|
|
|
Ex-aluno assume Cotuca
Diretor quer estreitar laços entre Colégio e unidades universitárias
RAQUEL DO CARMO SANTOS
Inserir o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) no ambiente físico e cultural da Unicamp. Com esta proposta, o professor Armando José Geraldo, ex-aluno do Cotuca, assumiu no dia 31 de outubro a direção do Colégio pelos próximos quatro anos, em lugar do professor Michel Sadalla Filho. Como diretor associado, assume o engenheiro mecânico Marcelo de Carvalho Reis. A idéia, segundo Geraldo, que venceu a consulta realizada em setembro último, é estreitar os laços com as unidades universitárias e assim aumentar as formas de cooperação. Ele explica que esta integração será incrementada com a vinda do Cotuca para o campus, prevista para meados de 2004. "Além de possibilitar a participação dos alunos em projetos nas suas áreas de interesse, também permitirá aos professores um maior envolvimento".
A verba, da ordem de quase R$ 4 milhões, para as obras do Cotuca no campus está sendo parcialmente financiada pelo Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), do Ministério da Educação. A liberação dos recursos envolve, além da construção das novas instalações - que somam mais de quatro mil metros quadrados - , a compra de equipamentos de última geração para as áreas de telecomunicações, eletrônica, informática, enfermagem, mecânica, plásticos e de outros cursos a serem criados. Com isso, Geraldo ressalta que haverá um significativo aumento do número de cursos e vagas. Atualmente o Colégio possui aproximadamente 1.500 alunos e oferece 780 vagas.
Outra proposta da nova direção, de acordo com o diretor associado, será buscar alternativas para aumentar os recursos extra-orçamentários. O objetivo é criar uma infra-estrutura de ensino de alto nível, voltada para a realidade do mercado. Para isso, Reis pretende recorrer à elaboração de projetos para agências de fomento, estreitar as relações da escola com as empresas e incrementar a atuação da unidade em cursos de extensão.
Currículo - O professor Armando José Geraldo cursou Eletrotécnica no Cotuca na turma de 1976. Fez Engenharia Elétrica na Universidade Presbiteriana Mackenzie e partiu para o campo de trabalho. Trabalhou vários anos com instalações prediais e engenharia de projetos. Em 1987, voltou ao Cotuca, desta vez como professor no curso de Eletroeletrônica. Foi duas vezes chefe do departamento e participou de todas as instâncias de colegiados do Colégio. O professor Marcelo Reis é engenheiro mecânico formado pela Unicamp com mestrado e doutorado na Universidade. Foi chefe do departamento de plásticos da escola por duas vezes e atua ainda como colaborador na graduação e em trabalhos de pós-graduação na Faculdade de Engenharia Mecânica.
|
|