Unicamp na Mídia
Folha de S. Paulo
10 de maio - A Folha promove amanhã o debate “Ensino superior e inclusão social”, em que se discutirão as demandas do ensino superior do futuro e como transformá-las em instrumento de inclusão social. Estarão à mesa participando do debate os reitores da USP, Adolpho José Melfi, e da Unicamp, José Tadeu Jorge.
O Estado de S. Paulo
8 de maio - Iniciativas aqui e ali têm derrubado a idéia recorrente de que os brasileiros não doam seu dinheiro para universidades onde estudaram. Para o projeto de restauro do prédio da Faculdade de Medicina, a Universidade de São Paulo (USP) já captou R$ 25 milhões com ex-alunos e empresários. Tudo isso ainda é raro no Brasil. São poucas as associações de ex-alunos já formadas. De olho na aprovação do projeto de lei, o recém-empossado reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, já planeja mudar essa história.
Radiobrás
9 de maio Apesar da cultura e do idioma dificultarem o incremento dos negócios entre países árabes e América do Sul, a logística de transportes é considerada prioritária para intensificar as relações comerciais. Na avaliação do coordenador do Curso de Diplomacia Econômica da Unicamp, Mário Ferreira Presser, aos árabes também interessa diversificar parcerias e, especialmente, obter reconhecimento internacional.
Correio Popular
9 de maio - Na última década, o cinema latino-americano conseguiu sair da invisibilidade e vem servindo como exemplo de vigor e originalidade tanto na Europa quanto nos Estados Unidos onde, no ano passado, foi refilmado o thriller argentino Nove Rainhas, de Fabián Bielinsky, sem, contudo, conseguir superá-lo. Para Fernão Ramos que é professor do Departamento de Multimeios da Unicamp Argentina, México e Brasil são os países que possuem filmografias com maior tradição na América Latina e que “precisam começar a dialogar entre si”.
7 de maio - O número de veículos sem defeitos que passam pela inspeção veicular obrigatória depois de serem recuperados de acidentes cresceu substancialmente nos últimos 15 anos, conforme relatório do Departamento de Normalização e Inspeção (DNI) do Centro de Tecnologia da Unicamp. Em 1995, apenas 12% dos veículos eram aprovados na primeira inspeção. No ano passado, 87% não apresentaram defeitos.
Globo.com
6 de maio - A quinôa é um alimento tão nutritivo que seu consumo é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Até os astronautas a ingerem no espaço. Esse grãozinho poderoso está começando a chegar ao Brasil. É uma planta típica das terras altas dos Andes sul-americanos. Aparece no Peru, Chile, sul do Equador, Bolívia e México. No estúdio, Ana Maria conversou com o professor Jaime Farfan, da Unicamp, um dos maiores estudiosos de quinôa no Brasil.