Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 242 - de 1º a 07 de março de 2004
Leia nessa edição
Capa
Artigo: crescimento e emprego
Trabalho: virado do avesso
Juniores: um grande negócio
Os melhores talentos
A vida acadêmica pulsando
Unicamp: ensino e pesquisa
Unicamp: do sonho à realidade
Biogás: potencial energético
Painel da semana
Unicamp na mídia
Oportunidades
Teses da semana
Estudantes latino-americanos
Histórias que estão no gibi
 

6

Vida acadêmica pulsa nos campi
Alunos da Unicamp contam com inúmeras atividades extracurriculares

PAULO CÉSAR NASCIMENTO

A Unicamp integra um enorme espectro de saberes e acontecimentos. O espaço acadêmico não se restringe à sala de aula e há, nos campi, incontáveis possibilidades de convívio e de obtenção de novos conhecimentos, as quais o aluno deve aproveitar ativamente para buscar a formação integral.

Freqüentar cursos extracurriculares, palestras e seminários, desenvolver projetos de iniciação científica, participar de empresas juniores, usar as bibliotecas, batalhar um estágio no exterior, praticar esportes, participar de eventos culturais e de ações sociais, fazem parte da rotina acadêmica do estudante, que vivenciam plenamente as inúmeras oportunidades de crescimento que a Universidade oferece.

Entre as atividades disponíveis há os cursos do Centro de Ensino de Línguas (CEL). O centro oferece cursos regulares e gratuitos de nove idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, hebraico e russo, além de português para estrangeiros. Embora a prioridade seja para alunos de graduação, as vagas são limitadas.

Para quem gosta de cantar e tocar, o coral universitário Zíper na Boca, do Instituto de Artes (IA), abre periodicamente inscrições para novos integrantes. Não é necessário ser aluno do Instituto, mas o candidato deverá ter alguma noção de canto-coral e disposição para aprender. Também não é necessário experiência para participar da Unibanda, projeto comunitário da Unicamp para a formação musical através de bandas.

Durante o ano letivo ocorrem ainda muitas atividades artísticas e culturais no campus, geralmente no horário do almoço, como o “Unidança”, mostra de trabalhos dos alunos do Departamento de Artes Corporais, no auditório do Instituto de Artes (IA), com entrada franca.

Intercâmbios com o exterior proporcionam ao aluno a chance de aprimorar seus conhecimentos no exterior e projetos de iniciação científica ensinam o aluno a pesquisar. Informações sobre oportunidades de bolsas, estágios, cursos e eventos fora do país podem ser obtidas no SAE (ler matéria nesta página).
E como ninguém é de ferro, a Faculdade de Educação Física (FEF) proporciona ao aluno a oportunidade de desenvolver uma série de atividades esportivas, entre as quais destacam-se esportes tradicionais, como futebol, natação, voleibol e basquetebol até práticas não-convencionais, como dança de salão, dança do ventre, capoeira e escalada. A FEF ministra ainda cursos de extensão em jiu-jitsu, judô, karatê e tai-chi-chuan, e aulas de ginástica, ginástica localizada, ginástica natural adaptada para iniciantes, condicionamento físico e musculação.

Saúde e alimentação
Além da infra-estrutura própria de um centro de ensino e pesquisa, a Cidade Universitária Zeferino Vaz oferece aos que nela circulam variada gama de serviços.
Incorporado ao Complexo Hospitalar da Unicamp, o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) presta assistência médica e odontológica gratuita aos alunos. Atende também nas áreas de fisioterapia, doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, hipertensão arterial, ginástica laboral e orientação nutricional. Nas emergências ou necessidade de atendimento em finais de semana e no período noturno, o estudante poderá utilizar o Pronto Socorro do Hospital de Clínicas. Para ser atendido por qualquer um dos serviços relacionados, é necessário levar a carteira estudantil e o RG. Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 7:00 às 19:00h.

Para alimentação, dois restaurantes universitários atendem alunos, funcionários e professores do campus. Próximo à Biblioteca Central, um dos restaurantes atende com bandejões no almoço (10h30 às 14h00) e jantar (17h30 às 19h30). Os usuários também encontram opções como proteína de soja, arroz integral e saladas sem tempero em um balcão de atendimento self-service. O outro, perto do prédio da administração da Unicamp, abre somente para almoço das 11h30 às 14h00. Neste, o sistema é self-service e os usuários utilizam pratos em vez dos bandejões. A única diferença é a forma do serviço. As refeições em ambos são idênticas.
A infra-estrutura para alimentação no campus é composta ainda de cantinas, geralmente acopladas às unidades de ensino e pesquisa. Além de lanches rápidos, a maioria serve refeições. Existem também restaurantes que servem comida por quilo. As unidades de Limeira e Piracicaba possuem refeitórios próprios.

