Jornal lançado em 1986 chega à edição 200
ANO XVII - 2 a 8 de dezembro de 2002 - Edição 200
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Enquete
Unicamp
Assine o JU
3
Capa
Comentário
Fome Zero
Cristovam
SBPC
Pacheco
Região Metropolitana
Painel da Semana
Consu
Mestrado Profissional
Em dia
Políticas Públicas
Ana Fonsceca
Oportunidades
Lume

Milton Santos
Teses
Avanço da Ciência
Na imprensa
Tesouros

Fusão não é propositiva, diz Pacheco

Carlos Américo Pacheco, secretário executivo do MCT: desvirtuamento dos objetivosO secretário executivo do MCT, Carlos Américo Pacheco, também se posiciona contra a proposta do senador Cristovam Buarque. 'Eu até admitiria discutir a chance que isso tem dentro de um norte de política. Mas é uma medida administrativa de forte impacto, pensada mais no sentido de conferir ao MEC mais foco no ensino básico e fundamental. A proposta não foi feita em cima de um desenho de política de ensino superior para o país", disse, por telefone, ao Jornal da Unicamp.

Com a fusão, segundo Pacheco, haveria uma espécie de desvirtuamento dos objetivos do MCT. "A atribuição central do MCT é articular competências, somar esforços do setor público e privado, essa é a idéia da inovação", diz Pacheco. "A Universidade é muito mais do que só pesquisa. Em grande parte das universidades federais as atividades de ensino são muito mais fundamentais que as atividades de pesquisa".

A seu ver, o que se faz de essencial na universidade é o ensino, a formação de gerações, e a idéia de fundi-la ao Ministério da Ciência e Tecnologia não é propositiva, não lhe dá uma política, ao contrário, apenas o MEC livra-se de algo que rouba sua agenda e desgasta os ministros.