Leia nesta edição
Capa
Usina de pesquisas
Reitoráveis falam sobre:
   Desafio
Reitoráveis falam sobre:
  
Refoma
Reitoráveis falam sobre:
  
Ensino
Principais pontos do programa
Reitoráveis falam sobre:
   Pesquisa
Reitoráveis fala sobre:
   Relações sociais
Hsitória da Unicamp, ano a ano
   1946 - 1984
Hsitória da Unicamp, ano a ano
   1985 - 2004
Amadurecimento institucional
 

11

A história da
Unicamp, ano a ano


1988 - O Centro de Educação Tecnológica passa a funcionar no campus de Limeira. Foto: Antoninho Perri.2001 - Mostra de Ciência e Tecnologia reúne mais de 100 mil pessoas no campus da Unicamp. Foto: Antoninho Perri.

2003 - Congresso Brasileiro de Sociologia reúne centenas de intelectuais. Foto: Antoninho Perri.2004 - O Conselho Universitário aprova programa inédito para maior inclusão da escola pública. Foto: Antoninho Perri.


1985 - Surgem novas unidades: a Faculdade de Educação Física (FEF), cujas primeiras atividades foram desenvolvidas pela Assessoria Técnica da Reitoria para Educação Física e Esportes (Atrefe), criada em 1972, e do desmembramento da Faculdade de Engenharia de Alimentos e Agrícola (FEAA) originam-se a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri).

1986 - O economista Paulo Renato Costa Souza assume como o novo reitor. São criadas cinco pró-reitorias: de Graduação, de Pesquisa, de Extensão e Assuntos Comunitários, de Desenvolvimento Universitário e de Pós-Graduação. São inaugurados o Hospital das Clínicas (HC) e o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom). É desmembrada da Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC) a Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE). A Universidade adquire em novembro um importante centro de pesquisas das Indústrias Monsanto, localizado nas proximidades do campus, logo transformado no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). O Conselho Universitário (Consu) substitui ao Conselho Diretor como órgão máximo da Universidade, que assim completa o seu processo de reforma institucional.

1987- Reformulado integralmente o exame vestibular da Unicamp. São abolidos os testes de múltipla escolha e valorizadas as questões dissertativas. No campo da pesquisa, a Unicamp define cinco áreas prioritárias: biotecnologia, informática, química fina, energia e novos materiais. Com o auxílio da Petrobrás é criado o Centro de Engenharia do Petróleo (Cepetro), onde são realizadas pesquisas e ministrados os cursos de mestrado em geoengenharia de reservatórios e engenharia de petróleo. Cria-se o curso de Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o Sistema de Informação de Pesquisa (Sipe). É concluído o complexo hospitalar da Universidade, centro de referência para uma região de quatro milhões de habitantes. Físicos da Universidade participam de programa na Antártida.

1988 - É instalado o primeiro curso noturno da Universidade, o de matemática. Como reflexo das mudanças no vestibular, o número de inscritos sobe de pouco mais de 13 mil no ano anterior para cerca de 35 mil. Começa o curso de graduação em música popular e de pós-graduação em história da arte e da cultura. A Unicamp promove em Campinas e no Rio de Janeiro a Feira de Tecnologia, visando estreitar suas relações com a indústria. Na Universidade realiza-se o Seminário Brasil Século XXI, que discute as perspectivas econômicas, sociais, tecnológicas e culturais do país para o próximo século. É implantado o quadro de carreiras dos servidores. O Hemocentro, criado em 1985, torna-se modelo para o programa de controle emergencial de hemoterapia e hematologia implantado em todo o Estado de São Paulo. É inaugurado o Espaço Nudecri (vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento e Criatividade) e criada a Pré-Escola da Unicamp. A Faculdade de Engenharia de Limeira (FEL) muda-se para o campus de Campinas e passa a ter a denominação Faculdade de Engenharia Civil (FEC). No campus de Limeira passa a funcionar o Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset).