Galerias e acervos guardam documentos originais de coleções particulares, como a de Hércules Florence, o pai da fotografia, que morou em Campinas, e podem ser visitados. Há também o arquivo Edgard Leuenroth, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o Arquivo Central e o Centro de Documentação “Alexandre Eulálio”, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), onde está o acervo pessoal do escritor Oswald de Andrade.

Na parte inferior do Ginásio Multidisciplinar fica o Centro de Convenções da Unicamp, com três auditórios dotados de recursos multimídia e um total de 800 lugares, onde se realizam eventos científicos e culturais. Nas unidades de ensino e pesquisa existem outros auditórios, porém menores, usados para eventos locais.
Agência dos Correios e postos bancários do Banespa, Banco Real, Banco do Brasil e Nossa Caixa também estão entre os serviços que o estudante encontra no campus.

DAC
Outro importante órgão da infra-estrutura universitária colocada à disposição dos alunos é a Diretoria Acadêmica (DAC). É a DAC que responde pela expedição de todos os documentos acadêmicos, entre atestados, históricos escolares, certificados e diplomas, e por uma série de procedimentos internos, como matrículas, alterações de matrícula, trancamentos, desistências de disciplinas e transferências. O órgão também fornece os horários das disciplinas e o Manual do Aluno com a legislação da

Unicamp para a vida acadêmica.
Para algumas situações o contato do aluno com a DAC pode se dar através da Internet (site www.unicamp.br/prg/dac). Além de um conjunto de informações úteis à rotina acadêmica, o site oferece ao aluno a oportunidade de obter o “Catálogo dos Cursos de Graduação”, editado anualmente com os currículos plenos dos cursos, sugestão para cumprimento do currículo pleno e ementas das disciplinas.
A DAC está localizada na Praça Central do campus, no andar térreo do Ciclo Básico II, próximo à Biblioteca Central (BC) e ao Restaurante Universitário II. Funciona das 8h30 às 21:30. Telefone: (19) 3788-6417.

Moradia Estudantil
O Programa de Moradia Estudantil da Unicamp tem por finalidade garantir estada gratuita e de qualidade para estudantes que comprovem não ter renda familiar suficiente e cujas famílias não residam em Campinas e região.
Alunos atendidos pelo programa moram em um conjunto residencial com 253 unidades habitacionais, capazes de comportar por volta de 1.000 moradores, em uma área construída de 22 mil metros quadrados, localizado a 6 quilômetros do campus. Existem ainda 13 salas de estudo, quatro centros de vivência e um campo de futebol.

Os candidatos submetem-se a um processo de seleção, que obedece exclusivamente a critérios socioeconômicos, e compreende a entrega de uma série de documentos e entrevistas com assistentes sociais do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), no prédio da Diretoria Acadêmica (DAC), localizada na Praça Central do campus, no andar térreo do Ciclo Básico II, próximo à Biblioteca Central (BC) e ao Restaurante Universitário II.
Mais informações no site http://www.prg.unicamp.br/moradia ou pelos telefones 3289-0755, 3788-7328, 3788-6548, 3788-6532 e 3788-6507.

Bibliotecas
O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) é constituído pela Biblioteca Central e por 18 bibliotecas seccionais, alocadas nas faculdades, institutos e colégios técnicos. Na Biblioteca Central encontra-se uma coleção multidisciplinar, principalmente destinada aos cursos de graduação; nas bibliotecas setoriais o usuário pode consultar acervos bibliográficos especializados nas diversas disciplinas oferecidas pelas unidades.

Por meio da Biblioteca Digital, o SBU coloca à disposição da comunidade universitária, em formato eletrônico, um completo acervo de teses, artigos, revistas, registros sonoros e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio-cultural.

O SBU também oferece outros serviços, como o acesso à Internet com finalidade acadêmica, cópias de documentos integrantes das coleções e solicitação de materiais bibliográficos arquivados em outras bibliotecas nacionais e estrangeiras.
Para facilitar o trabalho de pesquisa dos usuários que estão elaborando teses, monografias, projetos de iniciação científica ou outras atividades curriculares e extra-curriculares, o SBU criou o Programa de Integração e Capacitação de Usuários, composto por quatro módulos instrucionais e ministrado por bibliotecários.
Mais informações: www.unicamp.br/bc ou telefone 3788-6486.

-------------------------------------------------------

Confira os serviços do SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), principal órgão de apoio ao estudante na Unicamp, atua em várias frentes de assistência estudantil, por meio do gerenciamento de bolsas-auxílio; orientações educacional, jurídica e psicológica; assistência social; apoio a projetos acadêmicos e sociais; programa de intercâmbio de estudantes no exterior, entre outros. É também o órgão responsável pela gestão de estágios na Universidade. O SAE tem como missão prestar apoio ao estudante por meio de ações, projetos e programas, procurando atendê-lo em suas necessidades, para que possa desenvolver suas atividades , visando a excelência na sua formação integral, pautada nas responsabilidades ética e social.

No dia 1º de março, das 8h00 às 21h00, o SAE disponibilizará estandes em todas as unidades que oferecem cursos de graduação para receber os ingressantes, divulgar os serviços do órgão e prestar as primeiras informações específicas de cada unidade. Organizada com apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), dos bancos Banespa e Real, a recepção contará ainda com a participação do Cecom (Centro de Saúde da Comunidade), que realizará exames preventivos de hipertensão, diabetes, câncer bucal e fornecerá orientação sobre escovação dentária nos prédios dos Ciclos Básicos I e II, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e no Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), em Limeira.
Durante a recepção aos calouros o SAE estará funcionando no prédio da Diretoria Acadêmica (DAC), localizada na Praça Central do campus, no andar térreo do Ciclo Básico II, próximo à Biblioteca Central (BC) e ao Restaurante Universitário II.
Conheça as características dos programas gerenciados pelo SAE.

Bolsas-Auxílio
Bolsa-Trabalho - Auxilia o estudante de graduação com dificuldades financeiras. A seleção, realizada anualmente, baseia-se em critérios socioeconômicos. O aluno beneficiado deverá colaborar em atividades de cunho específico, como aprimoramento técnico na sua área de conhecimento, apoio à docência, ou ainda em projetos sociais como alfabetização, desenvolvimento comunitário, sempre com orientação de um professor.

Bolsa Alimentação e Transporte - É destinada à alimentação e ao
transporte de estudantes com dificuldades em se manter economicamente.
Aqui também critérios socioeconômicos determinam a concessão.
Bolsa Emergência - Atende a estudantes que estejam passando por dificuldades econômicas emergenciais. O pedido passa por análise do Serviço Social e o estudante que a recebe, em contrapartida, colabora por um mês em alguma atividade da Universidade, à semelhança da Bolsa-Trabalho.
Bolsa-Pesquisa Unicamp - Busca incentivar estudantes a participarem de atividades de iniciação científica. A seleção, baseada em critérios de mérito acadêmico, é realizada por um Comitê Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).
Bolsa-Pesquisa Empresa - Possibilita o desenvolvimento de projetos de pesquisa de interesse mútuo (empresa, professor-orientador e aluno). As bolsas são fomentadas pelo setor produtivo e cabe ao SAE sua administração, atuando como facilitador nas relações administrativas entre a empresa e a Universidade.

Serviços de Orientação
Serviço Social - Faz atendimento, entrevistas e acompanhamento de alunos-bolsistas. Para os estudantes em geral, realiza orientação social e encaminhamento aos serviços de orientação educacional, jurídica e psicológica do órgão.
Orientação Educacional - Orienta e assessora o estudante na área acadêmica e nas dúvidas sobre a escolha profissional, proporcionando maior conhecimento de suas potencialidades e do ambiente em que está inserido.

Orientação Jurídica - Possibilita ao estudante esclarecimentos nas mais diversas áreas do Direito, como cível, penal, imobiliário, trabalhista, defesa do consumidor e comercial.

Orientação Psicológica - Acolhe o aluno e, se for o caso, faz a triagem e o encaminhamento para o Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe).

Estágios e Intercâmbios
Estágios - O SAE é o órgão da Unicamp gerenciador de estágios, obrigatórios ou não. Cabe-lhe a interlocução entre as organizações e as coordenações dos cursos de graduação para viabilizar estágios. Para tanto, mantém contato contínuo com empresas para captação de novas ofertas.
Intercâmbio com o Exterior - Proporciona aos estudantes a oportunidade de aprimoramento no exterior. É desenvolvido em conjunto com o The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (Iaeste). O SAE mantém ainda, em conjunto com a Coordenação de Relações Internacionais (Cori) da Unicamp, parceria com a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), que proporciona intercâmbios com países do Mercosul.

