Reforma psiquiátrica
é tema de evento
Portas abertas, grades cerradas e nada de camisa de força ou eletrochoque. Estes procedimentos foram o ponto de partida para o processo de humanização dos cuidados do Sistema de Saúde Dr. Cândido Ferreira (SSCF), ex-hospital psiquiátrico, referência de tratamento em saúde mental no Brasil, desde 1993. O processo de transformação do Cândido Ferreira - localizado em Sousas, distrito de Campinas como inúmeros outros projetos no mundo, é parte do programa Humanidade, anunciado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembléia da ONU, em 1948.
Para reforçar a proposta de reforma psiquiátrica nos hospitais brasileiros, alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp organizam, de 3 a 7 (segunda a sexta-feira), no Auditório da Biblioteca Central, a Semana da Reforma Psiquiátrica na Unicamp. O evento apresentará o modelo adotado pelo Cândido Ferreira, cuja proposta consiste em que os tratamentos se baseiem na reinserção dos usuários na vida familiar e comunitária.
Programação Durante a programação, de 3 a 7 de novembro, haverá exposição permanente dos trabalhos, fotos e obras dos usuários do Cândido Ferreira, no Hall de entrada da Biblioteca Central. Também estarão expostas fotos do ensaio "Um outro olhar", de Régis Moreira, jornalista responsável pelos projetos de comunicação do sistema de saúde.
Na quarta-feira, dia 5, às 10h30, terá início às discussões sobre reforma psiquiátrica. O professor da Unicamp Nelson Felice de Borges, cientista social e doutor em Saúde Coletiva, apresenta o projeto para realização da Semana da Luta Antimanicomial. Na seqüência, será abordado o tema "A saúde mental no município de Campinas: Como caminhar na reforma?", que terá como conferencistas a assistente social Clarice Scopin Ribeiro e a enfermeira e gerente do Centro de Convivência e Arte do Cândido Ferreira, Emelice P. Prado Bagnola. Às 11h15, o grupo Sorri'Dante faz apresentação de teatro e às 11h45 haverá Oficina de Culinária, com salgadinhos, bolos e sucos feitos pelos usuários do SSCF. Ao meio dia o filme "Uma mente brilhante" será exibido aos participantes.
No período da tarde, às 15 horas, acontece uma roda de discussão de aspectos do filme com o membro do Grupo de Teatro Sorri'Dante, José Jacinto; com o monitor do Projeto Casa Escola, jornalista e locutor da Rádio Maluco Beleza, Antônio Marsalo dos Santos; com o poeta, jornalista e repórter da Rádio Maluco Beleza, Silvana Borges e com o participante da Oficina de TV e Oficina de Culinária do Núcleo de Oficinas de Trabalho do SSCF, Sílvio Burza.
Dia 7 (sexta-feira), a programação prossegue com a exibição do filme "Ide por todo mundo", às 9 horas. O vídeo mostra o fechamento da Ala Paraíso do SSCF. Logo depois, ocorre a mesa redonda "Reforma Psiquiátrica e/ou Psiquiatria? Manicômio e/ou Saúde Mental?", com a participação dos médicos Paulo Dalgalarrondo (Unicamp), Marcelo Salomão (Centro de Atenção Psicossocial Esperança) e Willians Valentini (SSCF). Às 10h45 um recital de poesias de Silvana Borges e uma Oficina de Culinária encerram as atividades da semana. Outras informações pelo e-mail v_hachiman@yahoo.com.br.