O Programa de Moradia Estudantil (PME) da Unicamp tem por finalidade garantir estada gratuita e de qualidade para estudantes que comprovem não ter renda familiar suficiente e cujas famílias não residam em Campinas e região.
Alunos atendidos pelo programa moram em um conjunto residencial com 253 unidades habitacionais, capazes de comportar por volta de 1.000 moradores, em uma área construída de 22 mil metros quadrados, localizado a 6 quilômetros do campus. Existem ainda 13 salas de estudo, quatro centros de vivência e um campo de futebol.
Os candidatos submetem-se a um processo de seleção, que obedece exclusivamente a critérios socioeconômicos, e compreende a entrega de uma série de documentos e entrevistas com assistentes sociais do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).
Segundo Kátia Stancato, coordenadora do PME, a realidade da Moradia Estudantil da Unicamp é, atualmente, um terreno fértil no qual vicejam iniciativas em prol da agregação, compartilhamento e produção de conhecimentos.
“Estudantes oriundos de diferentes cursos da Universidade tomaram a iniciativa de elaborar projetos de extensão que serão organizados nesse espaço institucional”, salienta Kátia. De acordo com ela, das 17 propostas de trabalho apresentadas, sete já estão em fase de execução por iniciativa dos estudantes.
Ainda conforme a coordenadora, a proposta inaugurada pelo “I Festival Artístico-Cultural Virada da Lua”, no final do ano passado, permeia o trabalho integrado entre PME e estudantes. “Trata-se da construção de um novo paradigma de vivência, integração e compartilhamento de saberes socialmente produzidos”, salienta.
Mais informações no site http://www.prg.unicamp.br/moradia ou pelo telefone 3289-0755. Sobre o processo seletivo, como calendário, documentação e resultados, procurar o SAE: www.sae.unicamp.br ou telefones 3788-6507, 3788-6532 e 3788-6591.