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Jornal da Unicamp - Novembro de 2000

Página 18

INICIAÇÃO

O som na cabeça

Pesquisa sobre o compositor Lô Borges é a mais votada pelos visitantes do
Congresso Iniciação Científica da Unicamp

Maria Alice da Cruz

Você emprestou seu violão ao Lô?
-- O que houve com o violão?
— Por enquanto, nada.
-- Você já viu seu irmão tocar?
-- Acha que ele leva jeito?
— Leva jeito? Tá brincando. Ele já é. A gente só tem que cuidar...

O diálogo acima foi extraído do livro Os sonhos não envelhecem (Histórias do Clube da Esquina). É uma conversa mineira, onde Milton Nascimento questiona o letrista Márcio Borges sobre os progressos do irmão, Lô , que na época tinha apenas 10 anos de idade mas já entusiasmava os freqüentadores dos encontros promovidos na casa. Se eles tinham que cuidar, o fizeram muito bem. Aquele dedilhar de cordas remetia ao que é hoje um dos mais consagrados representantes da música de Minas Gerais. Aos 14 anos, o "irmãozinho" já fazia parte do prestigiado Clube da Esquina, em Belo Horizonte. Hoje, aos 47 anos, Lô Borges toca como ninguém violão, piano e guitarra, e assina seis LPs e um CD, além de ter composições interpretadas por grandes nomes da música brasileira, inclusive o maestro Antonio Carlos Jobim.

A paisagem da janela lateral de um quarto de dormir, aberta para as montanhas de Viçosa – cidade da Zona da Mata – inspirou a pesquisa de Thaís Alvim Nunes, aluna do terceiro ano de música da Unicamp. O projeto "Buscando a essência da música de Lô Borges" ficou em primeiro lugar na votação feita pelos visitantes do 8o Congresso de Iniciação Científica da Universidade, em meio a 500 trabalhos. "Acho que escolheram minha pesquisa pela limpeza visual e sobriedade das cores", afirmou Thaís, surpresa como o resultado, já que o Instituto de Artes é representado por menor número de trabalhos. Ela omitiu, contudo, que o público talvez tenha se cativado por seu talento ao cantar Para Lennon e Mcartney, um dos maiores sucessos do compositor, durante a exposição do painel.

Nascida em Tupaciguara e, portanto, tão mineira quanto seu entrevistado, Thaís tem 23 anos e desde muito pequena vem sendo incentivada ao piano, por mãe e tia, ambas pianistas. Quando o disco Clube da Esquina foi lançado, ela nem estava no mundo. Descobriu Lô Borges somente aos 18 anos, tornando-se fã da música mineira autêntica.

Justamente visando compreender a concepção e o vocabulário desta música, Thais utilizou a bolsa oferecida pelo Serviço de Apoio ao Estudante para vasculhar a vida do artista. E teve a ajuda do próprio Lô Borges, que se preocupou em apresentar pessoalmente o lugar onde nasceu e cresceu e as pessoas com as quais conviveu. A história contada pelo compositor teve influência decisiva em suas criações. "Lô Borges representa uma época. Viveu um mundo de transformações, guitarras elétricas, cabelos compridos, Beatles... Mas por que a arte dele é tão diferente se comparada à dos outros?". Esta particularidade é o que orienta a pesquisa de Thaís.

Para o mundo – Um jovem de composições nada comerciais, levado por pura inspiração e fiel nas relações com a família e amigos como Milton Nascimento, seu maior incentivador, e Beto Guedes, companheiro que fez questão de carregar consigo para o Rio de Janeiro, a fim de divulgar a nova música mineira, que depois acabou ganhando o mundo. Mas Thais observa que é bem diferente ouvir a obra do Clube da Esquina em qualquer outro Estado, sem uma janela para as montanhas mineiras. "Aprendi a ouvir Lô em Viçosa, onde comecei um curso de arquitetura. Se tivesse ficado em Tupaciguara, talvez não tivesse conhecido a música mineira." Apesar de ter nascido no mesmo Estado que os rapazes da Esquina, ela tinha tendência para o banquinho e o violão de Joyce, entre outros nomes da música carioca. Rendeu-se ao talento de Lô Borges, como Jobim, que gravou Trem Azul.