1989 - A Unicamp reequipa seus laboratórios. Adquire o computador IBM 3090, o primeiro a ser instalado numa universidade latino-americana, e inaugura em modernas instalações a Biblioteca Central, de onde são geridas 20 bibliotecas setoriais. Instalam-se a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e a Faculdade de Engenharia Química (FEQ), como desmembramento da antiga Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC). São criados os cursos de pós-graduação em Saúde Mental, e Artes e de graduação em Engenharia da Computação. Surgem o Centro Interno de Economia Sindical e do Trabalho (Cesit), o Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (Cbmeg), que abriga importantes pesquisas, e o Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), além do Sistema de Arquivos (Siarq) e o Museu Ecológico de História Natural da Unicamp. Entram em funcionamento no Hospital das Clínicas (HC) o Centro Cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva, que estavam em local provisório. O campus tem ampliada consideravelmente sua área física, principalmente no conjunto de Engenharia Mecânica. As universidades estaduais paulistas (Unicamp, USP e Unesp) conquistam a autonomia institucional e financeira do governo do Estado. São entregues as 30 primeiras casas da Moradia Estudantil.

1990 - O lingüista e poeta Carlos Vogt é o novo reitor a assumir a Universidade. Para sistematizar as relações com a indústria cria-se o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT). Inicia-se o enxugamento da máquina administrativa e o programa de qualificação docente com o “Projeto Qualidade”. Acrescentam-se 80 mil metros quadrados de obras físicas ao campus. É inaugurada a sede própria do Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Unicamp, resultado de convênio com o Ministério das Relações Exteriores do Japão e Japan International Corporation Agence (JICA). A equipe de oftalmologistas da Universidade recebe o Prêmio Conselho Brasileiro de Oftalmologia de 1989 pelo Projeto Catarata e o Lions Humanitary Award. É criado o Serviço de Apoio ao Servidor (SAS).

1991 - Com o “Projeto Qualidade” aumenta em 50% o número de defesas de teses na pós-graduação em relação a 1989. Elabora-se um programa de qualificação dos cursos de graduação e é criado o curso de pós-graduação em Qualidade. Em outubro a Unicamp comemora seu jubileu de prata. É instalado na Engenharia Elétrica equipamento de litografia por feixe de elétrons, usado em microeletrônica. Com o atleta Adauto Domingues, o professor Asdrúbal Ferreira Batista, já falecido, traz ouro de Havana (Cuba) nos três mil metros com obstáculos dos Jogos Pan-americanos.

1992 - Oito novos cursos noturnos são implantados: Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Física, Ciências Sociais, Processamento de Dados e Educação Física. Começa o Programa Estágio de Capacitação Docente e são instalados o Serviço de Pronto-Atendimento Empresarial e o Conselho Consultivo Científico e Tecnológico. Também criados o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas (HC) e o Centro Oftalmológico de Referência. A Funcamp firma seu milésimo convênio. A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) chega aos 35 anos, o Departamento de Raios Cósmicos do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) completa 25 anos e o Grupo de Termoquímica do Instituto de Química (IQ), duas décadas.

1993 - São criados na Universidade o Programa de Transplante de Medula Óssea, o Núcleo Softex 2000, a Associação de Ex-Alunos da Unicamp e implantando o catálogo de bibliotecas em CD-ROM. A Editora da Unicamp consolida seu projeto editorial e recebe o Prêmio Jabuti por três publicações, durante a VI Bienal Internacional do Livro. Nasce no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) o primeiro bebê de proveta. A Engenharia Elétrica dobra sua produção de teses e desenvolve, junto com o Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), um sistema que aprimora a produção de chips. A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) completa 30 anos.

1994 - Toma posse como reitor, o médico pediatra José Martins Filho. No Colégio Técnico de Limeira (Cotil) começa a funcionar o curso técnico de qualidade e produtividade, primeiro do gênero no país. Surge o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad), começa a Campanha Nacional do Projeto Catarata, tem início o projeto TV Universidade com a apresentação de programas semanais junto à TV Cultura de São Paulo e é implantada a rede científica na área de geologia, resultado de convênio entre a Unicamp e a Universidade do Chile. É criada a Coordenadoria Geral da Informática (CGI). O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) comemora 20 anos e a Editora da Unicamp leva 300 títulos para a Bienal Internacional. É reestruturado o serviço de cirurgia cardíaca do Hospital das Clínicas (HC).

1995 - Cresce de 74% para 77,2% o seu percentual de professores com titulação mínima de doutor; evolui de 919 para 1.002 o número de teses e dissertações defendidas ao longo do ano; sobe de 6.557 para 7.202 o número de alunos matriculados nos cursos de graduação e os cursos de extensão oferecidos alcançam mais de 4.500 (número 15% acima da demanda registrada no ano anterior). Implanta-se o Centro de Incentivo à Parceria Empresarial. São inauguradas a nova biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e nova avenida de acesso ao campus. São implantados o plano de metas para o qüinqüênio e novas normas para a graduação. O Hospital das Clínicas (HC) realiza o 500° transplante renal. O Centro de Memória (CMU) também completa uma década e recebe do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) acervo de três mil imagens.

