|
|
|
Chapter se destaca nos EUA
Alunos do Instituto de Física fazem
a melhor apresentação em evento da OSA
MARIA ALICE DA CRUZ
Depois da conquista do prêmio Excellence Award, em outubro, os estudantes do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp (IFGW) que coordenaram o primeiro Chapter da América Latina ganharam uma anuidade da Optical Society of America (OSA) por realizar a melhor apresentação, entre os chapters, no Annual Meeting Orlando, evento em que os executivos do projeto receberam o prêmio, na Flórida. Segundo o vice-presidente do "OSA Student Chapter at Unicamp", Elso Rigon, a anuidade será dada ao integrante que mais se destacou nas atividades desenvolvidas pela equipe em 2002. "Vamos eleger o merecedor da anuidade."
O grupo da Unicamp foi escolhido entre 26 chapters da OSA em diversos países, 17 deles dos Estados Unidos, pelos resultados conquistados com as atividades propostas para 2002. A equipe recebeu mil dólares para desenvolvimento dos projetos e uma placa de reconhecimento. Entre as realizações estão a 1ª Escola Sérgio Porto de Física Aplicada (em conjunto com o IFGW), a realização de oficinas de física moderna para professores de ensino médio, a realização de novos cursos de treinamento para técnicos da Universidade (um primeiro curso foi realizado, com êxito, em maio passado) e a organização de programas de visitas a empresas que atuam na área de óptica e telecomunicações.
Idealizado pelo professor Hugo Fragnito, professor conselheiro do Chapter, o "OSA Student Chapter at Unicamp" é o primeiro de toda a América Latina. Segundo Elso Rigon, estudante de mestrado do IFGW, uma das perspectivas acompanhadas pela equipe é a criação de outros chapters no Brasil. Ao tomar conhecimento das atividades e da premiação, universidades como a Federal de Pernambuco, a Federal de Minas Gerais e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro buscaram informações com o grupo da Unicamp. "Algumas delas já estão em contato com a OSA", informa.
A importância atribuída ao prêmio por Rigon é o reconhecimento das atividades realizadas por estudantes. "Geralmente alunos não são muito reconhecidos no Brasil", declara. A premiação, para ele, é resultado do estabelecimento de uma técnica rígida e reuniões e de desenvolvimento da programação definida. Foi um reconhecimento a um trabalho relativamente grande e sério, na opinião do aluno de mestrado.
Rigon acredita que a escolha pelo OSA Student at Unicamp serviu para mostrar a toda a comunidade a qualidade dos alunos que estão se formando na Unicamp. "Aqui (Unicamp) a gente tem a oportunidade de contatar empresas e trazer pessoas para difundir conhecimentos", declara.
O vice-presidente é um dos componentes que deve deixar o grupo, mas informa que o Chapter continua e já está organizando as eleições para a próxima diretoria. "Algumas pessoas estão terminando o doutorado ou o mestrado, inclusive eu. Mas o prêmio e o último evento (a Escola de Óptica) devem atrair novas pessoas ao Capítulo", revela. Atualmente o Chapter é dirigido por Paulo Dainese, David Figueira, Antônio Neves e Elso Rigon. O Capítulo foi oficialmente criado na visita que o presidente da OSA, Anthony Johnson, fez ao Brasil de 7 a 10 de dezembro de 2002.
|
|