|
|
|
Requena é o novo diretor da FEC
Meta é valorizar servidores e
consolidar curso de Arquitetura e Urbanismo
NADIR ANTONIA PEINADO
O professor João Alberto Venegas Requena é o novo diretor da Faculdade de Engenharia Civil (FEC) da Unicamp. A nomeação pelo professor Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Unicamp, ocorreu no dia 31 de outubro, em cerimônia realizada no auditório da FEC. Requena assumiu a diretoria após um mandato de dois anos como diretor associado da Faculdade, em substituição ao professor Luiz Roberto Sobreira de Agostini, que se aposentou. O novo diretor traçou metas para todas as áreas da Faculdade. No setor administrativo, pretende valorizar os funcionários com a implantação de programas de supletivos e de qualificação. Na graduação, diz, tem como meta consolidar o curso de Arquitetura e Urbanismo, ministrado no período noturno, melhorando a estrutura administrativa, equipando melhor os laboratórios e ampliando o quadro de funcionários.
Outro passo é integrar a Faculdade de Engenharia Civil com o curso de Arquitetura e Urbanismo para que o aluno tenha em sua profissão uma visão mais ampla do trabalho. "Para obter uma perfeita integração, terei ao meu lado uma arquiteta como diretora associada, a professora Doris Kowaltowski", afirma.
A pós-graduação e a área de pesquisa também terão sua atenção, para que, ainda no primeiro ano de sua gestão, a nota dada pela Capes para os cursos da FEC seja elevada de 4 para 5 e que, progressivamente, até o final de seu mandato, atinja a nota máxima, 7. Outro alvo igualmente importante para o novo diretor é incrementar os cursos de extensão, especialmente a revitalização de convênios. Na Coordenadoria de Projetos, o novo diretor pretende manter o incentivo e expandir ainda mais os serviços prestados à Universidade, no desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura.
Considerando que a FEC foi transferida de Limeira para Campinas em 1989 e ainda não está totalmente instalada em prédio próprio, Requena pretende entregar até o final de seu mandato, todo o complexo de edifícios, cerca de 5.320 m². Parte da construção que irá alojar as novas salas de aulas já está em andamento, bem como o projeto dos demais prédios.
A 1a candidatura única da faculdade
Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), em 1980, onde também realizou o doutorado no ano de 1995, Requena ingressou na FEC, em 1989, como professor assistente no departamento de Estruturas. Hoje, como professor doutor, acumula em seu currículo experiência administrativa em diversos cargos, entre eles o de vice-coordenador e coordenador associado de graduação, o de coordenador de projetos da FEC; e como diretor associado da FEC.
Requena é autor de diversos projetos de estruturas metálicas. Publicou vários artigos em congressos internacionais e em revista especializada da Associação Brasileira da Construção Metálica. Também é responsável pelo convênio de desenvolvimento tecnológico científico com a Siderúrgica Vallourec Mannesmann do Brasil, e com a Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.
Candidato único, o professor Requena foi eleito com a maioria expressiva dos votos entre os professores, funcionários e alunos. A candidatura única ocorreu pela primeira vez na FEC, após 30 anos, com o apoio de toda comunidade, Segundo ele, este apoio foi o reflexo de um trabalho desenvolvido nos últimos dois anos como diretor associado e pela sua proposta de união para resolver os problemas da Faculdade.
|
|
|