Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)

1 2 3 45 6/7 8/9 10/11 12/13/14/15 16 17 18 19 20

Jornal da Unicamp - Novembro de 2000

Página 16

INTERNET

Homem das mil dicas

Engenheiro cria serviço para dividir o que sabe sobre informática

Roberto Costa

A busca individual por conhecimentos profissionais é uma marca do ser humano deste final de século. Busca-se a perfeição a todo custo. Qualquer hora de folga, mesmo as dos finais de semana, antes sagradas, agora são usadas para um novo curso que valorize o currículo. Este individualismo seguramente não compõe o caráter do engenheiro eletricista Rubens Queiroz de Almeida, gerente da Divisão de Serviços à Comunidade do Centro de Computação da Unicamp. Seu perfil é da pessoa que divide conhecimentos com satisfação. "Quando compartilhamos informações, todo mundo sai ganhando", diz. "De nada vale tentar reinventar a roda. Assim como tenho sido ajudado, ajudei a muitos", filosofa.

Nesta linha nasceu Dicas-l, um serviço eletrônico coordenado por Queiroz e que oferece informações diárias sobre informática para mais de 10 mil assinantes. A milésima dica circulou no dia 29 de setembro (com um histórico sobre o serviço), mais de três anos depois da primeira, que foi ao ar em 3
de março de 97. "A idéia de Dicas-l nasceu da necessidade de registrar o que fazíamos no suporte ao usuário do Centro de Computação", conta o mineiro de 40 anos, natural de Juiz de Fora. Na primeira semana, a lista de dicas já reunia 400 assinantes, número que foi crescendo dia a dia. Compartilhando tanta informação com tanta gente, Queiroz passou a ser um referencial em diversas áreas da informática. Somente no Google (www.google.com), um guia de busca da Internet, há mais de 1.200 citações de seus trabalhos.

O próprio engenheiro contabiliza suas façanhas: as mil dicas somaram 50 mil linhas de textos, 264.800 palavras e 1.868.964 letras. Todo esse material está disponível no site da Unicamp, atualizado automaticamente às 2 horas da madrugada de cada dia, momento em que são enviados os e-mails, enquanto a página recebe a dica daquele dia. A versão de Dicas-l na Internet tem 200 mil page
views/mês. A cada três informações publicadas, pelo menos uma vem de algum colaborador, sob temas variados. "Alguns mandam a nota pronta, outros uma página interessante, e eu procuro dar o formato final", explica. Queiroz redige as dicas nos finais de semana, em Jaguariúna, onde mora há dez anos com a mulher Suzana e os filhos Marina e Rodrigo. Geralmente faz uma dezena delas de uma só vez, evitando atropelos de última hora. Em 20 minutos tem um novo estoque pronto. Os temas normalmente mostram as descobertas que Queiroz vai fazendo. Linux é o preferido. Esta paixão resultou no livro Dicas & truques – Diário de bordo de um administrador de sistemas, lançado em julho pela Conectiva, na Livraria Cultura de São Paulo. Seu próximo projeto é produzir um livro eletrônico.

O livro virtual – Entre o diploma obtido na Federal de Juiz de Fora, em 1983, e a chegada à Unicamp, cinco anos depois, Rubens Queiroz foi professor de inglês no Cultura Inglesa. No campus percebeu a dificuldade das pessoas diante da obrigatoriedade de ler termos técnicos em inglês. Não pensou muito e se ofereceu à Diretoria de Recursos Humanos para ministrar um curso de inglês instrumental. Entre 96 e 97 passou seus conhecimentos da língua para quase
2.000 usuários. A partir desta nova experiência, Queiroz criou um manual com as palavras mais comuns da língua inglesa. São 750, disponíveis desde então no ambiente de Dicas-l. O arquivo, público, é copiado por 4 mil pessoas por mês e já teve três novas versões, desde a primeira em 98. Paralelamente fez um suplemento, com textos curtos que retira da própria Internet, sempre com alguma dose de humor.

