Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 281 - 30 de março a 3 de abril de 2005
Leia nesta edição
Capa
Unicamp, reitor à vista
Cesar Lattes, um cientista
   brasileiro
Cabeça no cosmo
Ciência e política
Razões da coincidência
Siarq: memória científica
Ônus da fama
Volta à USP em 1960
O adeus de um parceiro
Fotografias revelam as paixões
Edison Shibuya
Mundo das interações
Damy detectou talento precoce
Lattes: um sonho
Um ciclo se fecha. Fica a lição
O Lattes que não está
   na plataforma
O porão e as alturas
Histórias reais
Martha, o esteio.
  Às filhas, o saber
 


7

Siarq disponibiliza site
e resgata memória científica



A professora Silvia Figueirôa (em primeiro plano) e Neire do Rossio Martins, diretora do Siarq: preservando o patrimônio documental (Foto: Antoninho Perri)Assim que tomaram conhecimento da morte de Cesar Lattes, no último dia 8 de março, os profissionais do Arquivo Central do Sistema de Arquivos (Siarq) da Unicamp decidiram que seria preciso homenagear o físico, um dos pioneiros da Universidade. Poucas horas depois, a equipe comandada pela diretora Neire do Rossio Martins colocava no ar um site alimentado com dados sobre a vida e a obra do cientista (www.unicamp.br/siarq/lattes), bem como abria à visitação pública uma exposição-relâmpago contendo documentos (fotografias, livros, cartas, matérias jornalísticas, filme, etc) que revelam aspectos importantes da história do descobridor do méson pi. Graças às duas iniciativas, um número incontável de pessoas, inclusive jornalistas que buscavam informações sobre Lattes para suas reportagens, puderam se inteirar acerca da importância do pesquisador para a ciência brasileira e mundial.

De acordo com Neire, a exposição, que poderá ser visitada até o dia 3 de abril na sede do Siarq, é o resultado da colaboração de diversas unidades e órgãos da Unicamp e também de alguns amigos de Lattes, que cederam os documentos. Já o site faz parte de um projeto denominado “Cientistas da Unicamp”, primeira ação do programa intitulado “Preservação e Gestão da Memória Científica e Tecnológica da Unicamp”. O objetivo deste último, como o próprio nome indica, é usar o patrimônio documental para contar como a Universidade, que responde por 15% da pesquisa nacional, vem colaborando para a construção da ciência brasileira.

“Nossa intenção é mostrar que a ciência e a tecnologia não são concretizadas apenas por nomes consagrados e por grandes descobertas. Um projeto de iniciação científica, elaborado por um aluno de graduação, também é um elemento dessa construção”, explica a professora Silvia Figueirôa, presidente do grupo de trabalho constituído por uma portaria da Reitoria para diagnosticar e propor diretrizes e ações para a gestão arquivística de documentos científicos, tecnológicos e artísticos produzidos, recebidos e acumulados em decorrência das atividades acadêmicas da Unicamp. Integram este grupo representantes do próprio Siarq, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Instituto de Artes, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Secretaria Geral e RTV Unicamp.

Conforme a diretora do Siarq, o projeto “Cientistas da Unicamp” será composto por páginas que tratarão da vida e da obra dos docentes e pesquisadores da Universidade, a exemplo da desenvolvida para Cesar Lattes. Neire adianta que foram elencados, inicialmente, 70 nomes cujas atividades remontam às décadas de 1960 e 1970. “Decidimos começar pelo começo, ou seja, pelos pioneiros da Unicamp. Mas a idéia é ir avançando e falando de todos aqueles que têm contribuído para a construção da ciência dentro da Universidade”. A previsão é que as 70 páginas sejam colocadas no ar ainda neste semestre. “Por enquanto, ainda estamos na fase de levantamento e checagens de dados e documentos”, diz.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2004 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP