Cartas
Academia
Na matéria sobre minha eleição para a Academia Brasileira de Ciência, o Jornal da Unicamp apresentou um breve resumo de meu currículo. Há aí, contudo, um pequeno erro que gostaria que fosse corrigido. O projeto de pesquisa a que a matéria se refere não foi feito em “colaboração com a Fundação Rockfeller”. Foi um projeto que desenvolvi individualmente a partir de uma bolsa que recebi, competindo com outros pesquisadores latino-americanos, da John Simon Memorial Foundation (1983).
Atenciosamente, Leôncio Martins Rodrigues
Meio ambiente
Muito interessantes e relevantes as informações fornecidas pela professora Anne Helène Fostier. Precisamos ficar mais conscientes sobre nossa responsabilidade ambiental a respeito do mercúrio, procurando reciclar adequadamente os produtos que utilizamos e que jogamos no lixo comum, ao final de suas vidas úteis, tais como baterias/pilhas, lâmpadas fluorescentes, amálgamas dentárias etc.
Rui Fragassi Souza
Sexualidade e história
Excelente a matéria sobre a tese de mestrado da jovem historiadora Marina Regis Cavicchioli. Os resultados apresentados, bem como todo o minucioso trabalho de pesquisa, revelam, além de um novo olhar sobre a sexualidade e a história, um talento e determinação incomuns.
Fica claro, para quem lê a notícia, que Marina se dedicou à pesquisa de maneira apaixonada e obstinada. Parabenizo a Unicamp, o orientador Pedro Paulo Abreu Funari e, especialmente, a autora da tese, Marina Regis Cavicchiolli. Como estudante de desenho industrial da Universidade de Brasília, procuro me espelhar em exemplos como o de Marina para minha formação acadêmica e profissional.
Marcelo F. Campos
Piadas
Parabenizo a divulgação de relevante estudo feito por Gustavo Conde, que analisa cientificamente algo tão banal quanto vital em nossa vivência. Ai de nós se não fosse o humor.
Janete Santos, professora de Língua Portuguesa da UFT
Pirenópolis
Muito boa a matéria que abordou o resgate da arquitetura de Pirenópolis. Sou goiana e sempre tive muito orgulho do nosso patrimônio. Trabalho em uma escola que também valoriza a nossa história. Excelente trabalho e oportuna escolha temática.
Agda Oliveira, professora