1996 - Alunos da Unicamp participam no Nordeste do programa “Universidade Solidária”. Começa o processo de reengenharia nas engenharias da Universidade. Criado o Instituto de Computação (IC), a 20ª unidade de ensino e pesquisa da Unicamp.Alterados os nomes da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE) para Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação para Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Em parceria com a Embrapa, é inaugurado o Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para a Agricultura (Cnptia). Inaugurado no campus o Ponto de Encontro da Praça da Paz. A Universidade celebra seu 30° aniversário.

1997 - Assinado convênio com o Ministério de Ciência e Tecnologia, que transfere verbas de 6,5 milhões para a Universidade, através de seis projetos aprovados pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex). No final do ano outros nove projetos são aprovados pelo Pronex, resultando em verbas para pesquisas no valor de 6,3 milhões. O Conselho Universitário (Consu) aprova novos cursos de graduação para 98 e 99, com o que a Universidade praticamente atinge a cota de 1/3 de suas vagas no período noturno. Iniciada a construção de 18 salas de aulas no novo Ciclo Básico e em fase de conclusão a reforma do Ginásio Multidisciplinar. O novo serviço de cirurgia cardíaca do Hospital das Clínicas (HC), implantado em 1994, comemora mil cirurgias realizadas, um marco entre os hospitais públicos brasileiros que oferecem este tipo de serviço. Ultrapassa-se o patamar de 1.200 teses defendidas.

1998 - Alcançada a marca de 85% de docentes com titulação mínima de doutor. Consolidada a Moradia dos Funcionários, projeto habitacional com 840 residências prontas, das quais, no período, foram entregues as primeiras 233. A administração Martins se aproxima dos 60 mil metros quadrados concluídos. Hermano Tavares é eleito novo reitor da Unicamp e inicia sua gestão com inúmeras reformas administrativas. Morre em novembro o primeiro docente contratado junto à atual Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e responsável pela implantação do Instituto de Biologia (IB), professor Walter August Hadler.

1999 - O Conselho Universitário (Consu) coloca em pauta a reforma dos Estatutos da Unicamp, de forma a adaptá-lo à nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A Unicamp lança seu novo Website, falicitando a atualização diária das informações. Realizado no Centro de Convenções do Ginásio Multidisciplinar o 1º Seminário Mercosul - Unicamp, com o objetivo de integrar os países do Cone Sul. O Grupo Técnico de Planejamento Ambiental dá inicio a atividades que visam a implementação de uma política ambiental para a Cidade Universitária “Zeferino Vaz”. Unicamp realiza vários eventos e escolhe logotipo para marcar as comemorações pelo Descobrimento do Brasil. A Universidade apóia o curso “Realidade Brasileira”, realizado em parceria com o Movimento Sem Terra (MST), evento que objetivou a formação de jovens integrantes do Movimento.

2000 - A Unicamp, ao lado de 30 laboratórios de pesquisa, finaliza a seqüência completa do código genético da bactéria xylella fastidiosa, dentro do Projeto Genoma, financiado pela Fapesp. Concede os títulos de doutor honoris causa ao Cardeal D. Paulo Evaristo Arns e a D. Pedro Casaldáliga, Bispo de São Félix do Araguaia. Inaugura no Centro de Tecnologia o Laboratório do Departamento de Normalização e Inspeção. Nas comemorações dos 500 Anos do Brasil, lança ciclo de palestras. Empresas juniores da Unicamp se associam em projetos sociais. Faculdade de Ciências Médicas propõe mudanças no currículo de medicina para oferecer formação mais humanística com conteúdo ético. A Faculdade de Engenharia de Alimentos promove dentro da II Semana da Alimentação o Seminário sobre a Fome. A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação em parceria com Universidade da Flórida (EUA), Instituto Tecnológico de Monterey (México), Fundação Getúlio Vargas e Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro desenvolve projeto para levar conteúdo de ciências às escolas de todo o mundo, através do ensino a distância.