Programas complementares
Atividades culturais - Entre elas merece destaque os eventos do POESAE (Poesia e SAE) em que são apresentados poemas produzidos por alunos e também exibições de dança e música.
Ciclo de palestras - São promovidos eventos que envolvem visita e palestra de importantes empresas, visando o primeiro contato delas com os estudantes. São realizados também ciclos de palestras para recrutamento de estagiários e trainees e para a apresentação de oportunidades de empregos.

-------------------------------------------------------

CALOURADA
confira a programação

ATIVIDADES CULTURAIS
Programação dos espetáculos teatrais que serão apresentados durante a calourada 2004
Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP
Dias 03, 06 e 07 de março às 19 hs

Lês Commediens Tropicales apresentam:
“Terror e Miséria no III Reich” Bertolt Brecht
Marcelo Lazzaratto- direção
Trilha sonora: Rafael Vanazzi
Local: Departamento de Artes Cênicas (retirar convite 1 hora antes do espetáculo). Disponíveis 40 convites
Trata-se de um texto épico, onde cenas independentes são justapostas para retratar a Alemanha no período em que Hitler estava no poder. As cenas foram criadas a partir de recortes de jornais do período pré-guerra - 1942-3, época em que a Alemanha vivia o temor de um governo totalitário e inquisidor. Para retratar esta sociedade abalada pela eminência de uma guerra próxima, e pelo surgimento de uma facção preconceituosa e extremamente nacionalista (que desejava a todo custo o “soerguimento do povo alemão”, humilhado pelo Tratado de Versalhes), Brecht percorre as diferentes classes sociais, retratando as relações que se estabelecem ou se rompem perante o medo.
Dia 04/03 às 12 horas

Grupo Carranca apresenta:
“Sobre o tempo”
Local: Auditório do IA
Em uma grande cidade, um casal leva sua vida como milhões de outras pessoas. Constroem os desejos e materializam as idéias no espaço de um apartamento. E a vida segue sem muitas palavras... As ações são prismas de desejos, preenchidas com as frases da memória, com as projeções sobre os fatos cotidianos, espalhando pelo espaço do palco a magia da sobreposição do tempo e a malha de espaços simultâneos.
Dia 05/03 às 12 horas

“Micrantos”
Local: Espaço Cultural Casa do Lago
Grupo Micrantos
No primeiro semestre de 2001, a partir da união de estudantes do Curso de Dança da Unicamp (e, posteriormente, se estendendo a alunos de outras áreas de conhecimento), foi configurado o Grupo Micrantos. Com a intenção de pesquisar e executar a dança nos dias de hoje, a trajetória do seu desenvolvimento envolve reflexões sobre dança e arte, investigando e propondo discussões sobre a questão do espaço-tempo no processo da criação artística, juntamente com pesquisas de elementos técnicos da área da dança, musicais e videográficos.
Dias 05 e 08/03 às 18 horas

Turma Zero Zero apresenta:
“Círculo de Giz Caucasiano” Bertolt Brecht
Marcelo Lazzaratto-direção
Local Depto de Artes Cênicas - Sala 04
“O Círculo de Giz foi” escrito em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, durante o exílio do autor nos Estados Unidos. A peça trata da questão da terra, colocando em discussão quem tem o direito de posse sobre a mesma: quem nela nasceu ou quem dela melhor cuidar. Tema que diz respeito profundamente à realidade brasileira tendo em vista a necessidade de oferecer melhores condições de vida para os que realmente desejam trabalhar e construir uma sociedade mais justa.
Dias 08/03 às 12h00

“A vida como ela não é”
Local: Depto de Artes Cênicas - sala 04
Teatro Experimental Panelas apresenta:
A Vida Como Ela [Não] É!-Carlos Eduardo Canhameiro Autor e diretor
Elenco:Flavio Rodrigo, Luisa Helene, Nadia , Tiberio Cesar e Paula Mirhan
Em “A Vida Como Ela (Não) É!” as relações humanas são apresentadas, ironicamente, como a problemática do convívio social. Para tratar desse assunto o Teatro Experimental Panelas colocou em cena o menor núcleo da sociedade: a família.
Dia 08 de março

