróficas, e que inibem a mudança social. Mas, ainda assim, vêem na tecnologia uma promessa de liberdade. O problema não estaria no conhecimento como tal, mas no pouco êxito que temos tido até o momento em criar formas institucionais que, explorando a ambivalência (graus de liberdade) que possui o processo de concepção de sistemas tecnológicos e resignando-se a “não jogar a criança com a água do banho”, permitam o exercício do controle humano coletivo e socialmente equânime - sobre ela.
Segundo os Críticos, a tecnologia atualmente existente (ou dominante) “emolduraria” não apenas um estilo de vida, mas muitos outros possíveis. Cada um refletindo diferentes escolhas de projeto tecnológico e diferentes extensões da mediação sócio-técnica. Todos os quadros de um museu têm molduras, mas não é por isso que eles estão ali. As molduras são limites e suportes para o que elas têm em seu interior. A eficiência é uma moldura (valor formal) que pode carregar tipos diferentes de valores substantivos. Para a Teoria Crítica, a tecnologia não é vista como ferramenta, mas como suporte para estilos de vida.
A tecnologia não é percebida como uma ferramenta capaz de ser usada para qualquer projeto político como pensam, otimisticamente, os Deterministas. Nem como algo que deve ser usado e orientado pela “Ética”, como ingenuamente querem os Instrumentalistas. Tampouco como um apêndice indissociável de valores e estilos de vida particulares, privilegiados em função de uma escolha feita na sociedade, como os Substantivistas. Segundo eles, desde que “reprojetada” e submetida a uma “instrumentalização secundária” com características “democráticas”,e mesmo a uma “racionalização subversiva”, ela pode servir como suporte para estilos de vida alternativos. Abre-se, assim, um largo espectro de possibilidades para pensar estes tipos de escolhas, questioná-las, e submeter sua tradução em projetos e desenvolvimentos tecnológicos a controles mais democráticos.
E então, qual é o seu tipo tecnológico? Se quiser entrar na nossa estatística, responda pelo e-mail: mailto:rdagnino@ige.unicamp.br.