Unicamp na imprensa
4 de novembro - A Unicamp vai promover em janeiro o programa Ciência nas Férias, para 30 alunos da rede pública de ensino médio interessados em um estágio nos laboratórios de pesquisa da instituição. O programa foi elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e pretende atrair alunos com talento especial para pesquisa. Segundo o pró-reitor Fernando Costa, os participantes serão escolhidos entre cerca de 300 candidatos, representando 100 escolas.
4 de novembro - Os assentamentos de reforma agrária são "espaços conflitivos, de guerra, de confronto", não "objetos passivos de modelação", como parece acreditar o Movimento dos Sem-Terra (MST). É esse o eixo da tese de doutorado do sociólogo David José Caume, professor da Universidade Federal de Goiás. A tessitura do assentamento de reforma agrária, apresentada na Unicamp em abril, é, nas suas 615 páginas, um estudo crítico e sem proselitismo sobre dois assentamentos: o 16 de Março, em Pontão (RS), sob a hegemonia do MST, e o São João da Lavrinha, em Goiás, intermediado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).
31 de outubro - Uma das coordenadoras do programa "Fome Zero", Maya Takagi afirmou nesta quarta-feira que o projeto petista terá mecanismos para evitar erros cometidos no passado por programas semelhantes de erradicação da fome, que muitas vezes estiveram diretamente ligados a denúncias de corrupção e de assistencialismo. Segundo a pesquisadora da Unicamp, duas medidas poderão ser tomadas nesse sentido.
4 de novembro - São Paulo terá, a partir do dia 27 de novembro, o primeiro centro de referência em pesquisa, tratamento e valor agregado em resíduos sólidos do País. Formado por um pool de pesquisadores das universidades públicas do estado, o Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduo para o Desenvolvimento Sustentável (ICTDS) será formado pelo corpo docente da USP, Unesp, Unicamp, Universidade Federal de São Carlos, além do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
31 de outubro - O risco de racionamento de energia elétrica está descartado, pelo menos para os próximos dois anos, segundo avaliação do professor da Unicamp Isaías Macedo.
31 de outubro - A prefeita Marta Suplicy tornou a casa onde viveu o historiador Sérgio Buarque de Holanda de utilidade pública. O imóvel, localizado na rua Buri, no Pacaembu, ocupa uma área de 588 metros quadrados e vai abrigar o centro cultural "Casa Sérgio Buarque de Holanda - Discoteca da Música Brasileira".O imóvel, de propriedade particular, será desapropriado judicialmente ou adquirido mediante acordo. O acervo do historiador continuará na Unicamp, e a casa deve se tornar um centro de referência de música popular.meira vez desde que foi criada, a Sotware
31 de outubro - O combate à fome, eleito pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva uma das prioridades de seu governo, deve custar entre 4 e 5 bilhões de reais por ano, de acordo com o professor José Graziano da Silva, idealizador do projeto Fome Zero. José Graziano da Silva é professor da Unicamp e está cotado para assumir o Ministério da Agricultura ou o da Reforma Agrária.
30 de outubro - A Folha e a editora Expressão e Cultura promovem hoje lançamento do livro "Energia para o Brasil - um modelo de sobrevivência", de autoria dos físicos Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Editorial da Folha, e Cylon Gonçalves da Silva, também professor emérito da Unicamp e ex-diretor do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron.
|