197 - ANO XVII - 4 a 10 de novembro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
Assine o JU
4
Capa
Financiamento
Fapesp
Hospital inteligente
Vinagre
Painel da Semana
Em dia
Novas aldeias
Samba
Indústria e exportações
Oportunidades
Diretor da FEC
Talentos
Teses
Na imprensa
Cotuca
"Made in Unicamp"
Almeida Prado

Técnica aumenta produção de vinagre

MARIA ALICE CRUZ

A engenheira química Wilma Spinosa: processos de fermentação mais eficientesA engenheira química Wilma Spinosa demonstrou, por meio de pesquisa de doutorado desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (FEA), que a adoção de novas técnicas pode gerar melhores índices de produtividade e ganhos econômicos na fabricação de vinagre. A partir do isolamento de bactérias Acetobacter – microrganismos acéticos responsáveis pela acidificação de vinho e de outras substâncias –, a pesquisadora comprovou a importância da exploração de trabalhos científicos para melhorar o processo de fermentação do produto.

Solução diluída de ácido acético, o vinagre pode ter sua produção aumentada, de acordo com a engenheira, se forem pesquisados processos de fermentação mais eficientes, selecionando microrganismos que sejam melhores produtores. Wilma chegou a esta seleção por intermédio da purificação, da identificação e da preservação das bactérias e também do desenvolvimento de técnica microbiológica de contagem e teste com linhagens selecionadas em indústrias de vinagre.

A pesquisa foi desenvolvida com bactérias acéticas em condições de indústria, para chegar a um quadro mais próximo da realidade do dia-a-dia das unidades produtoras.

Wilma informa que a fermentação acética é importante não só na produção de vinagre, mas também na utilização do microrganismo para obtenção de produtos de valor comercial, como o ácido acético, que tem várias aplicações na indústria química e alimentícia. Os resultados apresentados por ela podem significar um avanço na área de biotecnologia e baratear o custo para os produtores brasileiros.

Graduada em engenharia química, Wilma Spinosa recebeu orientação dos professores Fumio Yokoya (Unicamp) e Pedro de Oliva Neto (Unesp - Assis). Outros pesquisadores estão desenvolvendo trabalhos nesta mesma área de pesquisa, como Vitório dos Santos Júnior, também aluno da FEA Unicamp, que está finalizando sua dissertação em fermentação acética.

Utilidades

Vinagre para temperar, esterilizar, amaciar, neutralizar odor. Mais que dar sabor aos alimentos, o ácido acético tem funções que podem facilitar o dia-a-dia e diminuir o orçamento doméstico. A engenheira química Wilma Spinosa defende essa idéia.

Ela revela que na Europa o consumo por pessoa situa-se em 4 litros por ano e no Brasil em 0,6 litro por ano. Lá, o produto é utilizado na higienização de cachorros, na limpeza de carpetes e como conservante na indústria de alimentos. "Eu mesma utilizo na limpeza diária e como amaciante de roupas; além de todas as aplicações, o vinagre é barato e diminui o custo da compra de produtos de limpeza."

Wilma Spinosa destaca a eficiência do ácido acético para limpar metais, cristais e avivar as cores das roupas. "Ele também pode ser usado para neutralizar odor em ambiente poluído por fumaça de cigarro". Apesar de tantas utilidades, o Brasil consome pouco vinagre. "O brasileiro não tem esse hábito. Uma família de quatro pessoas consome apenas 750 ml por mês", informa.