Leia nesta edição
Capa
Artigo
Fim à gasolina adulterada
Economia fluminense
Combate à exploração sexual
Para o MÍNIMO voltar a
   ser GRANDE
Guitarra brasileira
Coros infantis
Processamento do
   presunto cru
Fungos em frutas secas
Congresso de leitura
Painel da semana
Oportunidades
Teses
Estante
Exercícios na água
Língua de sinais
Ilha dos hermafroditas
 

10

Congresso de leitura prorroga inscrições até 9 de maio

ISABEL GARDENAL

Norma Sandra de Almeida Ferreira, da diretoria da ALB: 15 seminários estarão ocorrendo simultaneamente ao congresso (Foto: Neldo Cantanti)Pensem nas crianças mudas telepáticas. Pensem nas meninas cegas inexatas. Pensem nas mulheres rotas alteradas ... Com este lema inspirado nos versos "A rosa de Hiroshima", de Vinícius de Moraes, será aberta a 15ª edição do Congresso de Leitura (Cole) do Brasil nos dias 5 a 8 de julho na Unicamp. Trata-se do maior congresso de leitura do país, que congrega participantes de várias regiões e convidados internacionais. Neste ano, as inscrições das comunicações foram prorrogadas, novamente, até 9 de maio e dos ouvintes até 1º de julho, que podem ser feitas na Associação de Leitura no Brasil (ALB), sediada na Faculdade de Educação (FE), ou por depósito bancário, cuja ficha de inscrição está disponível no site da ALB. As inscrições poderão ser realizadas através dos e-mails secretaria@alb.com.br ou cole.alb@uol.com.br.

A abertura Cole será no dia 5 de julho, às 9 horas, com palestra do escritor Bartolomeu Campos Queiroz. Organizado pela ALB, FE, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Secretaria Municipal de Educação de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), o evento ocorre bienalmente e é prestigiado por educadores, bibliotecários, historiadores, pesquisadores, professores e universitários, entre outros participantes.

"O Cole recebeu conceito 'A' na Capes, na última avaliação", comemora Norma Sandra de Almeida Ferreira, uma das organizadoras do evento e membro da diretoria da ALB. Neste ano, segundo ela, 15 seminários estarão ocorrendo simultaneamente ao congresso. Serão abordados temas como a educação de jovens e adultos, biblioteca, letramento e alfabetização, leitura e escrita nas sociedades indígenas, mídia, educação e leitura. Por questões espaciais, quatro seminários serão realizados na PUC-Campinas, no Centro de Linguagem e Comunicação (campus 1).

Além disso, na Unicamp acontece a Feira do Livro, que promoverá um encontro com autores dos livros e momentos de autógrafos. Os livros, com títulos da área de educação, estarão expostos no Centro de Convenções durante todos os dias de Cole. "A ALB tem se preocupado constantemente com a leitura. O tema não passa somente pela transformação das pessoas, mas também social. Buscamos o acesso à leitura, aos bens da cultura e aos lugares onde os objetos da cultura circulam, para minimizar as desigualdades", afirma Norma. Mais informações pelo telefone 19-3289-4166.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
Foto: DivulgaçãoA sexualidade em PompéiaFoto: Antônio ScarpinettiConsumo de água asm escolasFoto: Antoninho Perri"Era do cobre" nos CarajásReforma Universitária (Foto: Antoninho Perri)Reforma UniversitáriaLume, 20 anos (Foto: Lume/Divulgação)