2001 - Encontro reúne representantes da Universidade e de prefeituras da região. Instituto de Artes comemora 30 anos. Evento discute o ensino público superior. O professor Duarte Pacheco Pereira doa arquivo pessoal. Editora da Unicamp expõe 20 mil volumes na Bienal do Rio. IA cria mestrado e doutorado em música. Criada comissão de economia de energia. Mostra de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento reúne mais de 100 mil pessoas no campus de Barão Geraldo. Consu aprova criação de 335 novas vagas na Graduação. Lançada a Incubadora da Unicamp (Incamp). Consu aprova a criação do curso de Fonoaudiologia. A Universidade comemora 35 anos.

2002 - O físico Carlos Henrique de Brito Cruz assume como novo reitor. Em maio, seminário internacional comemora os 20 anos do Núcleo de Estudos de População (Nepo). Seminário "Campinas Inova" discute as relações entre a universidade e a indústria. O Hospital de Sumaré, gerido pela Unicamp, é considerado pelo Ministério da Saúde um dos dez melhores do país. O filósofo Istvan Meszáros anuncia doação de sua biblioteca à Unicamp. Anunciada a implantação de duas novas modalidades no curso de Física: Física Médica e Física Biomédica. Unicamp participa, em São Paulo, do Salão de Inovação Tecnológica. O cineasta Nelson Pereira dos Santos filma na Unicamp acervo de Sérgio Buarque de Holanda para compor cinebiografia do intelectual. Iniciada implantação do Planejamento Estratégico da Unicamp (Planes). Pesquisadores do Instituto de Física Gleb Wataghin integram consórcio que instalou o Observatório de Raios Cósmicos Pierre Auger, na Argentina. Pesquisadores da Unicamp coordenam seqüenciamento genético do fungo causador da praga vassoura-de-bruxa, que infesta plantações de cacau. Unicamp e Embraer firmam parceria para o lançamento de curso de extensão na área de engenharia de software voltado para a indústria aeronáutica. Universidade é instituição com o maior número de trabalhos laureados no Prêmio Governador do Estado.

2003 - É criada a Agência de Inovação da Unicamp. A Faculdade de Ciências Médicas, unidade embrionária da Unicamp, completa 40 anos. Ibope doa acervo de pesquisas ao Arquivo Edgard Leuenroth. Evento "Seminários Unicamp" debate a produção do conhecimento. Pesquisadores do IG delimitam e batizam quatro aqüíferos em Campos, no RJ. Convênio viabiliza cátedras da Unicamp na Espanha, na Argentina e em Portugal. Pesquisadores desenvolvem substância capaz de controlar a cocciodiose aviária. AEL disponibiliza três séculos de documentos sobre o Brasil pertencentes ao Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa. Instituto de Física desenvolve amplificador óptico. O XI Congresso Brasileiro de Sociologia reúne centenas de intelectuais. Imecc comemora 35 anos. Universidade alcança a marca de 20 mil teses defendidas. Aprovada a criação dos cursos de Midialogia, Farmácia e Tecnologia em Telecomunicações. Comissão redige documento-guia do Planejamento Estratégico (Planes). Vestibular registra recorde de inscritos.

2004 - Iniciada a implantação de plano para readequar o atendimento no Hospital das Clínicas. Unicamp e Butantan testam vacina contra tuberculose e hepatite B. Agência de Inovação lança o projeto Diligência da Inovação, que tem como objetivo analisar viabilidade de patentes. Consu aprova texto com as diretrizes do Planes e da Avaliação Institucional. O professor e sociólogo Octavio Ianni morre aos 77 anos. Prédio do Ciclo Básico I é reinaugurado depois de passar por reformas. Consu aprova programa inédito para maior inclusão da escola pública em seus cursos de graduação. Nepo e Nesur lançam atlas sobre a Região Metropolitana de Campinas. Agência de Inovação bate recorde em licenciamento de patentes. Concluído o seqüenciamento dos citros. Instituto de Computação comemora 35 anos. Unicamp cria índice de desenvolvimento humano. Nepa finaliza a primeira tabela de composição de alimentos do país. Unicamp é escolhida pela Finep como a instituição de pesquisa que melhor faz inovação tecnológica na região Sudeste. O reitor Brito Cruz é indicado pelo governador Geraldo Alckmin para a diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cargo chave na definição da política científica no Estado, o que leva à antecipação do processo sucessório na Unicamp. A Unicamp chega ao patamar de 95% de professores com titulação mínima de doutor.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2004 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP