Laboratório de Madeiras
começa a funcionar na FEC
Novo espaço será utilizado para pesquisas
na área de estrutura e edificações
MARIA ALICE DA CRUZ
A Faculdade de Engenharia Civil (FEC) inaugurou, no último dia 31 de outubro, seu Laboratório de Madeiras. Vinculado ao Laboratório de Estruturas, o espaço poderá ser utilizado por docentes e alunos da FEC e do curso de Arquitetura que precisem desenvolver pesquisas na área de estrutura e edificações. Verba da Fapesp no valor de R$ 68 mil viabilizou a construção do laboratório.
Segundo o coordenador do espaço, professor Mauro Demarzo, antes as pesquisas eram teóricas e os resultados tinham de ser buscados em outros laboratórios. "Agora poderemos obter o resultado aqui mesmo na Unicamp". O novo galpão, montado com equipamentos para serraria, permitirá o desenvolvimento da parte prática dos projetos de edificações que envolvam o uso de madeira. "O laboratório surge num momento em que é necessário dar apoio a essas áreas", avalia. O coordenador acredita que o novo ambiente pode abrir um campo vasto de pesquisas na área.
O coordenador trabalha há 27 anos com pesquisa em estruturas. Entre as atividades desenvolvidas na faculdade que devem se beneficiar com o novo laboratório estão ensaios de produtos em madeira, pesquisas que envolvem elementos mistos, como vigas de concreto e madeira, pequenas ligações com chapas metálicas para unir peças de madeira e aplicação de treliças de coberturas.
O laboratório pode abrigar uma infinidade de pesquisas já desenvolvidas anteriormente, como estudos na área de OSB, material composto em lascas de madeira para estruturas e para fôrmas de concreto. "O trabalho faz parte de ensaios com material alternativo ao compensado tradicional."
O chefe do Departamento de Estruturas, professor Nilson Tadeu Mascia, acrescenta que as pesquisas em madeira são de grande importância para estruturas de concreto que necessitam de fôrmas e cimbramentos. Na sua opinião, por se tratarem de fontes auxiliares imprescindíveis para estruturas de concreto, os projetos com madeira podem favorecer a construção de pontes em estradas vicinais e abrem possibilidades também para estudos de casas em madeira de reflorestamento. "O Brasil é um dos maiores produtores de madeira de reflorestamento, o que pode facilitar as pesquisas".
|