Unicamp na mídia
Jornal do Brasil
“Aspectos éticos e legais da fratura de instrumentos endodônticos no tratamento do canal radicular” (mestrado). Candidato: Rhonan Ferreira da Silva. Orientador: professor Eduardo Daruge Júnior. Dia 26 de março, às 9 horas, na FOP.
15 de março - Pela primeira vez em sua história, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será dirigido por um antropólogo. O nome escolhido foi o de Antonio Augusto Arantes, professor paulista de 61 anos que fez carreira na Universidade Estadual de Campinas e desde a década de 70 trabalha com projetos ligados à preservação de bens públicos. A posse será amanhã à tarde, em Brasília.
O Globo
15 de março - Dirigentes de seis centrais sindicais do país, entre elas CUT e Força Sindical, lançam hoje a reivindicação que prometem transformar na principal bandeira das negociações trabalhistas deste ano: a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem corte nos salários. “Trabalhamos muito, mas para adotar a redução da jornada e produzir efeito no emprego é preciso que a economia tenha dinamismo. Sem crescimento econômico, a medida é mais um fator de custo e pode deteriorar a atividade econômica” afirma Cláudio Dedecca, economista da Unicamp.
14 de março - Ao mesmo tempo em que ajuda a reforçar o orçamento de muita gente, o uso excessivo da hora extra de trabalho pelas empresas contribui para os altos índices de desemprego entre os cariocas. Estudo do economista Márcio Pochmann, da Universidade de Campinas (Unicamp), revela que, se os 1,8 milhão de assalariados que tinham carteira assinada no Estado do Rio em 2002 tivessem cumprido apenas as 44 horas da jornada regulamentar de trabalho, 137.800 mil novos postos poderiam ter sido criados somente na região metropolitana da capital carioca.
O Estado de S. Paulo
16 de março - Quase 40 anos depois de serem expulsos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, seis ex-alunos da faculdade considerada referência no País terão direito a colação de grau e diploma. Entre 1965 e 1975, época da ditadura, 21 alunos prestes a se formar foram expulsos da instituição. Eram consideradossubversivos pelo regime militar. A mesma opinião têm os engenheiros mecânicos Sérgio Salazar, de 54 anos, e Osvair Trevisan, de 52. Ambos se formaram pela Unicamp em 1977, dois anos após serem desligados do ITA, três semanas antes da formatura.
Correio Popular
16 de março - O Laboratório de DST/Aids da Unicamp recomeçou ontem a coleta de sangue para exames de carga viral e CD4, que monitoram as condições clínicas e de imunidade de portadores de HIV/Aids. A instituição, que havia recebido do Ministério da Saúde um lote (256 kits) para exame de carga viral e 450 kits de CD4 há cerca de dez dias, recebeu um novo lote de carga viral no final da semana passada.