Assim que chegarem para o primeiro dia de aula na Unicamp, neste dia 6 de março, os calouros encontrarão mais do que uma instituição que detém excelentes indicadores nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e cuja missão é forjar profissionais qualificados. Eles também tomarão contato com uma universidade preocupada em fornecer aos alunos elementos que contribuam para torná-los cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar da sociedade. Este segundo aspecto, que mantém vínculo estreito com as atividades acadêmicas, poderá ser percebido pelos ingressantes a partir da programação estabelecida para a Calourada 2006. Ao longo do primeiro semestre, os “bixos” terão a oportunidade de participar de diversos eventos, como o Trote da Cidadania, por meio do qual se integrarão ao restante da comunidade interna e ainda poderão ser úteis ao restante da população.
Recepção aos 'bixos' abre comemorações dos 40 anos
De acordo com Sigisfredo Luís Brenelli, professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a maioria das ações previstas para a Calourada 2006 foi organizada pelos veteranos. “Todas aquelas que foram trazidas ao conhecimento da Subcomissão de Recepção de Calouros (SRC), vinculada à Comissão Central de Graduação (CCG), foram analisadas. As que se enquadravam na proposta do Trote da Cidadania, que objetiva recepcionar os calouros sem o uso da violência e promover o compromisso social dos estudantes, foram apoiadas pela Universidade”, afirma. Ao todo, segundo ele, foram relacionados 27 projetos, que eventualmente poderão se desdobrar em outros (confira a programação).
Estes vão desde a organização da Feira da Saúde no Largo do Rosário, no Centro de Campinas, que contará com a participação dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Biologia e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), até a arrecadação de alimentos não-perecíveis e materiais escolares que serão doados a instituições assistenciais da região, com envolvimento do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), Faculdade de Educação Física (FEF), Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) e Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Também estão previstas muitas outras atividades, como a realização de palestras e o desenvolvimento de uma campanha de conscientização sobre a importância da reciclagem de materiais, que terá como público-alvo a comunidade acadêmica, os freqüentadores do campus de Barão Geraldo e os moradores do distrito, e de outra tendo como tema o uso consciente da água.
Como acontece tradicionalmente, a Calourada 2006 contará ainda com uma extensa programação cultural e artística, incluída a apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp, no dia 9 de março, no Ciclo Básico II, às 13h. “Essas iniciativas são muito importantes porque envolvem todas as unidades e órgãos da Unicamp, assim como as entidades estudantis, que estão fortemente empenhadas em recepcionar os calouros da melhor forma possível. Ademais, essas ações sinalizam muito bem quais são as novas responsabilidades desses futuros profissionais, visto que todos passam a compreender melhor o compromisso que devem assumir diante da sociedade”, reforça o professor Brenelli. O assessor da PRG explica que as atividades serão executadas dentro do contexto das comemorações dos 40 anos da Universidade, fundada em 5 de outubro de 1996. “A recepção aos novos alunos, ressalte-se, será a primeira ação dentro das festividades previstas para 2006”.
A Unicamp tomou o cuidado, conforme o assessor da PRG, para que os eventos da Calourada 2006 não ficassem restritos apenas aos primeiros dias do ano letivo. Segundo a programação, as atividades serão desenvolvidas ao longo de todo o primeiro semestre, de forma a criar nos calouros e veteranos o gosto pela participação em projetos de cunho social. “Nossa intenção é perenizar esse vínculo”, diz o professor Brenelli, que destaca ainda a participação fundamental dos professores e funcionários nesse esforço.
Inclusão – Dentre todas as atividades relacionadas para a Calourada 2006, uma certamente deverá despertar atenção espacial nos ingressantes. Por meio de oficinas oferecidas pelo projeto “Todos nós – Unicamp Acessível”, os “bixos” poderão discutir questões relacionadas ao convívio com as diferenças dentro e fora da Unicamp. O objetivo é proporcionar ao estudante, já no início da sua vida acadêmica, a chance de compreender o que é uma sociedade inclusiva, na qual não há barreiras para o acesso aos espaços físicos, ao conhecimento e em relação às atitudes para com o outro. “É importante que os alunos reflitam sobre o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza e de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza”, afirma o “Todos Nós” em sua página na Internet (www.todosnos.unicamp.br).
As oficinas temáticas organizadas pelo “Todos Nós”, que conta com o apoio da Biblioteca Central (BC), Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Pró-Reitoria de Graduação (PRG), ocorrerão no primeiro andar da BC, entre 6 e 16 de março. Os horários podem ser confirmados no site do projeto, que é desenvolvido por pesquisadores, professores e alunos de graduação e de pós-graduação da Unicamp. Também participam como colaboradores profissionais que atuam nas áreas de pedagogia, artes visuais e jornalismo.
TROTE DA CIDADANIA INTEGRADO |
Gincana do Consumo Consciente - Instituições Vedruna e Pró-Menor – Será usado material elaborado pelo Instituto Akatu que abordará a reciclagem, a economia de água e o meio ambiente – Dia 7.
Distribuição de canecas – O Trote da Cidadania Integrado distribuirá canecas no Restaurante Universitário (RU) e Restaurante Acadêmico (RA) com o objetivo de reduzir o uso de copos descartáveis e, com isso, a degradação ambiental – Dia 8, no almoço e no jantar.
Campanha de Conscientização na Comunidade – Cooperativas Vedruna e CooperBarão. Os calouros conhecerão primeiramente as cooperativas de reciclagem. Depois, será feita uma campanha de porta em porta no distrito de Barão Geraldo para incentivar a população a participar da coleta seletiva. Dia 9.
As entidades atendidas serão: Cooperativa de Reciclagem de Barão Geraldo, formada por 21 famílias de Barão Geraldo, que dependem exclusivamente dela para seu sustento; Cooperativa de Materiais Recicláveis “Irmã Helene Gatien”, popularmente chamada de Cooperativa Santa Genebra, é formada por 16 cooperados, cuja maioria depende única e exclusivamente da renda gerada pela entidade; Sociedade Pró-Menor, que desde 1993 acolhe crianças carentes, exigindo que os pais trabalhem e que os filhos estejam matriculados na escola, e que atende hoje 90 meninos e meninas de 7 a 14 anos; e Centro Assistencial Vedruna, ONG fundada em 10 de agosto de 1993, que mantém programas sócio-educativos e atende atualmente 140 crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, desenvolvendo atividades educativo-preventivas de valorização e resgate do sentido da vida e da cidadania.
|
RECEPÇÃO DOS CALOUROS NAS UNIDADES |
CESET– Trote Solidário – Arrecadação de mantimentos não perecíveis e de material escolar – Dia 8, às 8h e às 13h30 – Organização CAT
IEL – Trote da Cidadania – Arcádia – Dia 9, às 8h
IB – Trote da Cidadania – Dia 7 pela manhã e à tarde
Visita ao Bosque dos Jequitibás – Apresentação do Projeto Reconhecer - Dia 10 pela manhã (saída do IB) – Organização CAEB
FEF– Trote Solidário – Os calouros, através de uma gincana em uma rua de Barão Geraldo, arrecadarão alimentos não-perecíveis e brinquedos em boas condições, que depois serão entregues a uma instituição para crianças carentes – Organização Coordenação de Graduação e CAEF
FEAGRI – Trote Solidário – Visita ao Lar da Criança Feliz – Dia 8, das 8h às 12h – Organização CAEA
IMECC – Trote da Cidadania – Visita a uma creche de Campinas com doação de material para as crianças – Organização Coordenação de Graduação e Estatística |