Programa aperfeiçoa capacitação
de professor da rede de ensino
da região
Unicamp
e Secretaria de Estado da Educação desenvolvem
projeto
com 1.600 docentes do ensino médio e fundamental
ANTONIO
ROBERTO FAVA
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O professor Fernando Arantes, coordenador acadêmico
do Teia do Saber: práticas inovadoras |
Numa
ação conjunta com a Secretaria de Estado
da Educação, a Unicamp está desenvolvendo
um trabalho com um propósito definido: elevar
a capacitação de 1.600 professores que
atuam em estabelecimentos do ensino médio e
fundamental da região de Campinas. O programa,
denominado Teia do Saber, teve início no último
dia 11 outubro e deverá estender-se até
20 de dezembro próximo. O Teia do Saber é
ministrado por 57 professores de sete unidades de
ensino e pesquisa da Universidade
A idéia
básica de toda essa concentração
de esforços é oferecer à população
uma escola pública de qualidade e, por conseqüência,
possibilitar que seus alunos sejam municiados de práticas
e competências que os habilite de maneira eficiente
para o mercado de trabalho. Isso, no entanto, só
pode ser possível se os alunos tiverem uma
boa formação escolar, por meio de bons
professores de escolas da rede. E é isso o
que a Unicamp, em conjunto com a Secretaria do Estado
da Educação, está buscando.
É a primeira vez que a Unicamp mantém
parceria com a Secretaria de Estado da Educação,
num projeto com tais características. O objetivo
do Teia do Saber, de acordo com o pró-reitor
de Extensão e Assuntos Comunitários,
professor Rubens Maciel Filho, é capacitar
esses professores para que tenham acesso a um conteúdo
didático mais atualizado e mais aprofundado
em suas respectivas áreas de atuação
dentro do ensino médio e fundamental. Ao
mesmo tempo em que, além do conteúdo,
tenham acesso às novas formas de ministrarem
suas aulas, de maneira que os temas e assuntos abordados
possam ser transmitidos mais facilmente aos seus alunos,
ressalta Maciel.
Tal processo
envolve um exercício de cooperação
entre as várias unidades de ensino da Unicamp,
que tem tido bastante participação,
de maneira que, além de propiciar um aumento
na capacitação dos docentes em relação
aos conteúdos, há utilização
de novas ferramentas de ensino, para que possam, de
modo efetivo, conseguir passar o seu conhecimento
aos estudantes. Essa é uma das vertentes
que a Pró-reitoria de Extensão tem apoiado
e vislumbrado como necessária para atender
a uma demanda legítima da sociedade ao que
se refere a um melhor ensino nas escolas públicas
por meio da capacitação de seus docentes
e dos assistentes-técnicos pedagógicos,
explica o professor Maciel.
Processos educacionais
O Teia do Saber tem ainda o objetivo de aprimorar
a metodologia do professor em sala de aula. Ou
seja, não vamos, evidentemente, suprir o conteúdo
do professor, porque o programa pressupõe que
ele, como docente, já o domine ao longo dos
anos. Independentemente de disciplina, o programa
trata especificamente de métodos para que o
professor aprimore, sempre, a forma de apresentar
seus conhecimentos, utilizando novos processos educacionais
e recursos didáticos adequados, além
de métodos modernos de laboratórios,
por exemplo. Tudo isso vai colaborar para que o professor
tenha uma visão científica melhor e
mais abrangente de suas disciplinas, diz o professor
Fernando Arantes, coordenador acadêmico do Programa
Teia do Saber, pela Unicamp.
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O pró-reitor de Extensão e Assuntos
Comunitários, professor Rubens Maciel Filho:
acesso a conteúdo didático atualizado |
Um bom exemplo de medidas que tendem
a melhorar a capacidade dos professores é a
utilização de recursos de multimídia,
entre eles, computadores e fitas de vídeo.
Enfim, que os professores tenham um exemplo
dentro da universidade para que possam aplicar no
seu dia a dia, quando estiverem numa sala de aula,
observa Arantes. O Programa Teia do Saber se propõe
ainda a possibilitar ao professor ambientes de aprendizagem
que garantam, por exemplo, a atualização
permanente para o uso de novos métodos voltados
para práticas inovadoras (desenvolvimento de
experimentos que possibilitem a absorção
de fundamentos, integração de áreas
de conhecimentos) e para o uso de materiais didáticos
que atendam às necessidades de aprendizagem
de crianças e jovens.
O desenvolvimento de competências
para a utilização de novas tecnologias
a serviço da aprendizagem compreende ainda
um outro objetivo do Teia do Saber: a escolha de práticas
de avaliação como instrumento de acompanhamento
do trabalho docente e do aluno, com seus avanços
as dificuldades.
Essa ação conjunta
procura manter sob os seus cuidados todas as crianças
e jovens, de modo a fazer com tenham acesso à
cultura, à arte, à ciência, ao
mundo do trabalho. Busca ainda educá-los para
o convívio social e solidário, o comportamento
ético, o aprimoramento pessoal, além
de instruí-los para a valorização
da vida. O êxito desse empreendimento requer
o preparo intelectual, emocional e afetivo dos profissionais
nele envolvidos. Por essa razão é que
a Secretaria do Estado da Educação está
priorizando, entre suas ações, a formação
dos educadores que atuam nas escolas do Estado.
Jornada é de 80 horas
O professor Arantes revela
que estão participando desse programa
da Secretaria de Estado da Educação
aproximadamente 20% do professorado, que representam
mais de 200 mil docentes de professores da rede
do Estado em outras universidades. Na Unicamp,
as aulas, com duração de 8 horas,
são ministradas aos sábados. Até
ao final do ano os professores/alunos terão
cumprido uma jornada de 80 horas de aula. As
aulas se destinam a professores que atuam de
1ª a 4ª séries e os demais
do ensino fundamental, de 5ª a 8ª,
voltados para o ensino da matemática,
língua portuguesa, física, química,
biologia, geografia e história.
As aulas estão sendo
ministradas na Faculdade de Educação
(FE), com 16 turmas, no Instituto de Estudos
de Linguagem (IEL), com 14 classes, e as demais
distribuídas por salas do Imecc e do
Ciclo Básico.
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