Mostra de Dança e Teatro
Local: Auditório do IA
às 12h30
Dia 09/03 às 12h00

“A deusa da minha rua”
Local: Depto de Artes Cênicas - sala 04
Monólogo das alunas Aline e Mel, do Departamento de Artes Cênicas
Dia 09/03 às 18h30

“Agua Desnuda”
Local: Auditório do IA
Turma Zero Zero apresenta: Água Desnuda
Mariana Coral-direção Elenco:Gisele Petty,Sandra Pestana, Ronaldo Zaphas e Isis
“Água Desnuda” é um espetáculo de confidências, encontros e desencontros que permeiam o espaço através de imagens, gestos e movimentos.
Dia 10/03 às 12h00

Grupo Tríade apresenta:
“A Mais Forte -August Strindberg”
Elenco:Ana Carolina Godoy ,Mariana Goulart e Alexandre Dantonio.
Local: Depto de Artes Cênicas - sala 04
“A mais forte” faz parte da coletânea de peças curtas de August Strindberg e, é em muitos países, aclamada como a obra-prima entre os monólogos.
Um encontro entre duas atrizes – Sra. X, casada e Srta. Y, solteira – rivais na carreira e na disputa pelo mesmo homem. O que parece ser apenas um encontro social ou então, um simples confronto de egos, acaba por revelar o universo de fragilidade e solidão dessas duas mulheres que se vêem obrigadas a confrontar-se com suas próprias inseguranças e frustrações.
10/03 às 18h00

Obscênica Troupe apresenta:
“Alices”- baseada no livro de Lewis Caroll
Carolina Mandell - direção
Elenco:Obscênica Troupe
Local: Depto de Artes Cênicas sala 04
A famosa fábula de “Alice no País das Maravilhas” narra a história da jovem Alice que, entediada numa tarde de calor, busca incessantemente algo para tirá-la deste tédio, através de jogos de palavras e canções. É quando passa por ela um Coelho branco atrasado, de colete e relógio. O fato a surpreende e Alice decide segui-lo para dentro de uma toca, onde ela cai. A partir daí uma sucessão de acontecimentos fantásticos passam a ocorrer.

Exposições de Artes Plásticas
1º a 05 de março - “Exposição no Ateliê Coletivo dos Alunos de Artes Plásticas.
Local: Departamento de Artes Plásticas - sala AP06
03 de março - “Instalação Cama de Gato”

Dayene Mari dos Santos
Local: Jardins do IA
“Arte: Pesquisa” - Coletiva de Professores
Local Galeria de Arte da UNICAMP - (Piso térreo da Biblioteca Central)
Abertura 9hs
Dias 17 e 18 de março às 12h30

UNIDANÇA - mostra de trabalhos dos alunos do departamento de Artes Corporais.
Local: Auditório do IA
Apresentações de Música no auditório do IA
Dia 09/03 às 12h30

Mostra de Música com os alunos do
departamento de Música do IA

Dia 10/03 às 12h30

Mostra de Música com os professores do IA
Dia 22/03 às 12h30

“Cornell Glee Club”
Dia 23/03 às 12h30

Apresentação da “Banda Vo u u u”
alunos da música
Dia 24/03 às 12h30

Apresentação da “Banda Du Balaco Blues”
alunos da música
Dia 25/03 às 12h30

Apresentação da “Banda W e m “
alunos da música
Dia 29/03 às 12h30

“Big Band Canavial”
Formada por professores, alunos e ex-alunos da UNICAMP e músicos da região, com o intuito de resgatar a época de ouro da música brasileira, tendo um repertório eclético, voltado para o resgate dos grandes compositores brasileiros também com influência da música africana, cubana e norte americana, mas o sotaque é essencialmente brasileiro!
Dia 30/03 às 12h30

Apresentação musical dos alunos
Auditório do IA Rua Elis Regina no. 50 Cidade Universitária
Prof Zeferino Vaz
Departamento de Artes Cênicas Rua

************

PROGRAMA DE INTEGRA–ÇÁO DO USUÁRIO NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP – SBU

Biblioteca da BAE -09 a 12/03/04 Projeção de filmes pertinentes às engenharias; palestra do Bibliotecário nas aulas inaugurais das unidades; tour nas dependências da BAE orientado pelo bibliotecário.

Biblioteca do CTL - 3ª semana de fevereiro e do CESET - 1ª semana de março – horário Manhã, tarde e noite -Palestra sobre o SBU e a biblioteca.

Biblioteca do COTUCA
15 a 19/3 - Treinamento: uso da Biblioteca.

Biblioteca da FCM
13/3 ás 16:00 - Visita orientada.

Biblioteca da FEA
Apresentação dos recursos e utilização da Biblioteca.

Biblioteca da FOP
03/3 às 10h - A Biblioteca realizará em 2 horas as atividades com os calouros. As atividades serão: apresentação de um vídeo sobre a biblioteca; apresentação da base Acervus mostrando como realizar buscas; entrega do regulamento da biblioteca e a ficha para inscrição.

Biblioteca do IA
De 15 a 19/03/2004
Visitas monitoradas e palestras.

Biblioteca do IE
03/3 -Visitas monitoradas
pelos veteranos.

Biblioteca do IEL
03/3 - Diurno e noturno - Visita orientada à biblioteca.

Biblioteca do IFCH
Visita monitorada à biblioteca incluindo apresentação do acervo; instrução sobre acesso à coleção através das bases de dados, produtos e serviços disponíveis, informação sobre o cartão do leitor; entrega do Regulamento do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP; entrega de folheto institucional da Biblioteca do IFCH.

Biblioteca do IFGW - Mês de março. Palestra e visita orientada à Biblioteca.

Biblioteca do IG - Mês de março. Visita orientada à biblioteca.

Biblioteca do IMECC - Mês de março. Palestra e Visita orientada à biblioteca.

Auditório BC - Coral Zíper na Boca. 09/03 - 12h30min.
Hall BC - Grupo de dança.
10/03 - 12h30min.

Auditório do IA - Recital de piano. 11/03 - 12h30min.
Hall da BC - Mês de março.
Exposição: Campinas nos caminhos da modernidade - Traça um panorama sobre a história de Campinas, abordando aspectos sócioeconômicos, culturais e urbanos de uma cidade rumo a metropolização.

CEDAE - De 02 a 12/3
Exposição: Abílio Pereira de Almeida: um pioneiro do teatro e do cinema brasileiros. Mostra documentos que pertenceram ao teatrólogo, cineasta, ator e produtor; personagem fundamental na criação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC)

Auditório do Arquivo Central/SIARQ
Exposição: Unicamp -Constituída por painéis fotográficos compostos por documentos e informações coletadas do acervo do Arquivo Central/SIARQ com o objetivo de retratar a Unicamp através de sua trajetória histórica. - Mês de março. 9h.às 11h. - 14h. às 17h.

IMECC - De 08 a 19/3
Conservação - Vitrines com material gráfico trabalhado no Atelier de Conservação Preventiva com as respectivas fotos do estado dos livros antes do tratamento

Exposições
AEL 30 anos: imagens do Arquivo Edgard Lauenroth - AEL
Lasar Segal: caminhos para a modernidade - IFCH - Mês de Março.
Objetos que caracterizam as engenharias: FEM, FEQ, FEAGRI, FEEC, FEC - BAE - Mês de março.

Materiais bibliográficos danificados BC -1. piso - Mês de março.
Humor na Biblioteca - Contação de estórias; Sarau literário e musical.

COTUCA - De 1º a 05/03 - 12h. às 13h.
Coleções especiais
História em quadrinhos: leitura ao alcance de todos. - Mostra de 25 gibis pertencentes ao acervo de história em quadrinhos; dentre as preciosidades estão os primeiros números das edições brasileiras de Pato Donald (1950), Jim das Selvas (1974), entre outros. - Biblioteca Central/Coleções Especiais – 3. Piso

Coleção de Obras raras-visão dos viajantes - Exposição de 20 livros raros com relatos dos viajantes ilustres que percorreram o Brasil no século XIX. - BC/CE - 3. piso

Oficina
Oficina de conservação preventiva do patrimônio escrito. - 09 a 11/3 - 12h. às 14h30min - Saguão BC

************

TROTES DE AÇÃO SOCIAL
Todas as Unidades estarão realizando trotes solidários, para participar procure o Centro Acadêmico de sua Unidade).

TROTE DE AÇÃO SOCIAL
Dia: 02 / 03 (terça-feira)
Local: Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Anfiteatro às 13:00 horas.
Os alunos ingressantes serão divididos em oito grupos para arrecadação de gêneros alimentícios, sendo quatro grupos orientados por alunos do 2º ano e quatro grupos orientados por alunos do 3º ano. Os alimentos deverão ser entregues no Anfiteatro I, onde o aluno deverá optar pela entidade a que deseja fazer a doação. O grupo que arrecadar mais alimentos (quantidade) irá concorrer ao sorteio de prêmios. Para esta atividade os alunos ingressantes deverão “vestir a camisa da Unicamp”.

