198 - ANO XVII - 11 a 17 de novembro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
Assine o JU
11
Capa
Trabalho
Energia
Agrener 2002
Citros
Maionese
Painel da semana
Em dia
Chapter nos EUA
Prêmio
Graziano
Leôncio Martins
Resíduos
Oportunidades
Arsênio
Teses
Literatura
Unicamp na imprensa

Formação das Elites

Unicamp na imprensa

4 de novembro - A Unicamp vai promover em janeiro o programa Ciência nas Férias, para 30 alunos da rede pública de ensino médio interessados em um estágio nos laboratórios de pesquisa da instituição. O programa foi elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e pretende atrair alunos com talento especial para pesquisa. Segundo o pró-reitor Fernando Costa, os participantes serão escolhidos entre cerca de 300 candidatos, representando 100 escolas.

4 de novembro - Os assentamentos de reforma agrária são "espaços conflitivos, de guerra, de confronto", não "objetos passivos de modelação", como parece acreditar o Movimento dos Sem-Terra (MST). É esse o eixo da tese de doutorado do sociólogo David José Caume, professor da Universidade Federal de Goiás. A tessitura do assentamento de reforma agrária, apresentada na Unicamp em abril, é, nas suas 615 páginas, um estudo crítico e sem proselitismo sobre dois assentamentos: o 16 de Março, em Pontão (RS), sob a hegemonia do MST, e o São João da Lavrinha, em Goiás, intermediado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

31 de outubro - Uma das coordenadoras do programa "Fome Zero", Maya Takagi afirmou nesta quarta-feira que o projeto petista terá mecanismos para evitar erros cometidos no passado por programas semelhantes de erradicação da fome, que muitas vezes estiveram diretamente ligados a denúncias de corrupção e de assistencialismo. Segundo a pesquisadora da Unicamp, duas medidas poderão ser tomadas nesse sentido.

4 de novembro - São Paulo terá, a partir do dia 27 de novembro, o primeiro centro de referência em pesquisa, tratamento e valor agregado em resíduos sólidos do País. Formado por um pool de pesquisadores das universidades públicas do estado, o Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduo para o Desenvolvimento Sustentável (ICTDS) será formado pelo corpo docente da USP, Unesp, Unicamp, Universidade Federal de São Carlos, além do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).

31 de outubro - O risco de racionamento de energia elétrica está descartado, pelo menos para os próximos dois anos, segundo avaliação do professor da Unicamp Isaías Macedo.

31 de outubro - A prefeita Marta Suplicy tornou a casa onde viveu o historiador Sérgio Buarque de Holanda de utilidade pública. O imóvel, localizado na rua Buri, no Pacaembu, ocupa uma área de 588 metros quadrados e vai abrigar o centro cultural "Casa Sérgio Buarque de Holanda - Discoteca da Música Brasileira".O imóvel, de propriedade particular, será desapropriado judicialmente ou adquirido mediante acordo. O acervo do historiador continuará na Unicamp, e a casa deve se tornar um centro de referência de música popular.meira vez desde que foi criada, a Sotware

31 de outubro - O combate à fome, eleito pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva uma das prioridades de seu governo, deve custar entre 4 e 5 bilhões de reais por ano, de acordo com o professor José Graziano da Silva, idealizador do projeto Fome Zero. José Graziano da Silva é professor da Unicamp e está cotado para assumir o Ministério da Agricultura ou o da Reforma Agrária.

30 de outubro - A Folha e a editora Expressão e Cultura promovem hoje lançamento do livro "Energia para o Brasil - um modelo de sobrevivência", de autoria dos físicos Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Editorial da Folha, e Cylon Gonçalves da Silva, também professor emérito da Unicamp e ex-diretor do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron.