| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 313 - 20 de fevereiro a 5 de março de 2006
Leia nesta edição
Capa
Protocolo de Cartagena
Cartas
Veneno de cobra
Linguagem do IC
Vacina eficiente
Plástico em embalagens
História da FCM
Mandarim 10 e 11
Queda salarial
Proteina abrico-de-praia
Tratamento de bovinos
Johnny Alf, Caymmi ...
Vida acadêmica
Livros
Teses
Destaques do portal
Educação não-formal
Mais livros
Esperanto
 

10

Destaques do Portal da Unicamp

Algumas das notícias publicadas na semana que passou

Inova lança edital baseado na nova Lei de inovação

Obedecendo às determinações da Lei de Inovação, promulgada pelo governo federal no final de 2005, a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) lançou o primeiro edital dentro das novas regras, publicado no Diário Oficial da União. Trata-se do licenciamento de direito de uso e exploração de criação protegida, em caráter exclusivo, para fins de produção e comercialização de medicamento fitoterápico, cuja principal atividade é o combate a úlceras.

Para a diretora de Propriedade Intelectual e Desenvolvimento de Parcerias, Rosana Ceron Di Giorgio, a obrigatoriedade da adoção das novas regras causou interrupção nos processos iniciados o ano passado e acrescentou pouca coisa no modo como a Inova atuava com relação às consultas públicas. “Tivemos que alterar todo o modo como trabalhávamos. Contamos com a ajuda fundamental da Procuradoria da Unicamp para a adequação das regras e posso afirmar que isso só acrescentou muita burocracia no processo de contratação”, afirmou Rosana. Mesmo assim, a diretora crê que A Unicamp, provavelmente, é a primeira instituição de pesquisa lançar o edital baseado nas novas regras.

Da Cooperativa do Saber para Unicamp

O curso de medicina era o sonho de Paula Roberta Martins, mas as visitas à rotina de um hospital fizeram com que mudasse sua aspiração. Hoje, aprovada no vestibular 2006, é caloura no curso de enfermagem da Unicamp. Um sonho possível, talvez, para quem tem a oportunidade de estudar nos melhores colégios, freqüentar bons cursinhos, mas impossível na imaginação de adolescentes que ainda esperam por uma evolução do ensino público.

Como os responsáveis pela área demoram a tomar providências, Paula Martins recorreu a sua capacidade e determinação. Em troca de auxílio na preparação para o vestibular, ela trabalhou na casa dos patrões de sua mãe, enganou preconceitos e barreiras, inscreveu-se no curso pré-vestibular da Cooperativa do Saber e inseriu-se numa nova profissão.

Departamento de Genética digitaliza teses

Um trabalho engavetado ou escondido na estante de uma biblioteca pode estar fazendo falta a algum pesquisador. O número de visitas encontrado no rodapé das teses da Biblioteca Digital da Unicamp é o termômetro de como as pessoas precisam de informações científicas e muitas vezes não têm acesso.

Por isso, há motivos de comemoração para a professora Anete Pereira de Souza, coordenadora do curso de pós-graduação em genética e biologia molecular do Instituto de Biologia. O Departamento agora tem 100% de suas teses (mestrado e doutorado) digitalizadas, depois de um trabalho iniciado em 2003. “Alguns trabalhos tiveram mais de 300 consultas e 23 downloads”, diz.

Veja notas detalhadas em
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/indice/indice_notas_principal.htm


SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP