|
|
|
Deletando os problemas
RONEI THEZOLIN
Oferecer máquinas de qualidade com três anos de garantia, dedicar atenção especial à compra de equipamentos, conhecer a tecnologia usada nos componentes e promover a integração entre computadores e servidores de acesso. O conjunto dessas medidas forma a base do projeto "Integração", iniciado em 1999 pelo Centro para Manutenção para Equipamentos da Unicamp (Cemeq). Desde sua implantação, já foram montadas mais de 500 máquinas, distribuídas em 30 unidades da Universidade, gerando uma economia da ordem de R$ 1 milhão, somente na aquisição de equipamentos. O trabalho do Cemeq faz com que os funcionários da Unicamp tenham à disposição máquinas mais confiáveis, com maior durabilidade e com baixo custo de manutenção.
O Cemeq tem capacidade para montar 15 máquinas/dia. A entrega é feita em 60 ou 90 dias, dependendo da configuração, além de respeitadas as disposições legais das licitações. Os componentes são comprados separadamente das revendas certificadas, garantindo a qualidade dos produtos e com vantagens diferenciadas em relação ao mercado corporativo. "Nós sabemos de quem e o que estamos comprando. O que nos dá o domínio da tecnologia das máquinas", afirmou José Alberto Nascimento da Fonseca Jr, supervisor da Área de Informática do Cemeq. A economia gerada por máquina montada dessa forma chega a 30%, no caso dos PC's, e 50%, nos servidores, se comparados aos produtos corporativos de empresas tradicionais.
Com um parque estimado em 10 mil equipamentos, a Unicamp tem uma demanda anual de 2 mil máquinas. O Cemeq espera integrar 900 máquinas este ano e 2 mil em 2003. Como a taxa de falha ou de devolução é de apenas 2% por mês do total de máquinas, o custo total da propriedade é extremamente reduzido.
"O maior ganho dessa política está na qualidade das máquinas", aponta o analista de sistemas José Luiz Silveira, diretor do Cemeq. "O conhecimento da tecnologia é fundamental para ter agilidade no atendimento ao cliente, qualquer que seja o tipo de equipamento", diz. "Também dispomos de uma infra-estrutura de suporte e assessoria ao cliente que queira adquirir equipamentos".
|
|