Este material diluído pode ser assinado por qualquer um que possua e-mail. A pessoa receberá uma mensagem contendo as palavras que podem dificultar o entendimento do texto. E nem é preciso conhecer todas as 750. Queiroz levantou os 250 termos mais comuns em inglês, normalmente encontrados em 60 por cento dos textos. O livro eletrônico vai sair da condensação desses dois materiais e está praticamente pronto.

Software livre – Quando fala sobre software livre, os olhos de Rubens Queiroz brilham. Ele entende que o futuro da informática está no acesso igualitário a todos os programas de computadores. Cita Linus Torvalds, que em 91 lançou o Linux, um dos primeiros sistemas operacionais livres disponíveis. Uma pessoa que cria um programa e o coloca à disposição de todos, tanto o binário como o código fonte, representa a base do software livre.

Hoje existem 46 mil aplicativos diferentes de Linux, aproveitando a liberdade que se tem para fazer novos usos. Para quem não sabe, o Linux realiza praticamente o mesmo que o Windows, com uma vantagem fundamental: sua licença não precisa ser comprada. As empresas que exploram este filão garantem sua margem de lucro por meio do suporte oferecido aos usuários. Queiroz lê muito sobre Linux e, como nas dicas e nos cursos de inglês, dá sua colaboração escrevendo sobre o sistema. Não é por acaso que vive sendo convidado para palestras em diversas cidades. Em meados de agosto, em Itajubá, constatou que dentre os ouvintes estavam muitos que recebem suas dicas diariamente.

Na Unicamp o engenheiro ministra cursos regulares sobre redes TCP/IP e DNS, voltados aos administradores de rede da Universidade. Sua gerência responde por uma boa parcela dos treinamentos em informática realizados no campus. No primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 5 mil vagas, entre tutoriais (cursos rápidos em que não se exige prática) e aulas em laboratório. Parte das vagas é fruto de convênio do Centro de Computação com a Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU), iniciado em janeiro. Quando não está selecionando alunos para novos cursos, atendendo telefonemas ou respondendo a mensagens de usuários da Universidade, Queiroz se ocupa em buscar uma nova maneira de compartilhar informações. É comum vê-lo pelos corredores parando pessoas e propondo novidades. Ele sabe que a troca diária de informações é fundamental no mundo atual.

A primeira dica

O comando find é extremamente poderoso e flexível para descobrir arquivos que atendem a determinadas especificações. Por exemplo, suponhamos que queiramos descobrir todos os arquivos que não possuem dono em nosso sistema. Esta situação é extremamente comum, visto que usuários são criados e apagados diariamente e ficam vagando pelo sistema e podem eventualmente vir a comprometer a segurança.

O comando find / -nouser –print irá gerar uma listagem com todos os arquivos do sistema que não pertencem a ninguém.
Caso queiramos simplesmente apagar estes arquivos (não recomendável!) basta redirecionar a saída deste comando para o comando xargs, da seguinte forma:

find / -nouser -print | xargs rm
O mais prudente é gerar um backup destes arquivos, para em seguida apagá-los:

find . -cpio /dev/rmt0 -nouser
Para restaurar estes arquivos: cpio -idmv < /dev/rmt0

O comando cpio, a exemplo do comando find, é extremamente poderoso e flexível. Para maiores informações sobre seu uso e sintaxe, consulte as man pages

Inglês
Rune’s Rule:

If you don’t care where you are, you aren’t lost. Law of Supply (also known as the Law of Gifts): You get the most of what you need the least. Hane’s Law: There is no limit to how bad things can get.

Vocabulary Help
care - importar
lost - perdido
supply - suprimentos
gift – presente

Compartilhando

750 palavras em inglês:
http://www.Dicas-L.unicamp.br/dict.pdf

Dicas–l:
http://www.dicas-l.unicamp.br

Inglês em doses: mande e-mail vazio para
efr-subscribe@onelist.com


© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br