A análise da harmonia, melodia, forma, instrumentação, timbres e interpretação levou Thais até um artista nada convencional em termos de utilização dos elementos musicais. O próprio compositor confessou a ela, durante suas conversas, que suas músicas têm pouco a ver com regras de composição musical. Quanto ao estilo, um Lô é inspirado por fontes bem distintas. Ora a influência dos Beatles, ora do jazz, ora regionalíssimo e, de repente, um Trem Azul bossanovista. Vem dele também a confissão de que era um ouvinte passivo, antes de tentar seus próprios dedilhados.

A obra do artista mineiro permitiu o estudo cuidadoso de um vocabulário extremamente musical, sem que a pesquisadora se perdesse em meio às letras, mesmo porque 90% delas foram escritas pelos parceiros Márcio Borges, Fernando Brant e Ronaldo Bastos. Segundo Thais, que foi orientada pelo professor Antônio Carvalho dos Santos, o compositor "traduz em canção a visão de mundo de um povo, de um lugar, de uma época e de uma geração".

Mais que aprender, fazer

Grande parte dos estudiosos, ao ingressar numa universidade, traz na mente um sonho: o de realizar, mudar e melhorar. Não poderia ser diferente na Unicamp, onde já na graduação o que "rola" na cabeça dessas pessoas, muitas saindo da adolescência para a juventude, pode ser colocado em prática. Por meio de recursos fornecidos por agências de fomento como CNPq, Fapesp, Pibic ou pelo Serviço de Apoio ao Estudante, muitos sonhos, como o de Thais Alvim e de outros 500 alunos, se materializam em projetos de iniciação científica.

Mais do que culturais, eles colaboram com o desenvolvimento e, em alguns casos, com a organização social. "Meu trabalho apresenta ao público a história de um artista brasileiro, por isso acho que ele tem benefício cultural", diz Thais.

Os cinco trabalhos premiados respondem a uma das propostas universitárias que é disseminar conhecimentos e servir à sociedade. "A idéia é estimular a prática do fazer, para que o aluno não se restrinja à prática do aprender", salienta o pró-reitor de Graduação Angelo Cortelazzo.

Como reconhecimento e estímulo, a Unicamp entrega aos autores dos cinco trabalhos mais votados certificados de honra ao mérito em cerimônia no próximo dia 9 de novembro. Alguns trabalhos, mesmo não estando relacionados, deverão fazer parte de publicações internacionais; outros já estão com seus resultados disponíveis para consulta pública na Internet.

Outros escolhidos

Tradição Nagô – O público foi realmente atraído pela música, que nesse caso serviu de base para um trabalho de expressão corporal. Os elementos simbólicos do canto Nagô inspiraram a criação coreográfica do estudante de artes corporais Kleber Damaso Bueno. O tema "Tradição Nagô e dança contemporânea: uma elaboração do mito" foi o segundo mais votado pelos visitantes do Congresso.

Identidade social – "Eu sabia que meu trabalho seria eleito porque minha dedicação grande", festeja Mônica Maria Barbosa Leiva de Lucca, terceira colocada na opinião do público. O painel "A construção da identidade social da comunidade do Assentamento ’12 de Outubro’ do Horto Vergel, em Mogi-Mirim, segundo Mônica, chamou a atenção por conseguir trazer os sujeitos do assentamento para a comunidade universitária, por meio de fotos e registros.

Produção de frangos – Pesquisa desenvolvida pelo estudante de matemática Marcos Rogério Sanches, visando um modelo para indicar a melhor época de comercialização de animais, foi a quarta mais votada entre os painéis. Para executar o projeto "Modelo para lucro na produção de frangos", Sanches utilizou dados obtidos junto ao próprio comércio de corte.


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