|
|
|
Unicamp recebe jovem Cientista
ROBERTO COSTA
Em solenidade realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 7 de novembro, a Unicamp recebeu o Prêmio Jovem Cientista na categoria Mérito Institucional. O reitor Carlos Henrique Brito Cruz, que recebeu uma placa das mãos do ministro de Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, revelou seu contentamento pelo prêmio e disse que ele era o "reconhecimento do esforço de todas as áreas da Unicamp pela Ciência". A solenidade, dirigida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, foi marcada pelo bom humor. Na entrega do prêmio ao reitor, referindo-se à sua condição de ex-professor da USP, o presidente brincou: "vejo que as universidades públicas estão avançando".
Por ter o maior número de inscritos no Prêmio Jovem Cientista, a Unicamp recebeu R$ 30 mil para investir em pesquisas. Na mesma solenidade, o aluno de doutorado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, Marcelo Cicogna, recebeu um prêmio de R$ 5 mil. Cicogna obteve o terceiro lugar na categoria Graduados do XVIII Prêmio Jovem Cientista. O aluno recebeu uma placa das mãos do presidente do Grupo Gerdau, um dos patrocinadores do Jovem Cientista.
Marcelo Cicogna é engenheiro civil formado pela USP de São Carlos. Mestre em planejamento energético na Unicamp, seu trabalho de pesquisa concentrou-se no desafio de aperfeiçoar e facilitar o gerenciamento da operação de usinas hidrelétricas. Cicogna criou dois softwares que permitem a análise de várias situações de operação de um sistema hidrelétrico, como, por exemplo, determinar o melhor ponto de funcionamento de uma turbina e a melhor decisão para o gerenciamento de reservatórios.
|
|