TROTE DA CIDADANIA INTEGRADO
O Trote da Cidadania Integrado será realizado no dia 2 e 3 de março pelos alunos da Faculdade de Engenharia Química, Elétrica, Civil, Mecatrônica, Pedagogia, Fonoaudiologia, Arquitetura e pelo Instituto de Economia.
No dia 2 de março haverá uma visita à Cooperativa de Recicláveis de Barão Geraldo onde se mostrará como funciona uma cooperativa e serão apresentados os alunos aos cooperados que trabalham nela. Logo após, haverá uma campanha de conscientização no bairro de Barão Geraldo, onde serão distribuídos pelos calouros, de casa em casa, um panfleto informativo sobre a coleta seletiva e feita uma pesquisa sobre reciclagem.
No dia 3 de março os calouros conhecerão a Pró-Menor, instituição que acolhe crianças de 7 a 14 provenientes de famílias carentes que lá permanecem durante a parte do dia em que não estão estudando. Nela será realizada uma gincana baseada no conceito dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e será feita a campanha de conscientização no bairro.
O Trote da Cidadania Integrado conta com apoio do SAE, CGU ,Prefeitura de Campinas e Instituto Akatu pelo consumo consciente. E ganhou em 2003 o prêmio de melhor Trote da Cidadania pela Fundação Educar, Neurônio Consultoria e Instituto Faça Parte.

TROTE ECOLÓGICO
Dia 05/03 (Sexta - Feira) às 8:00
Data reservada para plantio de mudas no Instituto de Biologia.

BRINCADEIRAS
II GINCANA DAS BIOLÓGICAS
Evento de integração entre os calouros do vestibular Unicamp 2004 dos cursos da área de ciências biológicas: Biologia, Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina.
Local/Data: As atividades da gincana serão realizadas nas quadras externas da Faculdade de Educação Física da Unicamp, no dia 02 de março de 2004, das 14 às 18 horas.
Atividades: A Organização espera cerca de 400 calouros que serão divididos aleatoriamente em 8 grupos. Os integrantes de cada grupo serão uniformizados com a camiseta do evento. Para orientar as equipes serão escolhidos monitores (veteranos) dos diversos cursos, que ficarão responsáveis por cada equipe. A divisão das equipes não incitará a disputa entre os cursos, mas sim a confraternização e cooperação a partir das equipes formadas. As atividades realizadas não consistirão em jogos esportivos, mas sim em brincadeiras com estafetas e provas de cumprimento de tarefa, sempre visando à integração entre veteranos e calouros, para que o aluno ingressante conheça sua Universidade e colegas de uma forma divertida, civilizada e solidária. Espera-se um público total de cerca de 800 pessoas, entre calouros e veteranos.
Importante ressaltar que todos os cursos envolvidos concordaram em não utilizar instrumentos de batuque durante o evento, evitar e coibir gritos e cantos de difamação e provocação para com outros cursos. Para garantir a tranqüilidade dos participantes, e principalmente dos calouros, será criada uma Comissão de Segurança, formada por 25 pessoas, sendo 5 de cada organizador, para controlar excessos de sua torcida bem como informar à Comissão de Ensino de Graduação as pessoas do seu curso que pertubarem o andamento do evento ou prejudicar o calouro de qualquer forma. Durante todo o evento haverá som mecânico usado para avisos, coordenação do evento e entretenimento dos participantes. Não haverá apresentação de bandas. Para garantir a tranqüilidade do evento será necessária a presença de seguranças no local do evento. A organização contará com o possível apoio da Prefeitura do Campus, proporcionando-nos a segurança necessária ao evento.

************

ATIVIDADES DO DCE
CALOURADA INTEGRADA 2004
Tema central: Discussão do Espaço Público a partir da temática do Circo.

02/03 (terça)
19h - “Terror e Miséria no III Reich” (Grupo Les Commediens Tropicales)
Local: Depto. de Artes Cênicas

03/03 (quarta)
19h - “Terror e Miséria no III Reich” (Grupo Les Commediens Tropicales)
Local: Depto. de Artes Cênicas

04/03 (quinta)
12h - “Sobre o Tempo” (Grupo Carranca). Local: Auditório do IA

05/03 (sexta)
12h - Apresentação de Dança:
Grupo Micrantos
18h - “O Circulo de Giz Caucasiano” (Turma Zero Zero). Local: Depto. de Artes Cênicas – sala AC04

06/03 (sábado)
19h - “Terror e Miséria no III Reich” (Grupo Les Commediens Tropicales)
Local: Depto. de Artes Cênicas

07/03 (domingo)
19h - “Terror e Miséria no III Reich” (Grupo Les Commediens Tropicales). Local: Depto. de Artes Cênicas

08/03 (segunda)
12h - “A vida como ela não é” (Teatro Experimental Panelas)
Local: Depto. de Artes Cênicas – sala AC04
18h - “O Círculo de Giz Caucasiano” (Turma Zero Zero). Local: Depto de Artes Cênicas - sala AC04

09/03 (terça)
12h - “A Deusa da minha rua” (Turma Zero Zero). Local: Depto. de Artes Cênicas – sala CA04
12h – Oficina de Circo. Local: Espaço – Circo (Depto de Artes Cênicas)
18h30 - “Água Desnuda” (Turma Zero Zero). Local: Auditório do IA

10/03 (quarta)
12h - “A Mais Forte” (Grupo Tríade)
Local: Depto de Artes Cênicas – sala AC04.
18h - “Alices” (Obscênica Trupe)
Local: Depto de Artes Cênicas – sala CA04

11/03 (quinta)
12h - “A Vida como ela não é” (Teatro Experimental Panelas). Local: Depto. de Artes Cênicas – Sala AC04
12h – Oficina de Circo
Local: Espaço Circo (Depto.de Cênicas)
12h – Aula Inaugural com Prof Ricardo Antunes (IFCH). Tema: Espaço Público
Local: Campus Piracicaba
13h – Aula Inaugural (palestrante a definir)
Tema: Espaço Público. Local: Campus Campinas
18h – Aula Inaugural (palestrante a definir)
Tema: Espaço Público. Local: Campus Campinas
18h – Aula Inaugural com Prof. Luís Carlos de Freitas (FE). Tema: Espaço Público
Local: CESET – Campus Limeira
18h30 – “Água Desnuda”
(Turma Zero Zero)
Local: Auditório do IA

12/03 (sexta)
14:00 - Debate: Esporte Universitário
Futebol Misto (a participação será independente do sexo e de curso) e Samba com a bateria pública. Local: MUCHACHÃO (Gramado do IFCH)

13/03 (sábado)
19h - “Terror e Miséria no III Reich” (Grupo Les Commediens Tropicales)
Local: Depto. de Artes Cênicas

14/03 (domingo)
19h - “Terror e Miséria no III Reich” (Grupo Les Commediens Tropicales)
Local: Depto. de Artes Cênicas

15/03 (segunda)
16:00 - Caça ao Tesouro – Gincana
Local: DCE

16/03 (terça)
12h – Oficina de Circo
Local: Espaço Circo (Depto. de
Artes Cênicas)

DEBATES TEMÁTICOS:
13h – Exatas: Problema da não neutralidade na ciência
13h – Humanas:
tema a definir
18h – Artes: Produção Intelectual e Mercado
18h – Biologia: Bioética
17h30 - Oficina GGFEF (Grupo Ginástico da FEF)
Local: Ginásio da FEF
21h - “Embalando” (Os Quinto)
Local: a definir

17/03 (quarta)
12h - “Ato-lúdico” trazendo, dentro da temática do Circo, a discussão sobre assistência estudantil.
Local: Bandejão
18h – Debate: Software livre
18/03 (quinta)
12h – Ciclo de Debates sobre a Reforma Universitária com Prof. Chico de Oliveira
Local: a definir
12h – Oficina de Circo
Local: Espaço Circo (Depto de Artes
Cênicas)

************

Algumas Unidades estarão proferindo palestras, com objetivo de apresentar a estrutura curricular de seus cursos e oferecendo Aulas Magnas, as quais serão ministradas por professores convidados e alunos veteranos.
A Subcomissão “Recepção de Calouros” é uma Subcomissão da Comissão Central de Graduação, composta pelos seguintes Coordenadores: Paulo César Montagner – FEF - Relator; Carmen Zink Bolognini – IEL; Hildete Prisco Pinheiro – IMECC; Lúcia Eustáchio F. Ribeiro – IA; Mara de Andrade M. Weill – FEAGRI; Milton Dias Júnior – FEM.
Convidados: Sigisfredo Luis Brenelli – Assessor PRG; Darcy Machado – SAE; Aparecida Godoy – IA. Secretária: Mônica H. Simões - CCG
.

 

 

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP